IPAM - Porto
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPAM - Porto by Title
Now showing 1 - 10 of 761
Results Per Page
Sort Options
- 0KG: criação e desenvolvimento de um serviço inovadorPublication . Bernardes, João Pedro; Nogueira, MafaldaEste projeto profissional tem como objetivo a criação, análise e compreensão da viabilidade de um serviço inovador na área do vestuário chamado de 0KG, cuja criação se centra na questão de pesquisa: “Estão as pessoas dispostas a usar roupa em 2ª mão e/ou alugadas quando vão viajar?”. A 0KG trata-se de um aluguer de roupa para dia-a-dia e também de roupa cultural, dependendo do país para onde se vai viajar. O benefício principal deste serviço é de facilitat a rotina dos viajantes, permitindo que as deslocações sejam feitas com maior tranquilidade, sem preocupação com as bagagens e ainda oferecendo um variado leque de roupa para usar, que normalmente os turistas não teriam no seu armário. Por exemplo, um brasileiro poderia trocar as praias quentes do seu país pelo inverno rigoroso de Nova Iorque e não ser obrigado a investir num novo guarda-roupa preparado para o frio. A criaçção e desenvolvimento deste serviço realizou-se através do uso de várias metodologias, como o design thinking e modelos de negócio. A análise a estas metodologias possibilitaram uma explicação da 0KG através um processo de design thinking de Kees Dorst, e ainda a criação de um modelo de negócio que resulta da junção de dois modelos: o Business Model Canvas e McKinsey 7S’s. Numa fase seguinte do projeto foi ainda feita uma análise SWOT que permitiu uma melhor compreensão ao meio envolvente à 0KG, bem como uma análise à concorrência. Relativamente à validaçção do serviço, esta foi feita com a elaboraçção de um questionário com amostra por conveniência, e ainda de um focus group com pessoas de interesse, de forma a obter mais informaçção qualitativa e perceber assim a perceção e aceitabilidade da 0KG. Finalmente, o projeto culmina com a resposta positiva ao problema em si, mostrando assim que o serviço 0KG tem alta aceitação por parte da população. No último capítulo poderá ver-se ainda recomendações, limitações e sugestões para o estudo.
- À direita dos fãs: comunicação política e desenvolvimento de fandom digital - Caso de estudo do partido ChegaPublication . Monteiro, Beatriz Mendes Fontão; Gomes, SandraObjetivo- Esta investigação analisa a relação entre a comunicação política e o desenvolvimento de comunidades de fãs digitais, focando-se no estudo de caso do partido Chega. O estudo insere-se na área do marketing político e procura compreender de que forma as estratégias comunicacionais deste partido contribuem para o desenvolvimento de fandom político em Portugal. Metodologia- Adotou-se uma abordagem de estudo de caso com metodologia mista, combinando técnicas qualitativas e quantitativas. A investigação integra uma análise netnográfica das publicações do partido Chega no Instagram, a aplicação de um modelo adaptado de Lee & Moon (2021), e a realização de entrevistas aprofundadas a eleitores do partido. A amostra do inquérito online é composta por 135 respostas válidas de eleitores do Chega nas eleições legislativas de 2024. As entrevistas foram conduzidas com participantes selecionados, com base nos níveis de envolvimento com o partido, o que foi previamente identificado no inquérito. Resultados e principais conclusões- A análise fatorial confirmou quatro dimensões do fandom político entre os eleitores do Chega: Lealdade, Adoração, Envolvimento na Comunidade de Fãs e Diversão. Através do inquérito, concluiu-se que indivíduos com menor grau de escolaridade apresentam um maior nível da dimensão de Adoração do fandom. Verificaram-se também correlações significativas entre algumas dessas dimensões e a intenção de interagir com publicações de diferentes elementos estilísticos. As entrevistas aprofundaram estas dimensões, permitindo compreender de que forma os eleitores se relacionam com o partido e com a sua presença digital. Foi possível compreender, através da netnografia e do inquérito, que os elementos estilísticos “intimidade” e “absolutismo” provocam um maior número de interações online. Limitações- A amostragem não probabilística, o número reduzido de participantes nas entrevistas e a análise apenas na rede social Instagram limitam a generalização dos resultados. Originalidade/Valor- A presente dissertação contribui para a compreensão do fandom político no contexto português, ao aplicar pela primeira vez o modelo de Lee e Moon (2021) a um partido de direita radical português. Contribui para o entendimento das novas dinâmicas de envolvimento político no espaço digital e para a compreensão do efeito destas na polarização e na qualidade da participação democrática.
