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O portefólio individual da criança na prática pedagógica dos educadores de infância

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O presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e destina-se à obtenção do Grau Mestre para a docência nos níveis de ensino referidos. A PES em Educação Pré-escolar foi realizada num estabelecimento de ensino privado e a PES em Ensino do 1.º CEB, num estabelecimento de ensino público, ambos localizados no Distrito de Setúbal. Em cada uma das PES foi desenvolvido um projeto de intervenção que culimou num conjunto de atividades desenvolvidas de acordo com o tema escolhido. Os temas surgiram de uma necessidade do grupo que resultou da observação direta no contexto. Foi ainda desenvolvido um estudo empírico que surgiu na PES em Educação Pré-escolar, e derivado do facto de os Educadores de Infância utilizavam o portefólio individual da criança na sua prática educativa. Neste sentido, pretendeu-se com este estudo de natureza qualitativa perceber como é elaborado/construído o portefólio individual da criança pelos Educadores de Infância que o utilizam. A recolha de dados empíricos ocorreu através de realização de entrevistas a seis Educadoras de Infância do Distrito de Setúbal, que colaboraram no estudo, a exercer funções no ensino público ou no ensino privado e duas educadoras aposentadas recentemente. Com este estudo percebeu-se que na construção do portefólio os Educadores de Infância fazem: (i) o planeamento do portefólio com a criança; (ii) observação; (iii) registo das atividades e produções mais importantes e significativas para a criança; (iv) análise/reflexão e avaliação dessas atividades com a participação da criança. O portefólio individual da criança é elaborado ao longo do ano letivo sendo que alguns Educadores de Infância consideram que a seleção das atividades da criança deve ser feita mensalmente, outros por períodos ou semestres. Concluiu-se que o portefólio individual da criança testemunha uma visão própria da criança.

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Documentação pedagógica Educação de infância Portefólio individual da criança

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