Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-25"
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- Inteligência organizacional e modelos preditivos aplicados à detyeção de perdas em sistemas de abastecimentos de águaPublication . Teixeira, Ana Célia Freitas; Jardim, Sandra Maria Gonçalves Vilas BoasO presente estudo centrou-se numa análise de padrões de consumo de água, com especial enfoque na identificação de anomalias e ineficiências operacionais, como desperdícios, ruturas e lacunas de faturação. Reconhecendo a água como um recurso vital, limitado e estratégico, tornou-se imperativo aplicar metodologias de análise de dados que promovam uma gestão mais eficiente, sustentável e orientada por evidência. Neste âmbito, foram utilizadas ferramentas modernas de Business Intelligence (BI), com especial destaque para a plataforma Power BI da Microsoft, no sentido de transformar dados operacionais dispersos em insights acionáveis, através da construção de dashboards interativos e modelos preditivos. A investigação permitiu identificar padrões de consumo, comportamentos atípicos, bem como zonas críticas com risco acrescido de perdas, promovendo um novo paradigma de gestão baseada em dados. Foram também aplicadas técnicas estatísticas clássicas e algoritmos de Machine Learning (ML) supervisionado, com o objetivo de prever consumos futuros, sinalizar anomalias e apoiar a tomada de decisão estratégica e operacional. Os resultados obtidos evidenciaram o potencial transformador da analítica de dados para melhorar a fiabilidade da informação, antecipar falhas, reduzir perdas e otimizar os recursos disponíveis. Em complemento, foram apresentadas sugestões para futuras investigações, sublinhando a importância da monitorização contínua e da integração de dados como pilares de uma gestão hídrica inteligente, resiliente e sustentável.
- Análise de Dados de Produção no Setor da Indústria PedreiraPublication . Silva,Priscila Custódio Bassani da; Jardim, Sandra Maria Gonçalves Vilas BoasEste relatório tem como principal objetivo demonstrar os desenvolvimentos no sistema para se adequar na área de produção de uma indústria pedreira, que foram realizados durante o meu estágio curricular na empresa New Decision, de forma a poder obter o grau de mestre no curso de Mestrado de Analítica e Inteligência Organizacional, lecionado no Instituto Politécnico de Tomar. O principal desafio deste relatório é coletar dados e transformar em insights em um sistema que ainda se encontra em desenvolvimento e em constante atualização, no decorrer deste período de estágio o sistema foi se adaptando às novas formas de trabalho. No decorrer deste relatório irei detalhar a implementação da indústria Pedreira e os diferentes processos realizados e desenvolvidos, e os processos esses que se mantêm em contínuo desenvolvimento e melhoria. Ao longo deste processo foi detetada a necessidade de obtenção de informação relevante e de qualidade para a tomada de decisão estratégica na empresa. Um dos projetos foi a implementação de um sistema de Business Intelligence, através da criação de painéis específicos, designados por dashboards, para as diferentes áreas, suas componentes e desenvolvimento. As conclusões apontam para a necessidade das empresas se adaptarem aos novos modelos de negócio e investir em tecnologia para melhorar a produtividade no futuro
- A influência da personalização na fidelização de clientes no e-commerce de modaPublication . Santos, Pamella Cristina Silva Ferreira dos; Stenzel, PauloEste estudo investiga como a personalização influencia a fidelização de clientes no e-commerce, com base em teorias de marketing relacional e comportamento do consumidor. A partir de uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa, que inclui inquérito com consumidores, analisando a percepção dos mesmos, os tipos de personalização (básica e avançada) e os principais desafios enfrentados pelas empresas. Apesar da popularização da personalização como estratégia digital, há uma lacuna sobre sua efetividade direta na retenção de clientes. O objetivo é compreender em que medida a personalização contribui para a construção de relações duradouras entre consumidores e marcas, com a proposta de um modelo de análise adaptável a diferentes segmentos do comércio online
- O papel da reputação digital na atratividade empresarial: como as melhores empresas de tecnologia exploram a comunicação digital no LinkedInPublication . Ribeiro, Neuza Raquel Galhofa; Carvalho, NinoEsta investigação analisa a utilização do LinkedIn por parte de empresas tecnológicas portuguesas distinguidas pelo ranking Great Place to Work, com o objetivo de compreender em que medida o reconhecimento enquanto excelentes entidades empregadoras, se reflete em práticas eficazes de comunicação digital. Os resultados revelam um panorama heterogéneo, marcado por cinco conclusões principais. Em primeiro lugar, identifica-se uma discrepância entre o reconhecimento institucional e o desempenho comunicacional no LinkedIn, questionando a suposição de que culturas organizacionais fortes se traduzem automaticamente em estratégias digitais eficazes. Em segundo lugar, verifica-se que a dimensão da empresa não é um preditor direto da performance na plataforma, sendo o desempenho influenciado por fatores como o foco estratégico e a pressão competitiva. Em terceiro lugar, identificam-se variações entre segmentos de atuação na área tecnológica. As empresas de consultoria apresentam, de forma consistente, uma performance superior face às empresas dedicadas ao desenvolvimento de software. Em quarto lugar, a fraca correlação entre diferentes métricas de avaliação organizacional (Great Place to Work, Teamlyzer e LinkedIn) indica que estas captam dimensões distintas da atratividade empresarial. Por fim, a performance média de 60,9% nas variáveis analisadas demonstra um espaço significativo de melhoria na utilização estratégica do LinkedIn, mesmo entre organizações já reconhecidas pela sua qualidade interna. Estes pontos contribuem para uma compreensão mais crítica da relação entre reputação organizacional e presença digital, destacando a importância de estratégias de comunicação mais alinhadas com os valores e objetivos internos das organizações, especialmente no que respeita à sua capacidade de atratividade de talentos.
