Publication
O papel dos sentidos na aquisição de competências essenciais na educação pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rasteiro, Domingos | |
dc.contributor.author | Silva, Mara | |
dc.date.accessioned | 2024-04-02T17:40:36Z | |
dc.date.available | 2024-04-02T17:40:36Z | |
dc.date.issued | 2024-02-29 | |
dc.description.abstract | O presente relatório é o resultado do projeto de investigação, desenvolvido no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, decorrente da prática de ensino supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar, junto de um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, algumas das quais com necessidades de saúde especiais. A temática abordada no estudo prende-se com a promoção e análise de experiências sensoriais enquanto estímulo ao desenvolvimento da criança nas suas aquisições. O presente estudo foi realizado de acordo com as orientações e pressupostos da investigação/ação, de forma, neste caso, a perceber o papel dos sentidos na aquisição das competências essenciais pretendidas para a educação pré-escolar. Ao longo do relatório são analisadas as atividades desenvolvidas em contexto de estágio e nos registos de observação direta, com base na fundamentação teórica recolhida e nos contributos obtidos através das entrevistas às educadoras. As crianças em idade de frequentar a educação pré-escolar estão em permanente contato com múltiplos objetos que suscitam a exploração através dos sentidos. A interação sensorial que desenvolvem com os materiais que as rodeiam tornam-nas mais capazes de interpretar os sinais que o mundo proporciona. Foi possível observar o papel dos sentidos na aquisição de informações que contribuem para a perceção do mundo que rodeia as crianças, para a sua evolução enquanto ser humano e para a construção das suas aprendizagens. Sendo a criança um sujeito ativo no seu processo de ensino-aprendizagem ficou evidente que os adultos deverão dar espaço e tempo livre e orientado para que esta seja criadora de saber. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203565592 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50473 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | Experiências sensoriais | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento do mundo. | pt_PT |
dc.title | O papel dos sentidos na aquisição de competências essenciais na educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |