Browsing by Issue Date, starting with "2024-04-05"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Carga viral do torque tenu virus (TTV) como marcador de imunosupressãoPublication . Marino, Vasco Neves Matos Relvas; Gomes, PerpétuaNas últimas décadas, os avanços na área dos transplantes de órgãos permitiram prolongar a esperança média de a vida de pessoas com doença renal crónica. No entanto, para garantir a viabilidade e a estabilidade do transplante renal, é necessário instituir terapêutica imunossupressora. Contudo, ainda é difícil prever com precisão, a nível individual, os efeitos secundários que podem ocorrer em consequência da utilização de imunossupressores. Após a realização de um transplante é necessário trabalhar dentro de uma margem terapêutica estreita, de modo a prevenir a possibilidade de rejeição pela utilização de baixas doses de imunossupressores, ou o aparecimento de infeções oportunistas pela utilização de altas doses de imunossupressores. Não existindo ainda uma ferramenta ideal para auxiliar no controlo desta estreita margem terapêutica, a utilização da carga viral do Torque Teno Vírus (TTV) como um marcador de imunossupressão tornou-se um objeto de estudo. Esta dissertação incide na análise dos diversos estudos sobre TTV em doentes transplantados renais, onde várias amostragens de carga viral foram colhidas em diversos períodos pré e pós-transplantação, numa tentativa de averiguar a possibilidade do TTV ser utilizado como um marcador de imunossupressão fiável. Todos os estudos avaliados concluíram que existe uma forte possibilidade de utilização da carga viral do TTV como marcador de imunossupressão, no entanto, também foi unânimamente referido que são necessários mais estudos, com amostragens maiores, para chegar a uma conclusão definitiva.
- RNA não codificantes e cancroPublication . Almeida, Ana Rita Carriço de; Silva, Alexandra Maia e; Ribeiro, Ana ClaraCancro é o termo utilizado para denominar um vasto conjunto de doenças que provocam alterações nas células e podem reduzir consideravelmente a qualidade e esperança de vida. O cancro tem origem em alterações genéticas incluindo alterações no DNA não codificante. Para além das alterações genéticas também as alterações epigenéticas podem contribuir para o desenvolvimento do cancro. Os três tipos principais de modificações epigenéticas são: a metilação do DNA, modificações nas histonas e RNA não codificantes (ncRNA). Os RNA não codificantes têm vindo a ganhar uma atenção considerável devido à sua capacidade de regular a expressão génica. Um RNA não codificante é uma molécula de RNA endógena que não é traduzida em proteína. Desde que se descobriu que o cancro pode estar associado a alterações epigenéticas houve um aumento significativo nos estudos sobre interações e alterações epigenéticas nos mecanismos de carcinogénese onde se inclui a ação dos RNA não codificantes. Os RNA não codificantes são moléculas reguladoras que podem ser oncogénicos, quando ajudam na iniciação e progressão do cancro ou podem funcionar como supressores de tumor quando inibem, bloqueiam ou reduzem o desenvolvimento do cancro. Uma abordagem para identificar ncRNA importantes é estudar aqueles que regulam ou estão desregulados em determinadas patologias. Há quatro tipos principais de ncRNA que são foco de maior atenção: micro RNA (miRNA), long non-coding RNA (lncRNA), piwi interacting RNA (piRNA) e small interfering RNA (siRNA). A identificação de ncRNA associados a patologias pode contribuir para a descoberta de novos mecanismos que podem auxiliar no diagnóstico ou prognóstico da doença e, às vezes, até conduzir à identificação e desenvolvimento de novas terapêuticas.
- Nanotecnologia na veiculação de fármacos antirretrovirais na terapêutica do HIVPublication . Motoc, Ecaterina Catalina; Pinto, Ana Isabel FernandesUm dos maiores desafios enfrentados atualmente é a busca pela cura da infeção causada pelo vírus da imunodeficiência adquirida. Os reservatórios virais associados ao HIV representam um obstáculo significativo no tratamento, permitindo a persistência do vírus no organismo, mesmo durante a terapêutica antirretroviral. Esses reservatórios são locais onde o vírus permanece num estado latente apesar da terapêutica, tornando a erradicação completa do HIV uma tarefa desafiadora. Embora existam diversas terapias disponíveis no mercado para mitigar as condições mais severas da infeção e melhorar as taxas de sobrevivência, essas abordagens enfrentam limitações relacionadas com a biodisponibilidade, permeabilidade reduzida e curta semivida dos medicamentos. A toxicidade, efeitos adversos e a resistência do vírus a vários fármacos são barreiras adicionais que as terapias atuais precisam superar. Nanossistemas de veiculação baseados em nanotecnologia, como os lipossomas, as nanopartículas lipídicas sólidas e as nanopartículas inorgânicas e orgânicas, oferecem uma maneira de direcionar os medicamentos aos tecidos e órgãos-alvo. A inclusão de antirretrovirais em nanossistemas demonstrou potencial para melhorar a libertação dos medicamentos e otimizar os seus perfis farmacocinéticos. No entanto, a aplicação da nanotecnologia no tratamento da infeção por HIV enfrenta o desafio de atingir efetivamente os reservatórios virais nos pacientes. Isso pode ser influenciado por fatores como a distribuição heterogênea desses reservatórios e as barreiras biológicas que dificultam sua veiculação. A compreensão desses obstáculos é crucial para o desenvolvimento de estratégias eficazes que possam ser bem-sucedidas no contexto clínico.
