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- A importância dos ritmos biológicos nas doenças cardiovasculares e no seu tratamento farmacológicoPublication . Santiago, Sofia Margarida Borges; Sena, Véronique HarringtonApesar de avanços consideráveis no tratamento farmacológico da hipertensão, esta doença continua a afetar aproximadamente um terço da população adulta mundial e é uma das principais causas de morte prematura. Mudanças no estilo de vida (exercício regular, controlo do peso corporal e hábitos alimentares saudáveis) têm sido benéficas na prevenção de riscos e na melhoria da saúde vascular. No entanto, como a hipertensão permanece com prevalência e incidência elevada, são necessárias outras vias de pesquisa na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. Uma crescente quantidade de informação sugere que os ritmos circadianos têm um impacto na fisiologia dos órgãos do corpo humano. Os relógios moleculares também desempenham um papel crucial nos parâmetros cardíacos vitais e na pressão arterial. Esses ritmos também mostram influenciar a farmacocinética e a farmacodinâmica dos agentes terapêuticos e eventualmente aumentam a sua eficácia. Para a realização deste trabalho, ou seja, avaliar o papel e importância dos ritmos biológicos nas doenças cardiovasculares e o seu tratamento farmacológico, será realizada uma revisão bibliográfica utilizando vários motores de busca em linha, ou seja, Pubmed, Google Scholar e ScienceDirect, utilizando as seguintes palavras-chave: Relógios circadianos, Ritmos circadianos, Cronoterapia, Pressão sanguínea.
- Desenvolvimento de aplicações utilizando IAPublication . Fonseca, Cláudio Rafael Rodrigues; Fonseca, Inácio de Sousa Adelino da; Lopes, Fernando José PimentelNum mundo cada vez mais acelerado, a necessidade de maior praticidade no nosso dia a dia torna-se quase imperativa para trabalhos que vão desde as tarefas domésticas às tarefas profissionais. A busca por maior eficiência e otimização de tempo impulsiona a demanda por soluções que simplifiquem as nossas atividades diárias. No cenário pessoal, a praticidade economiza-nos tempo para nos focarmos em aspetos mais significativos da vida. Já no âmbito profissional, a praticidade facilita a execução das tarefas e impulsiona a inovação e a competitividade.A pensar neste cenário idealizou-se um sistema capaz de detetar tags HTML, tanto em folhas de papel como em Wireframes ou em páginas WEB. Este sistema de deteção é proposto no presente trabalho e para a implementação do mesmo foram analisados vários sistemas de deteção de objetos na área da visão computacional. Estes sistemas são modelos de treino baseados em redes neurais convolucionais constituídos por algoritmos capazes de aprender a reconhecer objetos em imagens. Para conseguirem aprender a interpretar as imagens, estes algoritmos necessitam de ser alimentados por um conjunto de dados suficientemente grande e variado, onde consigam distinguir elementos entre imagens semelhantes. Para isso, foram criados 4 conjuntos de dados com imagens que são compostas por folhas de papel, wireframes e páginas WEB com tags HTML. Com o conjunto de dados criado, os modelos foram treinados e testados, demonstrando que é possível detetar com sucesso tags HTML com eficácia.Numa fase posterior a este trabalho, pretende-se implementar as tags detetadas e desenvolver a página WEB, evitando assim a necessidade de implementar código HTML cada vez que é produzido um novo layout de página WEB. Este sistema permite que a produção de novas páginas WEB simples seja feita de forma mais rápida e precisa, poupando tempo e recursos. Para além disso, permite que pessoas com pouco conhecimento técnico possam criar layouts WEB de maneira eficaz e rápida.
- Uso de anticorpos monoclonais na imunoterapia do cancroPublication . Benaboura, Samir; Moutinho, Maria GuilherminaIntrodução: A utilização de anticorpos monoclonais (ACm) na imunoterapia do cancro da mama apresenta-se como um avanço significativo na procura de tratamentos mais específicos e eficazes. Objetivos: O principal objetivo desta monografia é compreender e evidenciar a eficácia e segurança da imunoterapia contra cancro com ACm. Dada a extensão do tema, decidiu-se focar a atenção no cancro da mama, com subtipo HER2-positivo (HER+). A pesquisa explora como os ACm, ao direcionarem as células cancerígenas e pouparem os tecidos saudáveis, representam uma mudança paradigmática nas estratégias terapêuticas. Material e Métodos: A revisão bibliográfica baseou-se em uma análise exaustiva dos fundamentos teóricos, mecanismos de ação e estudos clínicos relacionados com os ACm na imunoterapia do cancro da mama. Utilizando métodos de pesquisa bibliográfica e documental, foram revisadas publicações científicas e ensaios clínicos para obter uma compreensão abrangente do estado atual e perspetivas futuras desta terapia. Resultados: Os ACm, como trastuzumab e pertuzumab, têm sido eficazes no tratamento do cancro da mama HER2+, proporcionando melhorias significativas nos resultados de sobrevivência. Além disso, a introdução de conjugados anticorpo-fármaco (ADC), como T-DM1 e T-DXd, oferece opções mais direcionadas e eficazes para pacientes com cancro da mama HER2+ que receberam tratamentos anteriores. Os ensaios clínicos em andamento investigam ativamente a eficácia dos ACm e possíveis combinações terapêuticas, fornecendo informações valiosas sobre abordagens inovadoras no tratamento do cancro. Conclusões: Apesar dos avanços, desafios na imunoterapia do cancro da mama com ACm persistem, incluindo resistência, efeitos adversos e questões econômicas. A pesquisa contínua e a inovação são cruciais para aprimorar terapias e desenvolver novas abordagens. A imunoterapia com ACm oferece promessas, beneficiando-se de avanços tecnológicos e compreensão do microambiente tumoral, porém, é fundamental decifrar resistências e explorar terapias combinadas para maximizar seu potencial.
- O portefólio individual da criança na prática pedagógica dos educadores de infânciaPublication . Santos, Ana Catarina; Nogueira, ClementinaO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e destina-se à obtenção do Grau Mestre para a docência nos níveis de ensino referidos. A PES em Educação Pré-escolar foi realizada num estabelecimento de ensino privado e a PES em Ensino do 1.º CEB, num estabelecimento de ensino público, ambos localizados no Distrito de Setúbal. Em cada uma das PES foi desenvolvido um projeto de intervenção que culimou num conjunto de atividades desenvolvidas de acordo com o tema escolhido. Os temas surgiram de uma necessidade do grupo que resultou da observação direta no contexto. Foi ainda desenvolvido um estudo empírico que surgiu na PES em Educação Pré-escolar, e derivado do facto de os Educadores de Infância utilizavam o portefólio individual da criança na sua prática educativa. Neste sentido, pretendeu-se com este estudo de natureza qualitativa perceber como é elaborado/construído o portefólio individual da criança pelos Educadores de Infância que o utilizam. A recolha de dados empíricos ocorreu através de realização de entrevistas a seis Educadoras de Infância do Distrito de Setúbal, que colaboraram no estudo, a exercer funções no ensino público ou no ensino privado e duas educadoras aposentadas recentemente. Com este estudo percebeu-se que na construção do portefólio os Educadores de Infância fazem: (i) o planeamento do portefólio com a criança; (ii) observação; (iii) registo das atividades e produções mais importantes e significativas para a criança; (iv) análise/reflexão e avaliação dessas atividades com a participação da criança. O portefólio individual da criança é elaborado ao longo do ano letivo sendo que alguns Educadores de Infância consideram que a seleção das atividades da criança deve ser feita mensalmente, outros por períodos ou semestres. Concluiu-se que o portefólio individual da criança testemunha uma visão própria da criança.
- A importância do desenvolvimento da linguagem para a qualidade das relações entre pares em idade pré-escolarPublication . Capela, Inês; Silva, MarleneO presente relatório surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentando todo o trabalho desenvolvido no decorrer da prática de ensino supervisionado em ensino pré-escolar, onde o tema do projeto de intervenção foi “Expressa as Emoções” e cujo principal objetivo era perceber de que forma o desenvolvimento da linguagem contribui para a melhoria da qualidade da relação entre pares. Compreende-se que o desenvolvimento da linguagem é um processo complexo e fundamental para o crescimento e desenvolvimento cognitivo e social das crianças, sendo que o educador tem como principal desafio criar o ambiente propício à promoção da comunicação e da linguagem. A implementação de estratégias promotoras, como atividades interativas, brincadeiras, histórias, possibilita não só a expressão de pensamentos, sentimentos e ideias como permite um construto social, habilidades de comunicação, compreensão e expressão, cruciais para este desenvolvimento e para a relação entre pares. Neste âmbito, o desenvolvimento do projeto baseou-se na metodologia de investigação-ação, e a colheita de dados realizada através de observações, notas de campo, conversas informais, entrevistas e registos fotográficos permitiu uma análise crítica e uma reflexão do trabalho construído. Os resultados do estudo permitiram perceber que, ao incentivar o desenvolvimento da linguagem, promovia-se uma melhor relação entre pares, considerando que a sua interação era melhorada através do comportamento. Permitiu também o aprofundar de conhecimentos e práticas no papel da educadora.
- ENTRELINHAS "Espaços seguros" na escola, para um desenvolvimento socio-emocionalPublication . Ferraz, Eliana; Caiado, FátimaPretende-se demonstrar, como finalidade desta investigação, que a sociedade e a escola beneficiam em ter “espaços seguros”, extracurriculares, para que os alunos possam partilhar os seus problemas e emoções, entre pares e com os adultos, para encontrar formas saudáveis de lidar com os mesmos, em conjunto. Os objetivos de investigação incluem a ideação e criação (escolha) deste espaço, a implementação e seleção das metodologias para recolha de dados e para monitorização das estratégias encontradas para o desenvolvimento socio-emocional daquela que seria a nossa amostra/ participantes - um grupo de sete alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, quatro rapazes e três raparigas com idades compreendidas entre os oito e os nove anos de idade, realizado na pausa letiva de verão, num ATL de uma instituição pública, situada na cidade da Amadora. Para idear este espaço seguro, usaram-se duas “forças motrizes” e a sua inter-relação - a expressão dramática/ teatro e as emoções - criando um atelier de desenvolvimento socio-emocional que denominámos de - “Entrelinhas” – onde estes alunos partilharam, as suas histórias pessoais, relacionadas com problemas ou conflitos socio-emocionais vividos, tendo a autora deste relatório sob supervisão da orientadora escolhido temas e metodologias que serão descritas, para trabalhar em cada um dos quatro dias que durou o atelier. Relativamente aos resultados obtidos: (a) Foi fundamentado, na revisão bibliográfica, que a partilha de problemas, nestas condições, pode evitar aos jovens não só a sensação de isolamento e de impotência, mas também estimular a entreajuda, o questionamento de estereótipos, de crenças limitadoras e evitar a tendência para a intolerância para com a diferença e as fragilidades próprias da condição humana; (b) Um atelier desta índole, com as estratégias que foram implementadas, a operar durante mais tempo, poderia garantir não só estes resultados no foro do desenvolvimento socio-emocional, com a solidificação dos laços e empatia que se formaram, entretanto, estimulando também o desenvolvimento da comunicação interpessoal e, em concreto, da linguagem oral, consolidando valores como a entreajuda, a aceitação e potenciação das diferenças de cada um.