Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-23"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Direitos televisivos no futebol profissional portuguêsPublication . Almeida, Rafael João Nogueira Gomes da Costa; Domingos, CatarinaEsta dissertação analisa as dinâmicas atuais e as perspetivas futuras associadas à valorização dos direitos audiovisuais no futebol português. A investigação parte do pressuposto de que o modelo de gestão vigente em Portugal, baseado na negociação individualizada dos direitos televisivos, compromete a competitividade, a sustentabilidade económica dos clubes e o potencial de internacionalização da Liga Portugal. Com base numa abordagem qualitativa e exploratória, foi realizada uma análise documental aprofundada, complementada por uma entrevista semiestruturada a um especialista do setor, permitindo uma triangulação metodológica rigorosa. Os resultados revelam a importância da centralização da negociação dos direitos, da diversificação dos canais de distribuição (incluindo plataformas OTT), da redistribuição equitativa das receitas e da liderança estratégica por parte da Liga Portugal. Adicionalmente, identificam-se tendências como a fragmentação das audiências, o impacto da digitalização nos padrões de consumo e a necessidade de combater a pirataria digital como condição essencial para a valorização sustentável do produto futebolístico nacional. As recomendações formuladas visam orientar uma reforma estrutural do modelo português, alinhada com as boas práticas europeias.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Teresa Fonseca Rau; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional resulta de um percurso formativo desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação João de Deus. Através deste documento, pretendo apresentar reflexões baseadas em situações concretas experienciadas ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, abordando temas relevantes da área da investigação em Educação. O documento que ora se apresenta foi dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. No primeiro capítulo, descrevo dez atividades, aulas ou situações que considerei relevantes para a minha formação enquanto futura docente, nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Procedo, igualmente, a uma reflexão crítica sobre essas experiências, sustentada por uma fundamentação teórica. Neste segundo capítulo, incluo oito planificações de contextos de ensino e aprendizagem, estruturadas em formato de tabela, cuja relevância das estratégias e recursos planificados é fundamentada teoricamente. No terceiro capítulo, apresento quatro dispositivos de avaliação que são acompanhados de uma descrição da sua implementação junto de turmas do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste capítulo são também discutidos e interpretados os resultados das avaliações realizadas. No quarto capítulo, delineio o projeto intitulado “Escola Inteligente”, o qual visa sensibilizar os alunos e a restante comunidade educativa na perspetiva de dar a conhecer e implementar o uso de energias renováveis, bem como tomar medidas para a sua otimização, promovendo atitudes ecológicas e sustentáveis. Este relatório termina com a apresentação das considerações finais, onde reúno as principais aprendizagens construídas e dificuldades sentidas ao longo do Mestrado e da realização do Relatório de Estágio Profissional.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Diana Filipa Marinho Matos; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório resulta do Estágio Profissional realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação João de Deus. Desenvolvido ao longo de quatro semestres, o estágio permitiu a vivência de práticas pedagógicas diversificadas em contextos reais de ensino, abrangendo o 1.º Ciclo e o 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizados entre setembro de 2023 e julho de 2025. Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos onde se abordam: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e uma proposta de trabalho projeto. No primeiro capítulo encontram-se dez relatos significativos para o meu percurso de formação. Cada um destes episódios é acompanhado de uma reflexão crítica e fundamentação teórica que procuram demonstrar a veracidade do que neles é explorado. No segundo capítulo, são descritas oito planificações da minha autoria, devidamente justificadas em relação às estratégias e recursos utilizados. Quatro correspondentes ao 1º ciclo de escolaridade, referentes às componentes de Português, Estudo Meio e Matemática, e quatro de 2º ciclo, duas da disciplina de Ciências Naturais e duas da disciplina de Matemática. O terceiro capítulo integra quatro dispositivos de avaliação desenvolvidos para ambos os ciclos de ensino. Para cada instrumento, é apresentada uma análise e interpretação dos resultados obtidos, com o intuito de refletir sobre a eficácia das práticas pedagógicas adotadas e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. O capítulo quatro é dedicado à apresentação e reflexão de um Trabalho de Projeto, com o título “Hortas e Sabores”, desenvolvido com o objetivo de promover a consciência ambiental e incentivar hábitos de alimentação saudável entre os alunos. Para concluir, apresento as considerações finais deste trabalho, nas quais sintetizo as aprendizagens e experiências adquiridas ao longo dos Estágios Profissionais, destacando o seu contributo para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.