- Análise de conteúdos digitais sobre o projeto biodiversidade na ilha do Sal- Cabo Verde: uma abordagem aplicada ao marketing digitalPublication . Barbosa, Rossana Ingrid dos Santos Barros; Moniz, Luís BettencourtO presente estudo investigou de que forma os conteúdos digitais produzidos pelo Projeto Biodiversidade, localizado na Ilha do Sal Cabo Verde, contribuem para a promoção do turismo sustentável no contexto do marketing digital. Através de uma abordagem qualitativa com base na análise de conteúdo, foram examinadas publicações em redes sociais e plataformas de avaliação online, identificando-se padrões comunicacionais que refletem coerência discursiva, apelo emocional e envolvimento ativo dos públicos. A articulação entre mensagens ambientais, narrativas visuais e valores institucionais revelou-se eficaz na construção de uma identidade digital autêntica, educativa e mobilizadora. Os resultados indicam que a eficácia das estratégias de comunicação digital do projeto reside menos na frequência de publicações e mais na intencionalidade e relevância dos conteúdos, bem como na sua capacidade de gerar identificação e diálogo com os valores dos visitantes. Conclui-se que o marketing turístico digital, quando sustentado por princípios de ética e sustentabilidade, pode desempenhar um papel transformador na consciencialização ambiental e na valorização dos recursos naturais e socioculturais locais, contribuindo para uma prática turística mais responsável e participativa.
- Como o marketing mobile afeta as assistências nos estádios de Alvalade, do Dragão e da LuzPublication . Caetano, Paulo Alexandre Almeida; Stenzel, PauloEsta dissertação investiga como a utilização do marketing mobile pode afetar as assistências dos estádios de Alvalade, do Dragão e da Luz na época de 2024-2025. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, com uma amostra de 500 elementos, utilizando como metodologia um processo de amostragem não probabilístico, por conveniência. Nesta investigação foi utilizado o questionário pessoal como instrumento de recolha de dados. Os dados quantitativos primários foram organizados, processados e analisados através do Jamovi, uma ferramenta estatística de código aberto. Os resultados indicam que a utilização do marketing mobile contribui para o aumento das assistências no estádio de Alvalade, do Dragão e da Luz. E os resultados também sugerem que a adoção de uma estratégia omnicanal pode ser eficaz para aumentar a taxa média de ocupação nestes três estádios.
- Experiências Adversas na Infância e Estrutura de Personalidade Narcísica: Efeito Mediador do Ambiente Emocional Invalidante e Vinculação AdultaPublication . Silva, Bernardo Miguel Coelho da; Ferrajão, PauloA exposição a experiências adversas na infância é um dos fatores importantes na etiologia da perturbação narcísica de personalidade em adultos. O estilo de vinculação evitante, e a perceção de invalidação emocional parental, podem desempenhar um papel fundamental na explicação da relação entre EAI e PNP. O objetivo da presente dissertação é analisar se a exposição a diferentes tipos de EAI está associada a níveis mais elevados de PNP, e explorar o papel mediador tanto da perceção de invalidação emocional parental, como da vinculação evitante, nesta relação. A amostra foi composta por 217 participantes que completaram questionários de autorrelato validados que avaliaram as variáveis do estudo. Os dados foram analisados através do teste de modelos de equações estruturais, efetuando-se o teste de modelos múltiplos em série segundo os procedimentos de Preacher e Hayes (2008). Os resultados indicaram que a relação entre EAI e a PNP, varia mediante os estilos de vinculação internalizados e a perceção de invalidação emocional familiar. No modelo de múltipla mediação, verificou-se que a invalidação emocional, tanto materna, como paterna, mediou de forma significativa a relação entre EAI e PNP. No modelo de mediação em série, a exposição aos diferentes tipos de EAI revelaram efeitos indiretos significativos nas dimensões de grandiosidade/exibicionismo e empossamento/exploratividade, da PNP, mediados pela invalidação emocional e estilo de vinculação evitante. Os resultados obtidos na presente dissertação sugerem que níveis elevados de invalidação emocional percebida, e de vinculação evitante, podem ser mediadores que ajudam na compreensão da relação complexa entre PNP e EAI.
