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A competitividade assume-se como um fenómeno crescente, sendo cada vez mais notória a qualidade e inovação presente nas variadas formas de se fazer negócio. Por conseguinte, as organizações manifestam a necessidade de criarem mecanismos capazes de fornecer valor acrescido aos consumidores e de ocuparem um melhor posicionamento na mente dos mesmos. É nesta perspetiva que surge o marketing relacional como estratégia de fidelização e criação de vínculos duradouros entre as organizações e os seus consumidores.
Simultaneamente, dá-se a emersão, em grande escala, de entidades do Terceiro Setor, tão diferentes entre si no que diz respeito às causas defendidas, mas com o mesmo desafio em mãos, a sua subsistência. Neste sentido, o planeamento da política de angariação de fundos torna-se uma prioridade para as Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL).
Assim sendo, pretende-se com este trabalho demonstrar o contributo do fundraising para a sustentabilidade das OSFL e o impacto do marketing relacional no estabelecimento de relações duradouras entre as OSFL e os seus stakeholders.
Relativamente à metodologia, optou-se por uma pesquisa exploratória com enfoque qualitativo, concretizada através da revisão da literatura e da realização de um estudo de caso, sendo a recolha de dados deste último conseguida através da aplicação da técnica de entrevistas, às quais será empregue a análise de conteúdo como método de análise dos resultados.
Os principais resultados da investigação demonstram a necessidade das OSFL repensarem a forma como interagem com os seus públicos, de modo a fidelizá-los e a terem mais sucesso nas ações de fundraising que organizam.
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Marketing relacional Fundraising Organizações Sem Fins Lucrativos Comunicação Lealdade Compromisso