- A impressão da fotografia na era digital: perceção e tendências entre as gerações Millennials, Z e Alpha no mercado portuguêsPublication . Ribeiro, Daniela da Silva Garcia; Domingos, CatarinaNum mundo cada vez mais digitalizado, a fotografia impressa mantém um papel simbólico e emocional importante, especialmente entre gerações que cresceram rodeadas de imagens digitais. Esta dissertação tem como objetivo compreender as perceções, motivações e barreiras associadas à impressão fotográfica entre as gerações Millennials, Z e Alpha em Portugal, num esforço de mapear tendências de consumo relevantes para o setor. A investigação foi realizada em colaboração com a FUJIFILM Portugal, integrando uma abordagem quantitativa com base na aplicação de um questionário online, que recolheu 185 respostas válidas. A revisão de literatura destacou o valor afetivo atribuído à imagem impressa, a nostalgia visual e o papel da fotografia na construção da identidade digital. O enquadramento de mercado, baseado nos dados da Futuresource Consulting e do Digital 2021, revelou a crescente valorização de produtos personalizados e a preferência por serviços de impressão práticos e acessíveis. Os resultados empíricos confirmaram que, embora a frequência de impressão seja pontual, existe um forte desejo de imprimir mais fotografias — travado por barreiras como o preço e a falta de hábito. A maioria dos inquiridos associa a fotografia impressa à durabilidade, partilha familiar e preservação da memória. Com base nos resultados obtidos, são apresentadas recomendações práticas para a FUJIFILM, nomeadamente o desenvolvimento de aplicações móveis intuitivas, modelos de subscrição acessíveis e estratégias de comunicação que valorizem a carga emocional da fotografia impressa. Este estudo contribui para o entendimento do papel da imagem física na era digital e oferece pistas estratégicas para marcas que operam no setor da impressão fotográfica.
- A influência da nostalgia na intenção de compra de produtos Lego co-brandedPublication . Teixeira, Rui Daniel Vieira da Silva; Nogueira, MafaldaNo marketing atual, a nostalgia manifesta-se, num contexto em que os consumidores se conectam de forma crescente a nível emocional com as marcas, como um elemento estratégico que consegue influenciar opiniões e ações de compra. Apesar do fenómeno ter sido de interesse académico nos últimos anos, existem ainda, contudo, lacunas sobre o seu uso na dimensão do co-branding no setor de entretenimento e dos brinquedos. Deste modo, este estudo investiga a influência da nostalgia sobre a intenção de compra de produtos LEGO co-branded, nomeadamente dos universos Disney e Star Wars. Para tal, aplicou-se uma metodologia mista, com um questionário aplicado a 155 consumidores de LEGOs e 2 focus groups, com um total de 14 participantes. Os dados revelaram que os sentimentos nostálgicos evocados pelas colaborações da LEGO, de facto, influenciam a predisposição dos consumidores para adquirir e recomendar esta tipologia de produtos. A experiência junto de marcas parceiras, bem como as lembranças da infância ou da juventude possuem um grande peso no valor percebido dos conjuntos LEGO co-branded. Este estudo também realizou uma caracterização do perfil do consumidor, onde foi possível obter resultados relativos aos seus hábitos e à visão dos produtos. Esta investigação contribui para a compreensão do comportamento do consumidor nostálgico, ao integrar nostalgia e co-branding num único modelo aplicado à LEGO, bem como, ao explorar diferentes níveis de nostalgia, incluindo o fenómeno emergente da forestalgia. Os resultados do estudo oferecem orientações para o desenvolvimento de estratégias de marketing dentro do setor do entretenimento.
- A influência da personalização na fidelização de clientes no e-commerce de modaPublication . Santos, Pamella Cristina Silva Ferreira dos; Stenzel, PauloEste estudo investiga como a personalização influencia a fidelização de clientes no e-commerce, com base em teorias de marketing relacional e comportamento do consumidor. A partir de uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa, que inclui inquérito com consumidores, analisando a percepção dos mesmos, os tipos de personalização (básica e avançada) e os principais desafios enfrentados pelas empresas. Apesar da popularização da personalização como estratégia digital, há uma lacuna sobre sua efetividade direta na retenção de clientes. O objetivo é compreender em que medida a personalização contribui para a construção de relações duradouras entre consumidores e marcas, com a proposta de um modelo de análise adaptável a diferentes segmentos do comércio online
- A inteligência artificial no setor automóvel premium e de luxo: impacto na satisfação do cliente – Estudo de caso NasamotorPublication . Matias, Diogo Flora de Oliveira; Lamas, MarcoA Inteligência Artificial (IA) está a transformar a experiência do cliente nas marcas de automóveis premium e de luxo, especialmente através da personalização do serviço, automação de processos e melhorias significativas, tanto no relacionamento, como na eficiência processual no após-venda. Este estudo investiga o impacto da IA na satisfação no cliente neste segmento, sendo seguido um método qualitativo através de 8 entrevistas semiestruturadas com profissionais do setor automóvel, especialistas em tecnologia, juristas e consumidores de marcas premium e de luxo. Na análise, conclui-se que a aplicação da IA mais relevante para a indústria é a manutenção preditiva, é vista como fundamental por aumentar a conveniência, a confiança e a perceção de valor do cliente. Juntamente com a identificação de fatores críticos de sucesso (qualidade dos dados, robustez da infraestrutura e alinhamento com a cultura organizacional), estão também presentes barreiras para a adoção desta tecnologia, como a resistência interna à mudança, riscos de interação de contato humano, questões éticas e desafios de conformidade com o RGPD. O estudo termina com recomendações estratégicas para uma implementação ética, orientada para as necessidades e expectativas do cliente, a IA é colocada como uma ferramenta estratégica para a melhoria da experiência e fidelização na indústria automóvel premium e de luxo.
