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- O papel da incubadora de base académica na promoção de uma cultura de inovação e empreendedorismoPublication . Mioto, Kevin da Cunha; Silva, José Manuel Seabra BenzinhoO presente trabalho académico aborda a importância das incubadoras de empresas, com foco nas incubadoras de base académica, no estímulo ao empreendedorismo e à inovação, especialmente no contexto português. Este estudo foi desenvolvido como parte do estágio curricular necessário para a obtenção do grau de mestre em Gestão Empresarial pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. O mestrando inicia o trabalho descrevendo a relevância do empreendedorismo como motor de crescimento económico, criação de emprego, inovação e aumento da competitividade. Neste cenário, as incubadoras de empresas emergem como elementos centrais, fornecendo suporte essencial para o desenvolvimento de startups. Em Portugal, o conceito de incubadora surgiu nos anos 90 e desde então o número de incubadoras tem crescido significativamente, com diversas iniciativas espalhadas pelo país para apoiar novos empreendedores. O presente relatório divide-se em quatro capítulos. O primeiro capítulo oferece um enquadramento teórico, abordando conceitos fundamentais como empreendedorismo, inovação e o processo de incubação de empresas. O autor explora diferentes tipos de incubadoras, incluindo aquelas com foco em desenvolvimento económico, tecnologia e inclusão social. Também são discutidas as fases do processo de incubação, que envolvem desde a formulação da ideia e planeamento inicial até a maturidade do negócio. No segundo capítulo, caracteriza-se a entidade acolhedora do estágio, o INOPOL Academia de Empreendedorismo, uma unidade orgânica do Politécnico de Coimbra dedicada à promoção da inovação, empreendedorismo e empregabilidade. O INOPOL atua em várias frentes, incluindo a incubação de empresas, capacitação e networking, proteção de propriedade intelectual, e promoção da empregabilidade. A incubadora oferece diferentes modalidades de suporte, como incubação física, virtual e co-work, além de diversos serviços para os empreendedores. O terceiro capítulo descreve as atividades desenvolvidas durante o estágio, como a reformulação do website do INOPOL para melhorar a comunicação com a comunidade académica e empresarial, e a avaliação da viabilidade económico-financeira de projetos empreendedores, utilizando ferramentas desenvolvidas por instituições como o IAPMEI. Finalmente, no quarto capítulo é realizada a discussão do trabalho, concluindo-se que as incubadoras de base académica desempenham um papel crucial no desenvolvimento de startups inovadoras e na promoção de uma cultura e mindset empreendedor. Também são identificadas boas práticas para o futuro como, por exemplo, o foco em atividades de alto valor acrescentado e o desenvolvimento da incubação na vertente virtual. Em resumo, o trabalho destaca que as incubadoras académicas são essenciais para transformar e apoiar ideias em negócios viáveis, contribuindo significativamente para o crescimento económico e social, tanto a nível regional quanto nacional, através da criação e desenvolvimento de empresas O estudo também aponta para a importância das parcerias estratégicas e redes de colaboração no sucesso das incubadoras e das empresas incubadas, assim como, para a aposta na internacionalização e adoção de políticas de saída e graduação de incubadas que garantam a autossuficiência das empresas após o período de incubação.
- Estrutura de Capitais das Startups Portuguesas.Publication . MAGALHÃES DE OLIVEIRA E SILVA, SOFIA RAQUEL; Gomes de Almeida, Luis AntónioA estrutura de capitais, procura maximizar o valor da empresa e minimizar o custo do capital contribuindo para a maximização da rentabilidade empresarial, o trade off entre a utilização de capitais próprios ou capitais alheios tem sido nas últimas décadas uma das maiores preocupações dos gestores, sendo também cenário de diversas investigações a nível académico. Neste sentido, este estudo investiga os determinantes da estrutura de capital das startups portuguesas nos setores do turismo e tecnologia entre 2017 e 2022, com o objetivo de entender como estas empresas equilibram capitais próprios e de terceiros no financiamento dos seus ativos. Recorrendo a uma metodologia de dados em painel, onde o modelo de efeitos fixos foi considerado o mais adequado, foram analisadas três variáveis dependentes, endividamento geral, de curto e de médio-longo prazo, e a capacidade explicativa de várias variáveis independentes, como a dimensão, a rentabilidade, liquidez, alavancagem e idade. Os resultados indicam que o endividamento das startups é influenciado por diversos fatores, com diferenças significativas entre os setores em estudo. Para as empresas tecnológicas, a dimensão está positivamente relacionada com o endividamento de curto e médio-longo prazo. Contrariamente o setor do turismo, onde essa relação é negativa, mostrando a evidência de que quanto maior a empresa menor o nível de endividamento da mesma. Além disso, para o setor do turismo, o aumento da rentabilidade está associado a um maior endividamento de curto prazo, enquanto os benefícios fiscais contribuem para o Estrutura de Capitais das startups portuguesas. Evidência das empresas Tecnológicas e do Turismo. v aumento do endividamento a médio e longo prazo nas empresas tecnológicas. Este trabalho oferece insights valiosos para a formulação de políticas de gestão e estratégias de financiamento mais eficazes para as startups, área fundamental para garantir a sua sustentabilidade e crescimento. Contribui também para o desenvolvimento da teoria académica e da literatura financeira, ao fornecer evidências empíricas sobre os determinantes da estrutura de capitais das startups portuguesas.
