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- Doenças Transmitidas Por Carraças Em Cães Na Europa: Evolução E Influência Das Alterações ClimáticasPublication . Mann, Léa Manuela; Anastácio, Sofia FerreiraAs doenças transmitidas por carraças (DTCs) constituem um problema de saúde animal global. Ao longo das últimas décadas têm sido reportadas alterações na distribuição geográfica de carraças, influenciando a prevalências dos agentes transmitidos por carraças. No continente europeu, três espécies de carraças destacam-se como mais prevalentes, designadamente Ixodes ricinus, Dermacentor reticulatus e Rhipicephalus sanguineus. Cada espécie requer condições de temperatura e humidade específicas para manter a sua atividade, estando classicamente associadas a determinadas estações do ano e a determinadas áreas geográficas. As carraças podem transmitir diversos agentes patogénicos, tanto a animais domésticos, como o cão, como aos humanos, sendo assim responsáveis pela propagação de DTCs. Este trabalho teve como objetivo analisar as alterações na distribuição de carraças assim como de DTCs entre 2010 e 2024, no continente europeu. Desta forma, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, recorrendo à metodologia” Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses” (PRISMA). Da síntese realizada, verificou-se um aumento do período de atividade de várias espécies de carraças, assim como uma modificação na sua distribuição geográfica. As alterações climáticas, nomeadamente o aumento da temperatura global, parecem ter um papel importante neste fenómeno, promovendo o aumento da prevalência de várias espécies de carraças em zonas endémicas, bem como o aparecimento de novas espécies em zonas onde não eram reportadas. Como consequência, o risco de transmissão de DTCs parece aumentar em vários países, particularmente no Norte do continente. Assim, foi constatada uma expansão geográfica de carraças como Ixodes ricinus, Ixodes persulcatus, Rhipicephalus sanguineus, Dermacentor marginatus e Dermacentor reticulatus para países do Norte e do Centro da Europa. Estudos preditivos indicam ainda uma expansão, no futuro, para Países Bálticos, Polónia, Suécia, Finlândia, Noruega, Bélgica entre outros. Este fenómeno afetou a prevalência de agentes patogénicos transmitidos por estes vetores, nomeadamente Borrelia burgdorferi, o agente etiológico da Borreliose de Lyme (BL). De facto, o número de casos de BL em humanos tem aumentado em países como a Finlândia, Grã-Bretanha e Polónia. De notar, contudo, que este aumento não ocorreu em todos os países europeus nem em todos os agentes patogénicos transmitidos por carraças. Os resultados deste estudo enfatizam a importância de os profissionais de saúde animal e humana terem um conhecimento atualizado sobre a prevalência de vetores e de agentes patogénicos transmitidos por vetores numa área geográfica, auxiliando o processo de diagnóstico e tratamento de pacientes. Esta articulação do conhecimento sobre a distribuição de vetores no meio ambiente e sobre os agentes por eles transmitidos aos animais e ao homem integra este trabalho no conceito One Health.
- O Impacto das Ferramentas de Gestão nas OrganizaçõesPublication . Militão, Nuno; Farinha, JoãoEste estudo investiga o impacto das ferramentas de gestão nas micro e pequenas empresas em Portugal, considerando o seu papel crucial no crescimento económico e na criação de empregos. Pretende-se avaliar qual o impacto das ferramentas de gestão nas organizações, identificar quais as ferramentas de gestão mais utilizadas e aferir se existe uma relação positiva entre a intensidade de utilização das ferramentas de gestão e a performance alcançada pelas empresas. A metodologia adotada envolve uma revisão bibliográfica para identificar conceitos e teorias relevantes, bem como um inquérito online dirigido aos trabalhadores por conta de outrem. A análise dos dados será realizada através de técnicas estatísticas O estudo revela-nos que a maioria dos inquiridos reconhece a importância e utiliza ferramentas de gestão, sendo que a ferramenta de gestão mais conhecida e mais utilizada é a Análise SWOT. O estudo revela-nos também, que ainda existem barreiras significativas para a sua adoção, nomeadamente, a falta de disponibilização e a formação adequada. O interesse por um modelo simplificado de gestão é muito alto, o que revela uma necessidade por soluções de gestão menos complexas. Os objetivos do estudo foram alcançados, uma vez que foram identificadas as ferramentas de gestão mais utilizadas pelas micro e pequenas empresas em Portugal, onde se destacam a Análise SWOT e o Ciclo de Vida do Produto. Também foi avaliada a frequência de utilização, tendo sido observado que a análise SWOT e o Ciclo de Vida do Produto, são as ferramentas mais utilizadas. Relativamente ao impacto do uso das ferramentas de gestão no desempenho das micro e pequenas empresas, o estudo destacou que ferramentas como a Análise SWOT, a Proposta de Valor e a Jornada do Cliente têm um impacto considerável. Os motivos pelos quais algumas micro e pequenas empresas em Portugal optam por não utilizar ferramentas de gestão, são a falta de disponibilização destas ferramentas pelas empresas e a falta de formação adequada. As conclusões do estudo, ajudam a compreender melhor o papel das ferramentas de gestão no contexto das micro e pequenas empresas portuguesas, fornecendo dados importantes para futuras estratégias e políticas de apoio a este segmento empresarial.
