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Authors
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Abstract(s)
O ritmo a que se desenvolve o conhecimento científico e tecnológico e a que circula a informação,
implica novas exigências do mercado de trabalho. Os profissionais do século XXI, para além de
conhecimentos, carecem de competências que implicam uma adaptação às transformações
provocadas pela inovação tecnológica.
Este estudo tem como objetivo avaliar qual a perceção que os alunos dos cursos de dupla certificação
do ensino secundário têm sobre as novas competências para o século XXI. Para tal, foi realizado um
estudo empírico baseado na metodologia quantitativa, que recorreu à aplicação de inquérito por
questionário, construído para o efeito, face à inexistência de instrumentos que se adequassem a esta
investigação.
Os 258 inquiridos, entre atuais e anteriores alunos destes cursos, mostraram ter consciência das
competências necessárias para o mercado de trabalho e consideraram que a frequência deste tipo de
curso lhes permite adquiri-las. Pôde constatar-se que as suas expectativas não foram defraudadas e
que as principais motivações para a frequência destes cursos foram o caráter prático da formação e a
preparação para o mercado de trabalho. Estes resultados permitiram confirmar algumas conclusões
parcelares de investigações anteriores.
O instrumento de investigação criado para este estudo, que poderá vir a ser utilizado por outros
investigadores, e os indicadores fornecidos pelas conclusões apresentadas podem contribuir para uma
melhoria da oferta educativa e uma maior adequação às necessidades dos alunos.
Description
Keywords
competências profissionais mercado de trabalho oferta educativa século XXI