Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.59 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Numa época onde apenas e só se fala da inflação e o quão os preços mudaram para as compras dos nossos bens essenciais de dia a dia, a procura pelo melhor preço à melhor qualidade está a ser uma prioridade.
Este relatório de estágio investiga qual o impacto das promoções no comportamento do consumidor, utilizando como estudo de caso o Modelo Continente. O objetivo é analisar de que maneira as promoções afetam as decisões de compra dos consumidores e quais as estratégias que podem ser adotadas para otimizar os resultados dessas promoções.
A pesquisa baseia-se numa revisão abrangente da literatura existente sobre comportamento do consumidor, social media e preços. Além disso, são utilizadas técnicas de pesquisa qualitativa, resultando numa análise de dados, para compreender melhor as perceções e comportamentos dos consumidores em relação a estas promoções.
A pesquisa quantitativa, realizou-se através da aplicação de um questionário online com um total de 224 inquiridos, onde 202 são clientes habituais, ou seja, vão às Lojas Continente com frequência. Este inquérito foi divulgado, principalmente pelo LinkedIn e via e-mail e permaneceu aberto para respostas entre 30 de dezembro de 2023 a 18 de abril de 2024.
Após uma análise detalhada dos resultados, concluímos que efetivamente a promoção tem um impacto positivo no consumidor e para a loja, visto que a opinião em relação às lojas melhorou após uma promoção e os clientes tendem a comprar mais produtos e de melhor qualidade durante a promoção.
Description
Keywords
Comportamento do consumidor Lealdade Marca Retalho alimentar Marketing no retalho