- Capital psicológico positivo, mindfulness, otimismo e bem-estar subjetivo em profissionais de saúdePublication . Ponte, Tiago; Sousa, CristinaEste tema é enquadrado nas novas tendências da psicologia positiva e do comportamento organizacional positivo, que enfatiza o papel importante do Capital Psicológico Positivo e do Otimismo em contextos laborais. O Mindfulness é também considerado uma característica protetora e pode aumentar o Bem-Estar. Assim, o objetivo do nosso estudo foi verificar que tipo de relações se estabelecem entre os níveis de Capital Psicológico Positivo, as competências de Mindfulness, o Otimismo e o Bem-Estar sentido numa amostra de profissionais de saúde. Nos participantes (n=109) verificou-se que a maioria era do sexo feminino (77%), e com um nível de educação de licenciatura (54,1%) e mestrado (35,9%). Foram usados os seguintes instrumentos: Coumpound Psycap Scale 12, (PsyCap, Lorenz et al.,2016; Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ, Versão de Baer et al., 2006); Escala de Satisfação com a Vida (SWLS, Diener et al., 1985) Escala de Afectos Positivos e Negativos (PANAS; Watson et al., 1988), e a Escala sobre o Otimismo (Barros,1998). Os dados foram recolhidos através de uma plataforma online e utilizaram-se procedimentos estatísticos para averiguar as correlações entre as variáveis.Os nossos resultados indicam correlações positivas significativas entre o capital psicológico e os factores Observar, Descrever, e Não Reagir dos níveis de Mindfulness. A mesma relação verifica-se com o Otimismo. Os níveis de capital psicológico também se relacionam positivamente com o Bem-Estar. Também existe uma correlação positiva entre os níveis de Mindfulness (Observar, descrever e Não reagir) com o Bem-Estar. Concluimos que estes factores podem funcionar como impulsionadores do Capital Psicológico Positivo e factores protetores do Bem-Estar, pelo que será importante treinar outros factores do Mindfulness nos profissionais de saúde.
- “Carolina Soares” brand creation and strategyPublication . Soares, Carolina Pinto; Imamovic, IrmaThis professional project examines the creation and strategic marketing of the luxury high-top shoe brand “Carolina Soares.” The brand aims to cater to this specific niche in the luxury footwear market, combining elegance, female empowerment, and rebelliousness in Portuguese production. By integrating established academic theories recognized in the field of branding, particularly with empirical data collected through focus groups and case studies, this research develops a comprehensive brand strategy that aligns with contemporary consumer values and market dynamics. The study underlines the critical importance of a well-defined brand identity that acts emotionally and symbolically with consumers. Essential components of the brand strategy include the use of digital platforms for marketing, an emphasis on the distinctive quality and craftsmanship of Portuguese footwear and the construction of an engaging narrative around the brand identity. In addition, the project carries out an extensive competitive analysis to identify opportunities and threats in the market, ensuring the brand's effective differentiation from established competitors. Despite the thorough approach, the research recognizes several limitations, including the specificity of the market studied, the limited sample size in collecting primary data and the rapidly evolving nature of the luxury footwear market. These limitations highlight areas for future research and possible strategy adjustments. In conclusion, the brand strategy for “Carolina Soares” developed in this project provides a robust framework for establishing a strong and differentiated presence in the luxury shoe market and the same was developed with special collaborations in the product and graphic design area.
