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Authors
Abstract(s)
A enogastronomia tem sido um produto turístico capaz de alavancar a notoriedade dos territórios de baixa densidade. Os territórios em estudo apresentam um conjunto de produtos endógenos comuns que podem fazer parte integrante de um produto estruturador e de promoção da procura, desde que os stakeholders e municípios se desenvolvam em rede e cooperação. Para perceber a pertinência desta ferramenta estruturadora nos territórios de Vila Nova Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda, utilizou-se a metodologia qualitativa. Neste âmbito, foram realizadas entrevistas a informantes privilegiados, visitas ao territórios e anotações num diário de campo. Através da análise dos dados e triangulação dos mesmos, desenvolveu-se uma proposta de uma rota enogastronómica de quatros dias pelos territórios em estudo. Percebeu-se, nesta investigação, que os stakeholders têm noção das potencialidades turísticos dos territórios, da importância dos produtos e da pertinência de uma rota que pode ter um efeito multiplicador e trazer várias vantagens para o desenvolvimento económico e turístico. É, assim, manifesto e unânime o interesse em fazer parte de uma rota, refletindo-se num reconhecimento de que o turismo pode proporcionar um desenvolvimento, uma cooperação e sinergias no território.
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Keywords
Territórios de baixa densidade, rota enogastronómica, Vila Nova Foz Côa, Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo