IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada: Mestrados
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- Histórias de receção infantil e desenvolvimento da criança:Publication . Gonçalves, Hermínia; Leitão, Ana RitaO presente relatório insere-se no âmbito da Prática de ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), cuja experiência em contexto real motivou o desenvolvimento de uma análise crítica reflexiva sobre o contributo das histórias de receção infantil no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. A temática escolhida é de suma importância, posto vários estudos reconhecerem o contributo das narrativas infantis na promoção de aquisições variadas, inclusivamente no plano cognitivo, além de os livros de receção infantil e o ato de contar as histórias de receção infantil motivarem a compreensão acerca do conhecimento do mundo, a promoção de valores morais e de contribuir positivamente para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos. Perante este entendimento, empreendeu-se uma investigação tendo por base uma abordagem qualitativa, assente na observação no contexto de atividades desenvolvidas no âmbito da literatura para a infância, na aplicação de inquéritos por questionário junto de Encarregados de Educação (EE) de forma a compreender os contornos do envolvimento parental nesta matéria, na recolha de testemunhos de educadores, por meio de inquérito por entrevista e inquérito por questionário, de forma a apurar com maior detalhe que aspetos se evidenciam aquando da exploração de histórias, assim como a médio e longo prazo, seja em termos de promoção de hábitos de leitura, incremento nas várias dimensões do desenvolvimento linguístico, capacidade de compreensão e expressão orais. Foi orientada uma conversa individual com cada criança, com idades entre os 3 e os 5 anos, da sala Educação Pré-Escolar onde foi realizado o estágio, assim foi possível identificar as histórias preferidas das crianças. Os resultados evidenciam existir uma perceção positiva relativamente aos efeitos das narrativas de receção infantil, reconhecendo tanto os docentes, como os EE que semelhantes narrativos desempenham um papel significativo na faixa etária dos 3 aos 5 anos. Os elementos apurados neste estudo, embora lidando com uma amostra reduzida, reforçam a importância de continuar a prever a exploração de histórias em contexto de Educação Pré-Escolar atendendo a diferentes dimensões do desenvolvimento integral das crianças na faixa etária dos 3 aos 5 anos
- A importância do desenvolvimento da linguagem para a qualidade das relações entre pares em idade pré-escolarPublication . Capela, Inês; Silva, MarleneO presente relatório surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentando todo o trabalho desenvolvido no decorrer da prática de ensino supervisionado em ensino pré-escolar, onde o tema do projeto de intervenção foi “Expressa as Emoções” e cujo principal objetivo era perceber de que forma o desenvolvimento da linguagem contribui para a melhoria da qualidade da relação entre pares. Compreende-se que o desenvolvimento da linguagem é um processo complexo e fundamental para o crescimento e desenvolvimento cognitivo e social das crianças, sendo que o educador tem como principal desafio criar o ambiente propício à promoção da comunicação e da linguagem. A implementação de estratégias promotoras, como atividades interativas, brincadeiras, histórias, possibilita não só a expressão de pensamentos, sentimentos e ideias como permite um construto social, habilidades de comunicação, compreensão e expressão, cruciais para este desenvolvimento e para a relação entre pares. Neste âmbito, o desenvolvimento do projeto baseou-se na metodologia de investigação-ação, e a colheita de dados realizada através de observações, notas de campo, conversas informais, entrevistas e registos fotográficos permitiu uma análise crítica e uma reflexão do trabalho construído. Os resultados do estudo permitiram perceber que, ao incentivar o desenvolvimento da linguagem, promovia-se uma melhor relação entre pares, considerando que a sua interação era melhorada através do comportamento. Permitiu também o aprofundar de conhecimentos e práticas no papel da educadora.
- O portefólio individual da criança na prática pedagógica dos educadores de infânciaPublication . Santos, Ana Catarina; Nogueira, ClementinaO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e destina-se à obtenção do Grau Mestre para a docência nos níveis de ensino referidos. A PES em Educação Pré-escolar foi realizada num estabelecimento de ensino privado e a PES em Ensino do 1.º CEB, num estabelecimento de ensino público, ambos localizados no Distrito de Setúbal. Em cada uma das PES foi desenvolvido um projeto de intervenção que culimou num conjunto de atividades desenvolvidas de acordo com o tema escolhido. Os temas surgiram de uma necessidade do grupo que resultou da observação direta no contexto. Foi ainda desenvolvido um estudo empírico que surgiu na PES em Educação Pré-escolar, e derivado do facto de os Educadores de Infância utilizavam o portefólio individual da criança na sua prática educativa. Neste sentido, pretendeu-se com este estudo de natureza qualitativa perceber como é elaborado/construído o portefólio individual da criança pelos Educadores de Infância que o utilizam. A recolha de dados empíricos ocorreu através de realização de entrevistas a seis Educadoras de Infância do Distrito de Setúbal, que colaboraram no estudo, a exercer funções no ensino público ou no ensino privado e duas educadoras aposentadas recentemente. Com este estudo percebeu-se que na construção do portefólio os Educadores de Infância fazem: (i) o planeamento do portefólio com a criança; (ii) observação; (iii) registo das atividades e produções mais importantes e significativas para a criança; (iv) análise/reflexão e avaliação dessas atividades com a participação da criança. O portefólio individual da criança é elaborado ao longo do ano letivo sendo que alguns Educadores de Infância consideram que a seleção das atividades da criança deve ser feita mensalmente, outros por períodos ou semestres. Concluiu-se que o portefólio individual da criança testemunha uma visão própria da criança.
- Jogo e promoção da leitura e escrita:Publication . Oliveira, Catarina; Leitão, Ana RitaO presente relatório final foi desenvolvido a partir da experiência das Práticas de Ensino Supervisionadas, no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com vista à habilitação docente em ambos os níveis indicados, diploma este concedido pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Neste documento refletese criticamente as competências desenvolvidas em estágio quer em contexto de Educação Pré- Escolar, quer ao nível do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2021/2022. Tendose observado numa turma de 2º ano de escolaridade dificuldades nas aprendizagens da leitura e da escrita, e simultaneamente constatando o potencial das atividades lúdicas na sua motivação, pretendeu-se perceber se o recurso ao jogo, na perspetiva dos docentes, resultaria numa melhoria significativa das aprendizagens neste domínio da área do Português. Para este efeito, apostou-se na aplicação de um inquérito por questionário junto de docentes a lecionar o 2º ano de escolaridade, bem como um inquérito por entrevista semiestruturada junto do docente da turma onde ocorreu a prática supervisionada em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pelos dados apurados, os docentes reconhecem que os jogos educativos promovem a motivação, a estimulação e levam à criação de laços entre os alunos, sobretudo quando as práticas lúdicas apelam à cooperação. Os seus testemunhos reiteram ainda que a utilização de atividades lúdicas nas aprendizagens da leitura e da escrita é uma mais-valia, pois contribuem para uma atitude positiva da criança face às aprendizagens e conduzem à consolidação dos conteúdos, ainda que semelhante estratégia esteja dependente da disponibilidade em proporcionar esses momentos, carecendo do devido enquadramento e adequação relativamente à natureza dos conhecimentos a desenvolver e consolidar.
- Contributos do livro e da leitura de histórias para o desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita na educação pré-escolarPublication . Figueiredo, Renata; Gonçalves, Ana CristinaO presente trabalho foi realizado no contexto do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Jean Piaget do Campus de Almada, para a obtenção do grau de mestre. Aborda o tema do contributo do livro e da literatura para o desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita na Educação Pré-Escolar, na perspetiva dos Educadores de Infância. Os principais objetivos que orientaram e nortearam este estudo foi verificar quais os efeitos do contacto com o livro e a leitura no desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita nas crianças em Educação Pré-Escolar. Este estudo foi desenvolvido segundo a metodologia qualitativa interpretativa, com base em entrevistas realizadas a quatro educadores da Educação Pré-Escolar, numa escola do ensino Privado na Península de Setúbal, às quais se seguiu análise dos dados e discussão dos resultados obtidos. As conclusões retiradas a partir da análise dos resultados obtidos apontam para a crucial importância dos livros e da literatura de receção infantil para o desenvolvimento da oralidade e da abordagem à escrita na Educação Pré-Escolar, estas evidências são retiradas através da observação realizada ao grupo de crianças bem como nos dados recolhidos por via dos instrumentos de recolha de dados.
- O papel dos sentidos na aquisição de competências essenciais na educação pré-escolarPublication . Silva, Mara; Rasteiro, DomingosO presente relatório é o resultado do projeto de investigação, desenvolvido no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, decorrente da prática de ensino supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar, junto de um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, algumas das quais com necessidades de saúde especiais. A temática abordada no estudo prende-se com a promoção e análise de experiências sensoriais enquanto estímulo ao desenvolvimento da criança nas suas aquisições. O presente estudo foi realizado de acordo com as orientações e pressupostos da investigação/ação, de forma, neste caso, a perceber o papel dos sentidos na aquisição das competências essenciais pretendidas para a educação pré-escolar. Ao longo do relatório são analisadas as atividades desenvolvidas em contexto de estágio e nos registos de observação direta, com base na fundamentação teórica recolhida e nos contributos obtidos através das entrevistas às educadoras. As crianças em idade de frequentar a educação pré-escolar estão em permanente contato com múltiplos objetos que suscitam a exploração através dos sentidos. A interação sensorial que desenvolvem com os materiais que as rodeiam tornam-nas mais capazes de interpretar os sinais que o mundo proporciona. Foi possível observar o papel dos sentidos na aquisição de informações que contribuem para a perceção do mundo que rodeia as crianças, para a sua evolução enquanto ser humano e para a construção das suas aprendizagens. Sendo a criança um sujeito ativo no seu processo de ensino-aprendizagem ficou evidente que os adultos deverão dar espaço e tempo livre e orientado para que esta seja criadora de saber.
- Os contributos do espaço exterior nas aprendizagens significativas da educação pré-escolarPublication . Seguro, Ana Luísa; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final tem como objetivo principal analisar os contributos do espaço exterior nas aprendizagens na educação pré-escolar. O documento divide-se em dois capítulos. O primeiro capítulo, intitulado como prática profissional em contextos de pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básica, reflete e caracteriza as práticas supervisio-nadas ao longo do mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do En-sino Básico. No segundo capítulo, designado como estudo empírico, apresenta-se o enquadra-mento teórico, o objeto de estudo, métodos e procedimentos e por último a apresentação e análise dos dados. A presente investigação surge com a necessidade de ampliará os estudos que existem sobre os contributos e potencialidades inerentes à utilização do es-paço exterior como elemento potenciador das aprendizagens em Educação Pré-escolar. Mediante o exposto foi necessário recolher informações, para dar resposta às ques-tões de investigação, bem como aos objetivos desta. Os dados foram recolhidos através de observações e de entrevistas. As entrevistas foram realizadas a educadores de escolas com metodologias focadas no espaço exterior, junto da natureza, e a um especialista for-mado no tema. Através da análise dos resultados do presente estudo, é possível concluir que o espaço exterior é um cenário pedagógico que contribui de forma fundamental no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral das crianças.
- Interdisciplinaridade:Publication . Martinho, Beatriz; Nogueira, ClementinaO presente Relatório Final apresentado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresenta uma breve caracterização da Prática de Ensino Supervisionada (em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico), tendo-se desenvolvido dois Projetos de Intervenção. Da Prática de Ensino Supervisionada surge a problemática do estudo realizado, apresentando a componente de investigação do Relatório Final. Esta consiste na análise da prática pedagógica de uma docente do 1.º Ciclo do Ensino Básico, representando, por isso, um estudo de caso. Face ao exposto, o objetivo do estudo é compreender os efeitos de práticas interdisciplinares nas aprendizagens dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para esse fim, a investigação visou reconhecer e dar a conhecer os contributos e mais-valias do emprego de práticas interdisciplinares na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada assumiu-se de natureza qualitativa, empregando-se o paradigma humanista-interpretativo, tendo sido privilegiado a aplicação de três escalas de caracterização, um inquérito por entrevista semiestruturada, planificações de aula da docente participante e o diário de campo, como instrumentos de recolha de dados. Neste estudo colaborou um sujeito, titular de turma de um grupo de 1.º ano, com 18 anos de serviço, colocando em prática diversas estratégias e princípios característicos do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. O entendimento sobre o fenómeno em estudo sugeriu que a efetivação de práticas interdisciplinares possui um efeito positivo na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do contexto em estudo. Com efeito, o sujeito em estudo demonstrou conceder bastante valor à interdisciplinaridade, pois aquando da sua implementação, as aprendizagens dos alunos revelaram ser mais significativas.
- A educação emocional como estratégia de gestão de conflitosPublication . Custódio, Mónica; Nogueira, ClementinaSaber lidar com essas situações envolve a necessidade de gestão emocional, que é desenvolvida desde a infância e aprimorada ao longo da vida. Para a elaboração deste relatório, foram utilizados diferentes instrumentos, incluindo questionários aplicados aos alunos de três turmas do Ensino Básico (2.º, 3.º e 4.º anos), aos seus professores titulares e reflexões escritas durante a Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas ferramentas e os resultados obtidos possibilitaram uma análise abrangente dos comportamentos associados ao ambiente da sala de aula, ao recreio, bem como ao desenvolvimento interpessoal (aluno-aluno) e intrapessoal (aluno) da turma alvo. A implementação de estratégias de Educação Emocional nas escolas pode contribuir para a formação de indivíduos mais conscientes das suas emoções, capazes de resolver conflitos de forma saudável e promover um bom ambiente de convivência. Portanto, é fundamental que os educadores e profissionais da área da Educação considerem a viabilidade de implementar a Educação Emocional como parte integrante do currículo escolar, visando criar espaços de aprendizagem que valorizem não apenas o desenvolvimento académico, mas também o crescimento pessoal e emocional dos alunos. Desta forma, estaremos a preparar as gerações futuras para enfrentar os desafios da vida de forma mais equilibrada e empática.
- Benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Lopes, Manuela; Nogueira, ClementinaO presente Relatório Final contempla uma breve descrição das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), desenvolvidas no âmbito de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo resulta de uma observação e reflexão sustentada, produto da experiência das PES, no ano letivo de 2021/2022. A partir da observação direta participante de uma turma de 3º ano do ensino básico, constituída por 23 alunos, surgiu a pergunta de partida: Quais os benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico? Desta forma, foi levado a cabo um processo investigativo, assente numa abordagem mista de caráter qualitativo / interpretativo, com recurso a instrumentos de caráter quantitativo, com o fito de analisar os benefícios desse envolvimento. Esta investigação apoiou-se num referencial teórico relacionado com a problemática e foi sustentada pela recolha de informação através de inquérito por questionário e por entrevista semiestruturada. Com o presente estudo exploratório pretendeu-se perceber como é que o envolvimento dos pais / encarregados de educação é realizado, quais as vantagens e desvantagens segundo o olhar e perceção das famílias que acompanham os alunos, a docente e os próprios alunos. Esta análise passou, também, pela perceção dos intervenientes supra indicados sobre o envolvimento familiar nas tarefas escolares, durante o período de confinamento por Covid-19. Os participantes no estudo em questão são os encarregados de educação / família dos alunos de uma turma de 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, os próprios alunos e a professora titular dessa mesma turma. Os resultados do tratamento dos dados recolhidos apontam que, tanto os alunos, como os encarregados de educação e docente atribuem grande importância ao envolvimento familiar no processo de aprendizagem das crianças, nomeadamente na realização dos TPC. Os resultados da informação recolhida, permite-nos compreender que o envolvimento das famílias espelha algumas objeções, todavia, são apontadas bastantes mais vantagens. Como principais vantagens estes apontam o facto dos TPC serem uma ferramenta importante de aprendizagem e solidificação de conhecimentos, uma maior proximidade entre as crianças e famílias, um maior rendimento e sucesso escolar, e maior motivação na realização desta tarefa.