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Advisor(s)
Abstract(s)
Neste relatório aborda-se a evolução do Ensino a Distância (EaD), desde o século XVIII até à atual
era digital, sublinhando a sua consolidação durante a pandemia de Covid-19 graças à regulamentação
do Decreto-Lei n.º 133/2019. O principal objetivo do estágio, e que dá origem a este relatório, foi o de
pesquisar, planear, desenhar e desenvolver uma plataforma de suporte à Unidade de Ensino a Distância
e Inovação nas Práticas Pedagógicas, no Instituto Politécnico de Santarém. Para além disso, foi
desenvolvido um estudo que permitiu aferir qual a perspetiva dos utilizadores relativamente à interação
homem-máquina da plataforma desenvolvido (usabilidade e acessibilidade). Desta forma, a metodologia
utilizada para a verificação do cumprimento dos requisitos envolveu a aplicação de uma checklist, bem
como o uso das ferramentas de acessibilidade, WAVE e Access Monitor. Os resultados revelaram um
grau de satisfação razoável, porém várias áreas precisam de melhorias para aumentar a acessibilidade e
usabilidade da plataforma. Entre as principais recomendações estão a padronização para SEO (Search
Engine Optimization), melhorias na acessibilidade digital, inclusão de uma opção de procurar,
alinhamento de menus e ajustes no layout do calendário de eventos.
O presente relatório destaca, ainda, a necessidade contínua de otimização das plataformas digitais e de
ensino a distância, de modo a responder às necessidades dos utilizadores. A implementação das
recomendações sugeridas não só irá melhorar a acessibilidade e usabilidade da plataforma, como
contribuirá para a promoção da aprendizagem autónoma e inclusiva, alinhando-se com as melhores
práticas pedagógicas e tecnológicas na área do ensino a distância.
Description
Keywords
Acessibilidade Digital Ensino a Distância Usabilidade de Plataformas Web Plataformas Educativas Wordpress