- A nostalgia como estratégia no marketing digital: o impacto das campanhas da marca NOS nas gerações Y e ZPublication . Mota, Mariana Lucas da; Carvalho, NinoA nostalgia está cada vez mais presente nas estratégias de marketing digital, especialmente quando o objetivo é criar uma ligação emocional com o público. Este trabalho teve como principal objetivo analisar o impacto da nostalgia nas campanhas digitais da NOS junto das gerações Millennial e Z, através da análise de conteúdos no Instagram. Para isso, foi adotada uma abordagem mista e multidimensional que combinou análise semiótica, análise de sentimentos e dados de interação das publicações. Os resultados demonstram que as campanhas com referências ao passado geraram mais interações e envolvimento emocional do que aquelas que não recorreram a esse tipo de apelo. A análise semiótica evidenciou que os elementos visuais, textuais e sonoros remetem a memórias culturais partilhadas, fortalecendo a ligação entre a marca e o público. Para além de apresentar resultados empíricos, este estudo oferece contributos relevantes para a área do marketing digital em Portugal, onde a utilização da nostalgia ainda é pouco explorada. Destaca-se a análise comparativa entre campanhas nostálgicas e não nostálgicas da mesma marca, assim como a adaptação de um dicionário empírico de nostalgia para português, o que permitiu aprofundar a análise de sentimentos. Ao integrar diferentes áreas de conhecimento como comunicação, marketing, sociologia e semiótica, o estudo proporciona uma visão mais abrangente sobre o impacto da nostalgia e reforça o seu potencial como estratégia emocional no marketing digital.
- A otimização da experiência de utilizador da app “My São João”Publication . Mendes, Teresa Margarida Barata Rodrigues; Domingos, CatarinaA transformação digital da saúde, destaca as apps hospitalares como essenciais na relação entre pacientes e hospital. Esta investigação pretende analisar a experiência do utilizador da app “My São João” da Unidade de Saúde Local do Hospital de São João, no Porto, bem como sugerir melhorias para a sua otimização. A informação relativa à utilização de apps hospitalares em Portugal e sobre os dados demográficos dos utilizadores é praticamente inexistente. As opções metodológicas recaem sobre técnicas quantitativas e qualitativas. Recorreu-se a um questionário que integra a escala SUS (System Usability Scale) e o UEQ (User Experience Questionnaire) para aferir vários elementos sobre a experiência com apps hospitalares em Portugal. A metodologia qualitativa é composta por entrevistas e o método de observação, para identificar pormenores mais específicos e por vezes, não verbais da experiência. A população-alvo deste estudo são indivíduos utilizadores da app, tendo-se optado, para a metodologia quantitativa, pela aplicação de um processo de amostragem não probabilístico por julgamento. A amostra do estudo quantitativo é de 156 inquiridos e a do qualitativo é de 10 entrevistados. A aplicação em análise tem potencial para ser um modelo nacional em saúde digital, desde que integre práticas orientadas pelo feedback do utilizador e fundamentadas em UX Marketing. Todas as recomendações e considerações deste projeto assentam na análise dos dados obtidos e em boas práticas digitais, centradas no utilizador, com vista à eficiência da app e ao desenvolvimento da literacia digital em saúde. Os resultados revelaram que a aplicação "My São João" apresenta um score SUS de 54,38, inferior à média de outras aplicações hospitalares nacionais (58,33) e significativamente abaixo do valor de referência internacional (68). Na análise quantitativa destaca-se que 88,6% dos utilizadores apenas usam aplicações hospitalares quando necessitam de serviços específicos, sendo as funcionalidades mais valorizadas o acesso a resultados de exames (85,4%), marcação de consultas (84,2%) e consulta do histórico clínico (79,7%). Estes dados são muito cruciais para a definição de uma estratégia de otimização da experiência, sobretudo estas serem funcionalidades que não estão disponíveis na aplicação em estudo. Relativamente à análise qualitativa, salienta-se a disparidade significativa entre a experiência dos utilizadores de aplicações privadas, que referem ser "intuitivas" e "user-friendly", e da "My São João", que a caracterizam como "difícil e confusa". Este estudo propõe um conjunto de recomendações estratégicas organizadas em cinco dimensões, cujo foco é posicionar esta aplicação como referência nacional em saúde digital.
