Publication
Conceção e desenvolvimento de uma plataforma de suporte à Unidade de Ensino a Distância e Inovação nas Práticas Pedagógicas no âmbito do projeto #eCapacitar
| dc.contributor.advisor | Bento, Fernando | |
| dc.contributor.author | Maria Eduarda Prates Vicente Baptista | |
| dc.date.accessioned | 2025-08-11T10:54:22Z | |
| dc.date.available | 2025-08-11T10:54:22Z | |
| dc.date.issued | 2024-11-23 | |
| dc.description.abstract | Neste relatório aborda-se a evolução do Ensino a Distância (EaD), desde o século XVIII até à atual era digital, sublinhando a sua consolidação durante a pandemia de Covid-19 graças à regulamentação do Decreto-Lei n.º 133/2019. O principal objetivo do estágio, e que dá origem a este relatório, foi o de pesquisar, planear, desenhar e desenvolver uma plataforma de suporte à Unidade de Ensino a Distância e Inovação nas Práticas Pedagógicas, no Instituto Politécnico de Santarém. Para além disso, foi desenvolvido um estudo que permitiu aferir qual a perspetiva dos utilizadores relativamente à interação homem-máquina da plataforma desenvolvido (usabilidade e acessibilidade). Desta forma, a metodologia utilizada para a verificação do cumprimento dos requisitos envolveu a aplicação de uma checklist, bem como o uso das ferramentas de acessibilidade, WAVE e Access Monitor. Os resultados revelaram um grau de satisfação razoável, porém várias áreas precisam de melhorias para aumentar a acessibilidade e usabilidade da plataforma. Entre as principais recomendações estão a padronização para SEO (Search Engine Optimization), melhorias na acessibilidade digital, inclusão de uma opção de procurar, alinhamento de menus e ajustes no layout do calendário de eventos. O presente relatório destaca, ainda, a necessidade contínua de otimização das plataformas digitais e de ensino a distância, de modo a responder às necessidades dos utilizadores. A implementação das recomendações sugeridas não só irá melhorar a acessibilidade e usabilidade da plataforma, como contribuirá para a promoção da aprendizagem autónoma e inclusiva, alinhando-se com as melhores práticas pedagógicas e tecnológicas na área do ensino a distância. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/58355 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Acessibilidade Digital | |
| dc.subject | Ensino a Distância | |
| dc.subject | Usabilidade de Plataformas Web | |
| dc.subject | Plataformas Educativas | |
| dc.subject | Wordpress | |
| dc.title | Conceção e desenvolvimento de uma plataforma de suporte à Unidade de Ensino a Distância e Inovação nas Práticas Pedagógicas no âmbito do projeto #eCapacitar | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia das Tecnologias e Sistemas Web |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Maria Eduarda Baptista_Relatório de Estágio - Criação de uma plataforma de suporte à #UEDIPP .pdf
- Size:
- 6.83 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