- Uma Rota Enogastronómica como produto estruturador para os territórios: Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e MêdaPublication . DA MOTA FERREIRA, MÓNICA LISSA; Leão Nicolau Gonçalves de Aguiar, Lídia MariaA enogastronomia tem sido um produto turístico capaz de alavancar a notoriedade dos territórios de baixa densidade. Os territórios em estudo apresentam um conjunto de produtos endógenos comuns que podem fazer parte integrante de um produto estruturador e de promoção da procura, desde que os stakeholders e municípios se desenvolvam em rede e cooperação. Para perceber a pertinência desta ferramenta estruturadora nos territórios de Vila Nova Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda, utilizou-se a metodologia qualitativa. Neste âmbito, foram realizadas entrevistas a informantes privilegiados, visitas ao territórios e anotações num diário de campo. Através da análise dos dados e triangulação dos mesmos, desenvolveu-se uma proposta de uma rota enogastronómica de quatros dias pelos territórios em estudo. Percebeu-se, nesta investigação, que os stakeholders têm noção das potencialidades turísticos dos territórios, da importância dos produtos e da pertinência de uma rota que pode ter um efeito multiplicador e trazer várias vantagens para o desenvolvimento económico e turístico. É, assim, manifesto e unânime o interesse em fazer parte de uma rota, refletindo-se num reconhecimento de que o turismo pode proporcionar um desenvolvimento, uma cooperação e sinergias no território.
- Histórias de receção infantil e desenvolvimento da criança:Publication . Gonçalves, Hermínia; Leitão, Ana RitaO presente relatório insere-se no âmbito da Prática de ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), cuja experiência em contexto real motivou o desenvolvimento de uma análise crítica reflexiva sobre o contributo das histórias de receção infantil no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. A temática escolhida é de suma importância, posto vários estudos reconhecerem o contributo das narrativas infantis na promoção de aquisições variadas, inclusivamente no plano cognitivo, além de os livros de receção infantil e o ato de contar as histórias de receção infantil motivarem a compreensão acerca do conhecimento do mundo, a promoção de valores morais e de contribuir positivamente para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos. Perante este entendimento, empreendeu-se uma investigação tendo por base uma abordagem qualitativa, assente na observação no contexto de atividades desenvolvidas no âmbito da literatura para a infância, na aplicação de inquéritos por questionário junto de Encarregados de Educação (EE) de forma a compreender os contornos do envolvimento parental nesta matéria, na recolha de testemunhos de educadores, por meio de inquérito por entrevista e inquérito por questionário, de forma a apurar com maior detalhe que aspetos se evidenciam aquando da exploração de histórias, assim como a médio e longo prazo, seja em termos de promoção de hábitos de leitura, incremento nas várias dimensões do desenvolvimento linguístico, capacidade de compreensão e expressão orais. Foi orientada uma conversa individual com cada criança, com idades entre os 3 e os 5 anos, da sala Educação Pré-Escolar onde foi realizado o estágio, assim foi possível identificar as histórias preferidas das crianças. Os resultados evidenciam existir uma perceção positiva relativamente aos efeitos das narrativas de receção infantil, reconhecendo tanto os docentes, como os EE que semelhantes narrativos desempenham um papel significativo na faixa etária dos 3 aos 5 anos. Os elementos apurados neste estudo, embora lidando com uma amostra reduzida, reforçam a importância de continuar a prever a exploração de histórias em contexto de Educação Pré-Escolar atendendo a diferentes dimensões do desenvolvimento integral das crianças na faixa etária dos 3 aos 5 anos
- Branding no ensino superior: um plano de rebranding para a ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTOPublication . Matos, Ana Beatriz Neves de Sousa; Martin D'Ávila, MiguelNos últimos anos, o ensino superior tem passado por uma transformação significativa, com as Instituições de Ensino Superior (IES) a priorizarem a gestão da sua imagem e comunicação com os seus públicos-alvo. A Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), instituição de ensino superior politécnico não integrado, reconhecida pela excelência na formação de enfermeiros, enfrenta agora o desafio de atualizar a sua identidade visual e comunicação. Este trabalho final de mestrado propõe um plano de rebranding para a ESEP, tendo em vista a modernização da sua imagem e o fortalecimento da sua presença no mercado. O projeto surge num momento estratégico, coincidente com o término do Plano Estratégico 2020-2024 e a aprovação da sua integração na Universidade do Porto. Através de uma metodologia que inclui uma revisão bibliográfica e a aplicação de entrevistas e questionários aos stakeholders internos, concluiu-se que, apesar da boa reputação da instituição, a sua identidade visual necessita de uma atualização. O plano de rebranding proposto visa alinhar a marca da ESEP com os seus objetivos estratégicos e reforçar o seu posicionamento nacional e internacional.