- A perceção do consumidor sobre a autenticidade dos diferentes tipos de marketing relacionado à causa do direito das mulheresPublication . Meneses, Sara Pinheiro; Gomes, SandraObjetivo – A presente investigação visa analisar a perceção do consumidor sobre a autenticidade dos diferentes tipos de Marketing Relacionado à Causa do Direito das Mulheres e explorar o seu impacto na confiança atribuída às marcas. Metodologia – O estudo assume um carácter exploratório e recorreu a uma metodologia quantitativa. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário, distribuído em plataformas online. No total, foram recolhidas 291 respostas válidas. Resultados e principais conclusões – Os resultados da investigação revelam que a perceção de autenticidade das campanhas de Marketing Relacionado às Causas (MRC) exerce um papel central na construção da confiança dos consumidores sobre as marcas. Os dados revelam que as campanhas percebidas como mais autênticas são associadas a níveis mais elevados de confiança, sendo esta relação mais expressiva quando existe um elevado grau de participação e conexão emocional com a mesma. Este efeito mediador indica que a interação emocional e o envolvimento ativo dos indivíduos são elementos fulcrais na transformação de perceções positivas. Neste sentido, as campanhas baseadas em eventos e experiências, por promoverem um maior envolvimento emocional e interação com a causa, revelam-se mais eficazes na construção de perceções de autenticidade e, consequentemente, de confiança. Adicionalmente, os dados revelam que os consumidores mais jovens atribuem maior autenticidade e revelam maior envolvimento. Por conseguinte, compreende-se que a comunicação das ações filantrópicas das empresas devem ser tangíveis e coerentes com os seus valores, nomeadamente, nas campanhas associadas ao Direito das Mulheres. Limitações – Para além do carácter exploratório da investigação, destaca-se a utilização de marcas e campanhas fictícias, bem como a abordagem exclusivamente quantitativa, que não permite analisar a influência de fatores simbólicos e emocionais associados à perceção de autenticidade. Originalidade/Valor – Este é um estudo pioneiro ao articular conceitos de Marketing Relacionado às Causas, perceção de autenticidade e confiança na marca, não existindo, até ao momento, investigações que integrem estes domínios de forma conjunta.
- A perceção do consumidor sobre a inteligência artificial no ponto de vendaPublication . Santana, Sofia De Jesus Mendes; Imamovic, Irmainteligência artificial no ponto de venda, com especial foco no contexto do retalho. Numa altura em que o mundo se encontra em constante inovação e onde a inteligência artificial assume, cada vez mais, um papel central, esta investigação procura compreender de que forma é que esta tecnologia impacta a experiência de compra do consumidor, assim como identificar os fatores que influenciam a aceitação e posterior satisfação dos mesmos. Para tal, foi utilizada uma metodologia qualitativa, realizando entrevistas estruturadas a consumidores com perfis sociodemográficos diversificados. Através da análise dos dados, resultante das perspetivas, sentimentos e experiências dos consumidores com tecnologias de inteligência artificial no ponto de venda, tais como reconhecimento facial, pagamento inteligente, sistemas de self-service checkout, entre outros, foi possível recolher uma perspetiva aprofundada e contextualizada do tópico em estudo. Os resultados obtidos por meio da análise dos dados evidenciam que a aceitação da inteligência artificial no ponto de venda está dependente de diversos fatores, tais como a rapidez, a facilidade de utilização, e o valor percebido que é acrescentado à experiência de compra. Características demográficas e fatores emocionais e sociais, revelam ser igualmente determinantes para a aceitação destas tecnologias, derivado de fatores como a idade, a literacia tecnológica, a procura por conveniência, a angústia com a perda de fator humano e as preocupações éticas. Para além disso, os fatores idade e literacia tecnológica demonstram um impacto direto na predisposição dos consumidores para aceitar estas tecnologias. Conclui-se assim que, a inteligência artificial, se bem implementada, pode aprimorar de forma significativa a experiência de compra do consumidor, tornando-a mais rápida, cómoda, eficiente e autónoma. Contudo, é fundamental para os consumidores que as empresas consigam criar um equilíbrio entre a inovação e o contacto humano, promovendo assim a experiência emocional do consumidor.