- Renewable energy communities : the contribution from the demand sidePublication . Júnior, Manoel Melo Feijão; Agreira, Cristina Isabel Ferreira Figueiras Faustino; Pestana, Rui José Oliveira da NóbregaWith this project it is intended to assess Renewable Energy communities (REC), in terms of laws and regulations by the competent authority Energy Services Regulatory Authority (ERSE). It was conducted an analysis of the legal framework governing all self-consumers, not only RECs, evaluating the rights and responsibilities, and it was assessed the impacts RECs and RES cause on the electrical system, on the environment and on society. It was explained the procedure to deploy an Production Unit for Self- Consumption (UPAC), in terms of licensing by Directorate-General for Energy and Geology (DGEG), which depends on the power to be installed. The operational issues of RECs on relation to the distance of the UPAC and the consumer facility but also on the energy sharing model between them. It was performed an analysis on the component due to payment when a prosumer realizes this activity through the public grid. Proposition of a practical case, with a simulation to Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) become a prosumer and share its surplus in a REC, showing the energy yield and performing an economic and environmental analysis.
- A relação entre o processamento sensorial da criança, representações maternas associadas à vinculação e stress parentalPublication . Tomé, Cláudio; Melo, Bruno; Dionísio, MarinaObjetivos: pretendeu-se analisar a relação entre o processamento sensorial, representações maternas associadas à vinculação e stress parental em crianças com idade entre os 6 e os 8 anos. Métodos: caracteriza-se por ser um estudo descritivo, correlacional e transversal, com uma amostra de conveniência composta por 205 mães de crianças dos 6 e 8 anos. As mães preencheram quatro instrumentos: um questionário sociodemográfico, o Perfil Sensorial 2 – A criança dos 3 anos aos 14 anos e 11 meses, a Escala de Perceção Materna dos Comportamentos de Vinculação e a Escala de Stress Parental. Resultados: verificou-se pelas correlações de Pearson uma correlação negativa entre o indicador de perceção de segurança de vinculação e a satisfação, preocupações parentais e a falta de controlo, bem como entre o domínio de dificuldades de autorregulação emocional e a satisfação. Observaram-se correlações negativas entre a conduta associada ao processamento sensorial, quadrante evitamento e respostas socioemocionais associadas ao processamento sensorial com o indicador de perceção segurança de vinculação. As correlações positivas foram, simultaneamente, entre a conduta associada ao processamento sensorial e as respostas socioemocionais associadas ao processamento sensorial com as preocupações parentais e os níveis do stress parental. Pelo teste Durbin Watson as variáveis preditoras do indicador de perceção de segurança de vinculação foram a satisfação, o quadrante evitamento e o processamento visual. Conclusão: os resultados deste estudo indicam uma conexão entre o processamento sensorial, vinculação e stress parental através das representações maternas, contudo os dados apontam para uma relação mais significativa entre a vinculação e o stress parental.
- Jogo e promoção da leitura e escrita:Publication . Oliveira, Catarina; Leitão, Ana RitaO presente relatório final foi desenvolvido a partir da experiência das Práticas de Ensino Supervisionadas, no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com vista à habilitação docente em ambos os níveis indicados, diploma este concedido pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Neste documento refletese criticamente as competências desenvolvidas em estágio quer em contexto de Educação Pré- Escolar, quer ao nível do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2021/2022. Tendose observado numa turma de 2º ano de escolaridade dificuldades nas aprendizagens da leitura e da escrita, e simultaneamente constatando o potencial das atividades lúdicas na sua motivação, pretendeu-se perceber se o recurso ao jogo, na perspetiva dos docentes, resultaria numa melhoria significativa das aprendizagens neste domínio da área do Português. Para este efeito, apostou-se na aplicação de um inquérito por questionário junto de docentes a lecionar o 2º ano de escolaridade, bem como um inquérito por entrevista semiestruturada junto do docente da turma onde ocorreu a prática supervisionada em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pelos dados apurados, os docentes reconhecem que os jogos educativos promovem a motivação, a estimulação e levam à criação de laços entre os alunos, sobretudo quando as práticas lúdicas apelam à cooperação. Os seus testemunhos reiteram ainda que a utilização de atividades lúdicas nas aprendizagens da leitura e da escrita é uma mais-valia, pois contribuem para uma atitude positiva da criança face às aprendizagens e conduzem à consolidação dos conteúdos, ainda que semelhante estratégia esteja dependente da disponibilidade em proporcionar esses momentos, carecendo do devido enquadramento e adequação relativamente à natureza dos conhecimentos a desenvolver e consolidar.