- The influence of the offer of organic products on consumer purchasing decisionsPublication . Pereira, Ana Margarida Simões Alves; Salomão, MiriamThe global organic products market has been showing increasing growth rates since the beginning of the century, affecting consumers' purchasing decisions. However, the existence of organic products also influences supermarkets, the brands that sell their products in these places and the country's economy itself. During the thesis, the aim is to understand how non-organic consumers' buying decisions are influenced by the marketing tactics, availability, familiarity, and social perceptions of organic products. Most of the studies carried out in this sense follow a quantitative approach with organic consumers, contrary to the present study, with a qualitative approach analyzing non-organic consumers. Data collection included semi-structured interviews, whose main results is that the behavior of non-consumption of organic products by consumers is affected not only by their availability and price, but also by the opinions of other consumers and by the marketing strategies developed by brands. The behavior studied included non-regular consumers and non-consumers of organic products. It is therefore recommended that brands consider this segment in their marketing strategies, to increase their outreach power in terms of consumers and enhance the size of the organic products market.
- O impacto das promoções no comportamento do consumidor: caso Modelo ContinentePublication . Pires, Maria Inês Campos Mendes; Monteiro, MárciaNuma época onde apenas e só se fala da inflação e o quão os preços mudaram para as compras dos nossos bens essenciais de dia a dia, a procura pelo melhor preço à melhor qualidade está a ser uma prioridade. Este relatório de estágio investiga qual o impacto das promoções no comportamento do consumidor, utilizando como estudo de caso o Modelo Continente. O objetivo é analisar de que maneira as promoções afetam as decisões de compra dos consumidores e quais as estratégias que podem ser adotadas para otimizar os resultados dessas promoções. A pesquisa baseia-se numa revisão abrangente da literatura existente sobre comportamento do consumidor, social media e preços. Além disso, são utilizadas técnicas de pesquisa qualitativa, resultando numa análise de dados, para compreender melhor as perceções e comportamentos dos consumidores em relação a estas promoções. A pesquisa quantitativa, realizou-se através da aplicação de um questionário online com um total de 224 inquiridos, onde 202 são clientes habituais, ou seja, vão às Lojas Continente com frequência. Este inquérito foi divulgado, principalmente pelo LinkedIn e via e-mail e permaneceu aberto para respostas entre 30 de dezembro de 2023 a 18 de abril de 2024. Após uma análise detalhada dos resultados, concluímos que efetivamente a promoção tem um impacto positivo no consumidor e para a loja, visto que a opinião em relação às lojas melhorou após uma promoção e os clientes tendem a comprar mais produtos e de melhor qualidade durante a promoção.
- AI-driven personalization in beauty retail: exploring how AI-based applications influence customer satisfaction and brand loyaltyPublication . Coelho, Maria Carolina Cordeiro Dias; Imamovic, IrmaThis study examines the evolving beauty industry that is being transformed by technology. Studies across different technologies examine how personalized AI (AI) shapes customer experience, satisfaction, and loyalty in online beauty shopping. The study highlights the importance of understanding and meeting customer preferences in a fast-paced digital environment revealing valuable insights by analysing the factors affecting customer satisfaction and loyalty, highlighting the crucial role of personal experiences and the importance of trust in this transformative industry. This study, based on a qualitative approach, utilizes in-depth interviews with 10 Portuguese female online buyers between 18-30 years to understand how AI-driven customization improves satisfaction and loyalty among online shoppers in the beauty industry. It examines how AI-based recommendations and interactions affect satisfaction at every stage of the online shopping experience, leading to their loyalty to the brand. The survey findings will provide important guidance for beauty brands, highlighting the critical need to adapt to technological advances, thrive in the current digital landscape, and meet the evolving digital aspirations of consumers emphasizing the role of AI.