- A otimização da experiência de utilizador da app “My São João”Publication . Mendes, Teresa Margarida Barata Rodrigues; Domingos, CatarinaA transformação digital da saúde, destaca as apps hospitalares como essenciais na relação entre pacientes e hospital. Esta investigação pretende analisar a experiência do utilizador da app “My São João” da Unidade de Saúde Local do Hospital de São João, no Porto, bem como sugerir melhorias para a sua otimização. A informação relativa à utilização de apps hospitalares em Portugal e sobre os dados demográficos dos utilizadores é praticamente inexistente. As opções metodológicas recaem sobre técnicas quantitativas e qualitativas. Recorreu-se a um questionário que integra a escala SUS (System Usability Scale) e o UEQ (User Experience Questionnaire) para aferir vários elementos sobre a experiência com apps hospitalares em Portugal. A metodologia qualitativa é composta por entrevistas e o método de observação, para identificar pormenores mais específicos e por vezes, não verbais da experiência. A população-alvo deste estudo são indivíduos utilizadores da app, tendo-se optado, para a metodologia quantitativa, pela aplicação de um processo de amostragem não probabilístico por julgamento. A amostra do estudo quantitativo é de 156 inquiridos e a do qualitativo é de 10 entrevistados. A aplicação em análise tem potencial para ser um modelo nacional em saúde digital, desde que integre práticas orientadas pelo feedback do utilizador e fundamentadas em UX Marketing. Todas as recomendações e considerações deste projeto assentam na análise dos dados obtidos e em boas práticas digitais, centradas no utilizador, com vista à eficiência da app e ao desenvolvimento da literacia digital em saúde. Os resultados revelaram que a aplicação "My São João" apresenta um score SUS de 54,38, inferior à média de outras aplicações hospitalares nacionais (58,33) e significativamente abaixo do valor de referência internacional (68). Na análise quantitativa destaca-se que 88,6% dos utilizadores apenas usam aplicações hospitalares quando necessitam de serviços específicos, sendo as funcionalidades mais valorizadas o acesso a resultados de exames (85,4%), marcação de consultas (84,2%) e consulta do histórico clínico (79,7%). Estes dados são muito cruciais para a definição de uma estratégia de otimização da experiência, sobretudo estas serem funcionalidades que não estão disponíveis na aplicação em estudo. Relativamente à análise qualitativa, salienta-se a disparidade significativa entre a experiência dos utilizadores de aplicações privadas, que referem ser "intuitivas" e "user-friendly", e da "My São João", que a caracterizam como "difícil e confusa". Este estudo propõe um conjunto de recomendações estratégicas organizadas em cinco dimensões, cujo foco é posicionar esta aplicação como referência nacional em saúde digital.
- Cultura Organizacional e Desempenho Percecionado: Mediação da Perceção de Suporte Organizacional e Moderação da MotivaçãoPublication . José, Denise Eliane dos Santos; Moreira, AnaEste estudo teve como objetivo estudar o efeito da cultura organizacional no desempenho percecionado pelos colaboradores e se esta relação é mediada pela perceção de suporte organizacional e moderada pela motivação dos colaboradores. Participaram neste estudo 300 indivíduos a trabalharem em organizações localizadas em Portugal e em Angola. Os resultados indicam-nos que apenas a cultura de objetivos, a cultura de regras, a perceção de suporte organizacional cognitiva e a motivação identificada têm um efeito positivo e significativo no desempenho. A cultura de apoio e a cultura de objetivos têm um efeito positivo e significativo na perceção de suporte organizacional afetiva. Todas as dimensões da cultura organizacional têm um efeito positivo e significativo na perceção de suporte organizacional cognitiva. A perceção de suporte organizacional cognitiva tem um efeito de mediação total na relação entre a cultura de objetivos e o desempenho. A motivação intrínseca e a motivação identificada têm um efeito moderador na relação entre todas as dimensões da cultura organizacional e o desempenho. Espera-se que este estudo contribua para que os Gestores de Recursos Humanos compreendam a importância do tipo de cultura organizacional predominante na sua organização de modo a potenciar a perceção de suporte organizacional e o desempenho percecionado pelos colaboradores.
