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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório é o resultado do projeto de investigação, desenvolvido no
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, decorrente da
prática de ensino supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar, junto de um grupo
de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, algumas das quais com
necessidades de saúde especiais.
A temática abordada no estudo prende-se com a promoção e análise de experiências
sensoriais enquanto estímulo ao desenvolvimento da criança nas suas aquisições. O
presente estudo foi realizado de acordo com as orientações e pressupostos da
investigação/ação, de forma, neste caso, a perceber o papel dos sentidos na aquisição das
competências essenciais pretendidas para a educação pré-escolar. Ao longo do relatório são
analisadas as atividades desenvolvidas em contexto de estágio e nos registos de observação
direta, com base na fundamentação teórica recolhida e nos contributos obtidos através das
entrevistas às educadoras.
As crianças em idade de frequentar a educação pré-escolar estão em permanente
contato com múltiplos objetos que suscitam a exploração através dos sentidos. A interação
sensorial que desenvolvem com os materiais que as rodeiam tornam-nas mais capazes de
interpretar os sinais que o mundo proporciona.
Foi possível observar o papel dos sentidos na aquisição de informações que
contribuem para a perceção do mundo que rodeia as crianças, para a sua evolução enquanto
ser humano e para a construção das suas aprendizagens. Sendo a criança um sujeito ativo
no seu processo de ensino-aprendizagem ficou evidente que os adultos deverão dar espaço
e tempo livre e orientado para que esta seja criadora de saber.
Description
Keywords
Educação pré-escolar Desenvolvimento Experiências sensoriais Conhecimento do mundo.