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- A prospective study demonstrating improved visualization when capsule endoscopy is performed after preparation with polyethylene glycol and ascorbic acidPublication . Mascarenhas Saraiva, MCapsule endoscopy is used increasingly to obtain images of the gastrointestinal tract, yet it still remains unclear what is the best preparation for this type of exploration. Thus, the aim of this study was to compare the results of capsule endoscopy explorations performed after a basic preparation with a clear liquid diet, reduced iron intake and fasting or following preparation with a PEG/ascorbate solution. The results obtained from a prospective intervention group that used a PEG/ascorbate solution to prepare for capsule endoscopy were compared with those from a retrospective group of patients who followed the more basic preparation. The quality of visualization was assessed with the Park score, assessing visualization of the mucosal surface and the cleanliness of the intestinal lumen. The capsule transit time in different segments of the gastrointestinal tract was also evaluated. A significant improvement in the quality of small intestine visualization was observed in individuals prepared with the PEG/ascorbate solution as opposed to the basic preparation. Indeed, there were significant differences in the two separate components that contribute to the overall visualization score, with better mucosa visualization and lumen content scores in the intervention group, reflecting improved performance. The presence of diabetes appears to affect the results of these explorations, at least when employing the PEG/ascorbate preparation. As such, preparation with a PEG/ascorbate solution improves the results of capsule endoscopy when compared to a basic preparation, without the inconvenience of the more stringent preparations used for colonoscopies.
- A influência da Comunicação na Performance Empresarial: O estudo de caso da MultilevelPublication . Fialho, Catarina; Ramos, PedroTendo em conta a competitividade entre as empresas, provocada pela globalização dos mercados e, não menos importante, pela oferta cada vez mais diversificadas de bens e produtos, os negócios das empresas tendem a ampliar-se. Por conseguinte, o processo de comunicação assume hoje um papel fundamental, se não mesmo crucial, em termos empresariais, não só como mecanismo de suporte à estratégia e/ ou processo de posicionamento, mas também como veículo, por excelência, na relação com o consumidor e mercado em geral. Este trabalho de investigação, num primeiro momento, visa desenvolver uma análise, em termos operacionais, da aplicação prática do conceito comunicação numa unidade empresarial e, num segundo momento, testar e validar se de facto o processo de comunicação tende a exercer uma influência positiva no desempenho organizacional, inclusive, compreendê-la.
- A Supply Chain na Inovação e Desenvolvimento do Processo Produtivo na Indústria AlimentarPublication . Albuquerque, Melissa; Ramos, PedroNum mundo empresarial cada vez mais competitivo é imperativo que as empresas tenham em conta a qualidade dos bens produzidos e dos serviços prestados. Estas tendem a procurar permanentemente a satisfação dos seus clientes bem como as dos seus stakeholders. As organizações mantêm uma relação de interdependência com o meio onde estão inseridas, efetuando trocas prementes com o mesmo. Estas trocas passam pela colocação no mercado dos seus produtos ou serviços sendo que é deste mesmo mercado que obtêm os recursos necessários para o seu funcionamento. Nesta perspetiva os stakeholders são considerados os grupos de interesse que interagem com a empresa, sendo estes fornecedores, consumidores, concorrentes, acionistas, instituições financeiras, sindicatos, colaboradores, entre outros. A presente investigação tem como objetivo determinar a influência da Supply Chain na Produção das empresas do sector agroalimentar em Portugal e como consequência nos Consumidores. Este estudo segue uma metodologia empírico-formal do tipo quantitativa, onde a recolha dos dados a serem analisados e tratados será feito recorrendo a um questionário que irá ser distribuído pela amostra representativa das empresas do sector agroalimentar em Portugal. Para isso irá se recorrer ao uso de metodologias estatísticas que possam auxiliar o tratamento dos dados obtidos, tais como: análise fatorial, análise de clusters, testes estatísticos de hipóteses e relações entre constructos. Por fim irão ser retiradas as principais enleações e serão apresentadas as limitações ao tema e oportunidades de melhoria para futuros temas.