Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

As Competências dos Alunos do Ensino Profissional e a Inserção no Mercado de Trabalho do Século XXI

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese_Mestrado_Isabel_Conceição.pdf1.44 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O ritmo a que se desenvolve o conhecimento científico e tecnológico e a que circula a informação, implica novas exigências do mercado de trabalho. Os profissionais do século XXI, para além de conhecimentos, carecem de competências que implicam uma adaptação às transformações provocadas pela inovação tecnológica. Este estudo tem como objetivo avaliar qual a perceção que os alunos dos cursos de dupla certificação do ensino secundário têm sobre as novas competências para o século XXI. Para tal, foi realizado um estudo empírico baseado na metodologia quantitativa, que recorreu à aplicação de inquérito por questionário, construído para o efeito, face à inexistência de instrumentos que se adequassem a esta investigação. Os 258 inquiridos, entre atuais e anteriores alunos destes cursos, mostraram ter consciência das competências necessárias para o mercado de trabalho e consideraram que a frequência deste tipo de curso lhes permite adquiri-las. Pôde constatar-se que as suas expectativas não foram defraudadas e que as principais motivações para a frequência destes cursos foram o caráter prático da formação e a preparação para o mercado de trabalho. Estes resultados permitiram confirmar algumas conclusões parcelares de investigações anteriores. O instrumento de investigação criado para este estudo, que poderá vir a ser utilizado por outros investigadores, e os indicadores fornecidos pelas conclusões apresentadas podem contribuir para uma melhoria da oferta educativa e uma maior adequação às necessidades dos alunos.

Description

Keywords

competências profissionais mercado de trabalho oferta educativa século XXI

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License