- Gestão da síndrome do intestino irritável na farmácia comunitáriaPublication . Bral, Etienne Claude Charles; Ramos, RitaA Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma doença gastrointestinal crónica que afeta entre 5 % e 20 % da população mundial, com uma prevalência que varia consoante as regiões e os critérios de diagnóstico (Camilleri et al., 2021), (Chey et al., 2020). Caracterizada por dores abdominais e alterações do trânsito intestinal, a SII tem um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes e gera elevados custos socioeconómicos, devido às consultas médicas, à medicação e a uma produtividade reduzida (Ford et al., 2019). O tratamento desta doença permanece complexo devido à diversidade dos sintomas e das causas subjacentes, que incluem fatores genéticos, ambientais, psicológicos e alterações da microbiota intestinal (Norlin et al., 2021). Assim, é necessária uma intervenção integrada e personalizada para responder às necessidades dos pacientes com SII, especialmente no contexto da farmácia comunitária, onde o farmacêutico desempenha um papel central no acompanhamento e na educação dos pacientes. Esta monografia tem com objetivo: Revisão teórica da SII e desenvolvimento de um guia de intervenção para farmacêuticos comunitários. Neste contexto, esta monografia destacará: (i) uma compreensão aprofundada e abrangente da fisiopatologia da Síndrome do Intestino Irritável; (ii) as abordagens terapêuticas e as intervenções possíveis para a gestão da SII; e (iii) intervenção farmacêutica no acompanhamento dos pacientes com SII.
- Caracterização e avaliação da eficácia de desinfetantes em isolados bacterianos ambientaisPublication . Lourenço, Maria Carolina da Silva; Bessa, LucindaIntrodução: Os biocidas aplicados em superfícies ajudam a prevenir infeções, mas o uso incorreto pode promover resistência antimicrobiana e disseminar patogénicos resistentes. Objetivos: Isolar e caracterizar bactérias presentes em superfícies da Egas Moniz School of Health & Science, determinando os seus perfis de resistência a antibióticos; avaliar a eficácia antibacteriana de três desinfetantes utilizados na instituição. Materiais e métodos: As amostras foram recolhidas com zaragatoas embebidas em água peptonada, incubadas em meio de enriquecimento e posteriormente inoculadas em meios seletivos para isolamento de colónias. A identificação preliminar foi realizada através de testes fenotípicos e bioquímicos, sendo confirmada em alguns casos usando API® e, por PCR em tempo real (qPCR). A suscetibilidade dos isolados obtidos aos antibióticos foi avaliada por difusão em agar. A eficácia dos desinfetantes foi determinada através da concentração mínima inibitória (CMI), usando o método de microdiluição, com estirpes de referência e três isolados, um de Escherichia coli e dois de Staphylococcus spp. Resultados: Foram obtidos 24 isolados: E. coli (n=3), Pseudomonas aeruginosa (n=2), Staphylococcus spp. (n=12, dos quais 9 eram manitol-negativo e coagulase-negativo) e Enterococcus spp. (n=7). A identificação definitiva foi levada a cabo para 5 isolados, sendo três E. coli e dois Enterococcus faecium. Observou-se baixa resistência a antibióticos, sem casos de multirresistência. O isolado de E. coli e os dois de Staphylococcus coagulase-negativo apresentaram suscetibilidade aos desinfetantes semelhante às estirpes de referência. O qPCR identificou genes de resistência à meticilina em alguns isolados, e excluiu a presença S. aureus. Os valores de CMI dos desinfetantes situaram-se dentro dos valores reportados na literatura para as espécies testadas. Conclusão: Os resultados sugerem uma aplicação eficaz dos protocolos de desinfeção e uso criterioso de biocidas na instituição. Contudo, recomenda-se vigilância microbiológica contínua para deteção precoce de alterações nos perfis de resistência e na microbiota ambiental.
- Perturbação da microbiota e do microbioma intestinal por substâncias psicoativas : estudo comparativo e implicações para a saúdePublication . Bienaimé-Robin, Jérémy Clément; Gonçalves, Luísa Lima; Silva, Paula Correia daEsta tese analisa a perturbação da microbiota e do microbioma intestinal causada por substâncias psicoactivas, como os opiáceos, as anfetaminas e os psicadélicos, e as suas implicações para a saúde, nomeadamente a saúde mental. Uma revisão narrativa da literatura, baseada em pesquisas na PubMed, B-On e Google Scholar (2000-2025), analisa os efeitos destas substâncias na diversidade e composição microbianas, os mecanismos biológicos subjacentes (metabolismo, imunidade, eixo microbiota-intestino-cérebro) e as suas consequências para as perturbações neuropsiquiátricas. Os estudos revelam que substâncias como a morfina, a cocaína e os antidepressivos induzem a disbiose, reduzindo a diversidade alfa e os metabolitos benéficos, enquanto aumentam a inflamação e a permeabilidade intestinal, o que agrava as perturbações mentais. Os psicadélicos, como a psilocibina, apresentam um potencial terapêutico através da modulação do microbioma e da neuroplasticidade. Intervenções como os probióticos, os prebióticos e a transferência da microbiota fecal oferecem perspetivas promissoras para restabelecer o equilíbrio microbiano. Esta revisão identifica lacunas no conhecimento e salienta a necessidade de estudos clínicos para validar abordagens terapêuticas personalizadas através do eixo microbiota-intestino-cérebro.
