Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio da prática pedagógica supervisionada

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Ao iniciar este relatório sobre o Mestrado tivemos em conta os princípios pelo que um professor deve reger, ensinar, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos usando métodos inovadores, motivadores e dinâmicos. Este relatório incide sobre o estágio decorrido no Pré-Escolar no Externato Maristas de Lisboa na sala dos cinco anos, das 9 horas às 13 horas duas vezes por semanas (num total de nove horas semanais) e no 1º Ciclo do Ensino Básico no Colégio Paula Frassinetti na turma do 1º Ano das 9 horas às 13 horas quatro vezes por semana (num total de 16 horas semanais). No decorrer dos estágios foi necessário construir um portefólio com o objetivo de analisar e caraterizar as realidades pedagógicas e institucionais, caraterizar as necessidades educativas dos diferentes grupos de crianças, planificar, avaliar, registar, reformular e adequar estratégias de acordo com as necessidades observadas, sendo estes os principais objetivos dos estágios desenvolvidos. O relatório divide-se em dois temas distintos, no Pré-Escolar incidiu num dilema que tem como tema “O Luto no Pré-Escolar”, esta escolha foi efetuada por um dos acontecimentos mais marcantes durante a prática pedagógica ter sido o falecimento da mãe de uma das crianças da sala. No 1º Ciclo optou-se por realizar um projeto cujo nome é “Desenvolver o Gosto pela Leitura e pela Escrita”, o mesmo pretende proporcionar às crianças do 1º Ano diversos e variados momentos que contribuíssem para o desenvolvimento de cada aluno. Foi uma experiência única e valiosa, onde se proporcionaram momentos agradáveis que aumentaram a nossa vontade em sermos tanto educadoras como professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico.
When we began this report in the master’s degree, we took into account the principles in which the teacher should administer, teach and be an apprenticeship promoter and development of the students by using innovative dynamics and motivator methods. This report focuses on the internship that took place in the room of five years old children in Preschool Externato Maristas de Lisboa, from 9 am to 1 pm twice a Week (a total nine hours) per week in the 1st year classroom of the 1st cycle of basic education in Colégio Paula Frassinetti, from 9 am to 1 pm four times week (a total of 16 hours per week). Over the internship was necessary to build a portfolio in order to analyze and characterize the pedagogical and institutional realities, characterize the educational needs of different group of children, to plan, evaluate, and register, to reformulate and adjust strategies according to perceived needs, being this the main objectives of the internships. The report is divided into two distinct themes, in Preschool the theme the dilemma “The Mourning in Pre-school”, this choice was made because one of the most remarkable events during the teaching practice have been the passing of one of the children’s mother. In the 1st cycle was decided to implement the project “Developing a Taste for Reading as Writing”, with the purpose of providing the 1st year children many different moments that contribute to the development of each student. It was a unique and valuable experience that provided pleasant moments and increased our willingness to be either educators on 1st cycle of basic education teachers.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue