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Abstract(s)
O presente relatório final foi desenvolvido a partir da experiência das Práticas de Ensino
Supervisionadas, no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do
Ensino Básico, com vista à habilitação docente em ambos os níveis indicados, diploma este
concedido pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Neste documento refletese
criticamente as competências desenvolvidas em estágio quer em contexto de Educação Pré-
Escolar, quer ao nível do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2021/2022. Tendose
observado numa turma de 2º ano de escolaridade dificuldades nas aprendizagens da leitura e
da escrita, e simultaneamente constatando o potencial das atividades lúdicas na sua motivação,
pretendeu-se perceber se o recurso ao jogo, na perspetiva dos docentes, resultaria numa
melhoria significativa das aprendizagens neste domínio da área do Português.
Para este efeito, apostou-se na aplicação de um inquérito por questionário junto de
docentes a lecionar o 2º ano de escolaridade, bem como um inquérito por entrevista
semiestruturada junto do docente da turma onde ocorreu a prática supervisionada em Ensino do
1º Ciclo do Ensino Básico.
Pelos dados apurados, os docentes reconhecem que os jogos educativos promovem a
motivação, a estimulação e levam à criação de laços entre os alunos, sobretudo quando as
práticas lúdicas apelam à cooperação. Os seus testemunhos reiteram ainda que a utilização de
atividades lúdicas nas aprendizagens da leitura e da escrita é uma mais-valia, pois contribuem
para uma atitude positiva da criança face às aprendizagens e conduzem à consolidação dos
conteúdos, ainda que semelhante estratégia esteja dependente da disponibilidade em
proporcionar esses momentos, carecendo do devido enquadramento e adequação relativamente
à natureza dos conhecimentos a desenvolver e consolidar.
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Keywords
Abordagem lúdica Jogo Leitura e escrita Motivação 1º ciclo do ensino básico