- Satisfação de pacientes em tratamentos dentários em clínica dentária universitária : análise quantitativaPublication . Pica, José Miguel de Jesus Moreira; Mendes, José João; Botelho, JoãoObjetivo: Avaliar o grau de satisfação dos pacientes da Clínica Universitária Egas Moniz (CUEM) – Caparica (Almada, Portugal), relativamente a vários aspetos da instituição que possam influenciar a sua opinião. Materiais e Métodos: Foi utilizado um questionário adaptado à população da CUEM – Caparica, incluindo variáveis sociodemográficas (idade, sexo, local de residência, situação profissional e nível de escolaridade) e fatores relacionados com experiências anteriores em consultas de medicina dentária. Estas variáveis abrangeram a regularidade de visitas ao médico dentista, ocorrência de eventos traumáticos em consultas de medicina dentária e os motivos de escolha da CUEM - Caparica. Todos os participantes forneceram consentimento informado antes da recolha dos dados. Resultados: A amostra foi constituída por 306 participantes. O questionário demonstrou eficácia na análise e avaliação do grau de satisfação, refletido na percentagem média total de 78,92%, indicando um nível de satisfação muito elevado entre os pacientes da CUEM - Caparica. Não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas entre as secções e os grupos analisados, sugerindo que as variáveis apresentadas não influenciaram a opinião final dos pacientes relativamente ao serviço prestado. Conclusão: Os resultados obtidos evidenciam um elevado nível de satisfação entre os pacientes da CUEM – Caparica, refletindo a qualidade e o profissionalismo do serviço prestado. A aplicação do questionário revelou-se uma ferramenta eficaz para avaliar a perceção dos pacientes, demonstrando que os fatores analisados não tiveram um impacto significativo na sua opinião final. Estes resultados reforçam a importância da manutenção dos padrões de excelência na prestação de cuidados de saúde oral e sugerem a continuidade da monitorização da satisfação dos pacientes como um elemento essencial para a melhoria contínua dos serviços.
- Intervenções de enfermagem especializada na abordagem à pessoa em situação crítica com sépsisPublication . Cruz, Gualter dos Reis Gomes da; Vaz, Célia Rodrigues de Oliveira TavaresA sépsis constitui-se como um desafio significativo para a saúde publica, apresentando elevadas taxas de mortalidade e encargos económicos consideráveis. A incidência de sépsis tem vindo a aumentar, fenómeno associado ao envelhecimento demográfico, à maior longevidade das doenças crónicas, ao crescimento do número de pessoas imunodeprimidas e, em ambiente hospitalar, à utilização mais frequente de procedimentos invasivos. A evidência demonstra que uma intervenção precoce e adequada pode modificar o desfecho clínico. O enfermeiro assume uma responsabilidade determinante na identificação precoce das alterações do estado clínico da PSC com sépsis, sendo indispensável a definição de planos de intervenção terapêutica. O cumprimento destes, exige o desenvolvimento de competências técnicas e não técnicas, onde a componente científica é igualmente relevante, permitindo ao profissional integrar a melhor evidência disponível na sua prática, promovendo cuidados seguros, eficazes e centrados na pessoa. Com o propósito de adquirir as competências técnicas e científicas, fundamentais à atribuição do título de enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação crítica e Mestre em Enfermagem, realizámos estágios em várias unidades especializadas. O presente relatório assenta numa metodologia descritiva, crítica e reflexiva das principais atividades realizadas e dos resultados alcançados nos diferentes contextos de estágio. Tem como referencial teórico, a Teoria das transições de Afaf Meleis e todo este percurso foi desenvolvido com base no Regulamento de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e fundamentado nos descritores de Dublin que qualificam o segundo ciclo de formação, associado ao grau de Mestre em Enfermagem.
