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Satisfação de pacientes em tratamentos dentários em clínica dentária universitária : análise quantitativa

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Abstract(s)

Objetivo: Avaliar o grau de satisfação dos pacientes da Clínica Universitária Egas Moniz (CUEM) – Caparica (Almada, Portugal), relativamente a vários aspetos da instituição que possam influenciar a sua opinião. Materiais e Métodos: Foi utilizado um questionário adaptado à população da CUEM – Caparica, incluindo variáveis sociodemográficas (idade, sexo, local de residência, situação profissional e nível de escolaridade) e fatores relacionados com experiências anteriores em consultas de medicina dentária. Estas variáveis abrangeram a regularidade de visitas ao médico dentista, ocorrência de eventos traumáticos em consultas de medicina dentária e os motivos de escolha da CUEM - Caparica. Todos os participantes forneceram consentimento informado antes da recolha dos dados. Resultados: A amostra foi constituída por 306 participantes. O questionário demonstrou eficácia na análise e avaliação do grau de satisfação, refletido na percentagem média total de 78,92%, indicando um nível de satisfação muito elevado entre os pacientes da CUEM - Caparica. Não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas entre as secções e os grupos analisados, sugerindo que as variáveis apresentadas não influenciaram a opinião final dos pacientes relativamente ao serviço prestado. Conclusão: Os resultados obtidos evidenciam um elevado nível de satisfação entre os pacientes da CUEM – Caparica, refletindo a qualidade e o profissionalismo do serviço prestado. A aplicação do questionário revelou-se uma ferramenta eficaz para avaliar a perceção dos pacientes, demonstrando que os fatores analisados não tiveram um impacto significativo na sua opinião final. Estes resultados reforçam a importância da manutenção dos padrões de excelência na prestação de cuidados de saúde oral e sugerem a continuidade da monitorização da satisfação dos pacientes como um elemento essencial para a melhoria contínua dos serviços.
Objective: To assess the level of patient satisfaction at the Egas Moniz University Clinic (Almada, Portugal) regarding various aspects of the institution that may influence the patients' final opinion. Materials and Methods: A questionnaire adapted to the CUEM – Caparica population was used, including sociodemographic variables (age, sex, place of residence, professional status, and level of education) and factors related to previous experiences in dental consultations. These variables covered the frequency of dental visits, the occurrence of traumatic events during consultations, and the reasons for choosing CUEM - Caparica. All participants provided informed consent before data collection. Results: The sample consisted of 306 participants. The questionnaire proved to be effective in analysing and assessing the level of satisfaction, reflected in the overall average percentage of 78.92%, indicating a very high level of satisfaction among CUEM – Caparica patients. No statistically significant differences were identified between the sections and groups analysed, suggesting that the presented variables did not influence the patients’ final opinions regarding the service provided. Conclusion: The results highlight a high level of satisfaction among CUEM – Caparica patients, reflecting the quality and professionalism of the service provided. The questionnaire proved to be an effective tool for assessing patients' perceptions, demonstrating that the analysed factors did not have a significant impact on their final opinion. These findings reinforce the importance of maintaining high standards of excellence in oral healthcare and suggest the continued monitoring of patient satisfaction as a key element for the continuous improvement of services.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

Satisfação do paciente Medicina Dentária Qualidade de serviços de saúde Questionário

Pedagogical Context

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