- O contributo da gestão do relacionamento com o cliente para a lealdade dos sócios dos ginásiosPublication . Martins, Diana Araújo; Monteiro, MárciaA gestão do relacionamento com o cliente (CRM) é uma ferramenta de extrema importância para alcançar a lealdade e impacta a satisfação, a qualidade e a confiança, que são antecedentes da lealdade. No caso dos ginásios, nota-se a necessidade de entender quais são as melhores estratégias para alcançar a lealdade do cliente uma vez que as taxas de desistência são bastante altas e uma base de clientes leais não só é rentável para as empresas, bem como, neste caso, é bastante positivo para os clientes pois leva à prática de exercício físico, contribuindo para a saúde dos praticantes. Deste modo, esta dissertação tem como objetivo geral analisar o contributo da gestão do relacionamento com o cliente para a lealdade dos sócios dos ginásios. Os objetivos específicos passam por analisar o contributo do CRM para a satisfação do cliente, para a qualidade do ginásio e para a confiança do cliente, bem como analisar a relação da satisfação e da confiança do cliente com a lealdade e o contributo da qualidade do ginásio para a lealdade. Para isso, foi aplicada uma abordagem mista, que adotou como técnicas de recolha de dados o questionário e a entrevista, aplicados a clientes de ginásios. O questionário obteve uma amostra de 207 observações e, posteriormente, foram executadas 3 entrevistas como técnica secundária. Os principais resultados revelaram que todas as hipóteses propostas são validadas concluindo-se que o CRM influencia positivamente a lealdade dos sócios, a satisfação, a qualidade do ginásio e a confiança dos clientes. Além disso, a satisfação e a confiança dos clientes estão diretamente relacionadas com a lealdade, e a qualidade do ginásio impacta a lealdade dos sócios.
- Como a inteligência artificial está revolucionando as estratégias de marketing: um estudo de caso sobre projetos de consultoria da LeegaPublication . Marques, Ivan Vemado; Guedes, NunoA Inteligência Artificial (IA) está revolucionando as estratégias de marketing, oferecendo ferramentas poderosas para automação, análise de dados e criação de insights. Este estudo de caso analisa a experiência da Leega, uma empresa de consultoria em tecnologia da informação, em projetos de MarTech. As entrevistas com executivos da Leega e stakeholders revelaram uma crescente demanda por IA no marketing, impulsionada pela busca por eficiência e personalização. A IA está sendo utilizada para automatizar tarefas, analisar dados, gerar insights e personalizar a comunicação com o cliente. No entanto, desafios como a qualidade dos dados, a integração de sistemas e a necessidade de desenvolvimento de habilidades internas precisam ser superados. Além disso, preocupações éticas e legais, como privacidade de dados e vieses algorítmicos, exigem atenção. O estudo conclui que a IA tem o potencial de transformar o marketing, mas sua implementação requer planejamento, investimento em treinamento e uma abordagem ética e responsável. Para isso, sugere como solução a ferramenta “MarTech First Steps Canvas” para o mapeamento inicial dos principais aspetos as serem levantados nos projetos de consultoria.
- Exploring the role of brand communication on the end-users in the B2B luxury market : Hommés Studio case studyPublication . Brahem, Yasmine; Imamovic, IrmaThis Master's thesis explores the role of brand communication on end-users in the B2B luxury market. It focuses on Hommés Studio, where I had a 720-hour internship within the studio’s Marketing department. This internship provided practical insights and real-world context for the findings. The primary objective is to investigate brand image continuity in a B2B2C context within the luxury sector. The study aims to uncover the various elements of brand communication in the B2B environment, analyze how brand image, values, and identity are transmitted, and propose strategies to enhance these communications. The research employs qualitative data, such as interviews and secondary data, and is finalized by a sentiment analysis to have different perspectives on brand communication and to achieve the objectives. Future research should expand the role of emerging technologies like AI and virtual reality in brand communication. By providing actionable recommendations, this thesis aims to bridge the gap between theory and practice, showing the importance of improving brand communication in the B2B luxury market. The insights from this research can be applied by companies like Hommés Studio to effectively convey their brand image and values to B2B clients and end-users.