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Authors
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Abstract(s)
Objetivo – A presente investigação visa analisar a perceção do consumidor sobre a autenticidade
dos diferentes tipos de Marketing Relacionado à Causa do Direito das Mulheres e explorar o seu
impacto na confiança atribuída às marcas.
Metodologia – O estudo assume um carácter exploratório e recorreu a uma metodologia
quantitativa. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário, distribuído
em plataformas online. No total, foram recolhidas 291 respostas válidas.
Resultados e principais conclusões – Os resultados da investigação revelam que a perceção de
autenticidade das campanhas de Marketing Relacionado às Causas (MRC) exerce um papel central
na construção da confiança dos consumidores sobre as marcas. Os dados revelam que as campanhas
percebidas como mais autênticas são associadas a níveis mais elevados de confiança, sendo esta
relação mais expressiva quando existe um elevado grau de participação e conexão emocional com
a mesma. Este efeito mediador indica que a interação emocional e o envolvimento ativo dos
indivíduos são elementos fulcrais na transformação de perceções positivas. Neste sentido, as
campanhas baseadas em eventos e experiências, por promoverem um maior envolvimento
emocional e interação com a causa, revelam-se mais eficazes na construção de perceções de
autenticidade e, consequentemente, de confiança. Adicionalmente, os dados revelam que os
consumidores mais jovens atribuem maior autenticidade e revelam maior envolvimento. Por
conseguinte, compreende-se que a comunicação das ações filantrópicas das empresas devem ser
tangíveis e coerentes com os seus valores, nomeadamente, nas campanhas associadas ao Direito
das Mulheres.
Limitações – Para além do carácter exploratório da investigação, destaca-se a utilização de marcas
e campanhas fictícias, bem como a abordagem exclusivamente quantitativa, que não permite
analisar a influência de fatores simbólicos e emocionais associados à perceção de autenticidade.
Originalidade/Valor – Este é um estudo pioneiro ao articular conceitos de Marketing Relacionado
às Causas, perceção de autenticidade e confiança na marca, não existindo, até ao momento,
investigações que integrem estes domínios de forma conjunta.
Description
Keywords
Marketing relacionado às causas Tipos de marketing relacionado às causas Confiança na marca Grau de participação e conexão