- Além das Notas: a Relação entre Inteligência Emocional, Resiliência e Personalidade no Sucesso Académico Percebido em Estudantes de PsicologiaPublication . Belchior, João Pedro Garcia; Frasquilho, DianaA presente investigação insere-se no crescente interesse da psicologia pelo impacto de variáveis emocionais e disposicionais no desempenho e bem-estar académico dos estudantes universitários. A presente investigação teve como objetivo explorar a relação entre a inteligência emocional de traço, os traços de personalidade segundo o modelo P-E-N de Eysenck, a resiliência e o sucesso académico percebido em estudantes universitários de Psicologia. Através de um desenho metodológico quantitativo, transversal e correlacional, participaram 117 estudantes de ambos os géneros, entre os 18 e os 50 anos. Foram aplicados o Trait Emotional Intelligence Questionnaire – Short Form (TEIQue-SF), o Eysenck Personality Questionnaire – Revised (EPQ-R) e a Escala de Resiliência de Wagnild e Young, bem como um instrumento de avaliação do sucesso académico percebido. Os resultados revelaram que a inteligência emocional de traço e a resiliência se correlacionam positivamente com o sucesso académico percebido, enquanto o neuroticismo apresenta uma correlação negativa. A extroversão revelou uma associação positiva moderada e o psicoticismo não demonstrou efeitos significativos. Modelos de mediação mostraram que a inteligência emocional medeia o efeito do Neuroticismo, da extroversão e da resiliência sobre o sucesso académico percebido. Estes resultados sugerem que a inteligência emocional poderá desempenhar um papel integrador entre variáveis disposicionais e adaptativas, apontando para a possibilidade de que o seu desenvolvimento constitua uma via promissora de intervenção junto de estudantes do ensino superior.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Luísa Margarida Rijo Carvalho Beja; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre temáticas relevantes na área da Educação, com base nas experiências vividas ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, inseridos no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, entre setembro de 2023 e julho de 2025. Este documento encontra-se estruturado em quatro capítulos principais: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. O primeiro capítulo apresenta dez relatos de aulas e momentos significativos de prática pedagógica, nos dois ciclos de ensino, acompanhados por uma reflexão crítica e fundamentação teórica. O segundo capítulo inclui oito planificações de aulas, organizadas em função dos conteúdos e das áreas disciplinares lecionadas, acompanhadas por uma justificação das opções metodológicas e didáticas adotadas. No terceiro capítulo, são apresentados quatro dispositivos de avaliação, utilizados em contextos reais de sala de aula. Cada um é analisado em termos da sua conceção, aplicação e resultados obtidos, com reflexões sobre a avaliação das aprendizagens. O quarto capítulo é dedicado ao desenvolvimento do projeto educativo “Ponto a ponto”, implementado numa turma do 4.º ano. O projeto visa sensibilizar os alunos para o impacto ambiental da indústria têxtil e promover práticas de reutilização de roupa, integrando a educação ambiental e a economia circular no contexto escolar. Por último, as considerações finais, nas quais sintetizo as aprendizagens construídas ao longo do percurso formativo, refletindo sobre os desafios enfrentados, o impacto da supervisão pedagógica e a importância da articulação entre teoria e prática na construção da identidade profissional docente.
- Relatório de Estágio Profissional I,II,III e IVPublication . Duarte, Ivone Maria Maia; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste Relatório de Estágio Profissional representa a etapa final de um percurso formativo exigente e enriquecedor, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, entre outubro de 2023 e julho de 2025. Ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, tive a oportunidade de integrar contextos educativos reais, aplicar metodologias diversas e refletir criticamente sobre o processo de ensino e aprendizagem. O documento encontra-se organizado em quatro capítulos, que refletem as diferentes dimensões da prática letiva. O primeiro capítulo: relatos, apresenta e analisa dez experiências pedagógicas que considerei particularmente significativas ao longo do meu percurso. O segundo capítulo: planificações, reúne oito propostas de ensino — quatro dirigidas ao 1.º Ciclo e quatro ao 2.º Ciclo. Ambos os capítulos estão devidamente fundamentados nas orientações curriculares e em bibliografia científica. No terceiro capítulo, centrado nos dispositivos de avaliação, apresento e descrevo quatro instrumentos aplicados na aferição das aprendizagens dos alunos, analisando os resultados obtidos tendo como base os princípios da avaliação formativa.O quarto e último capítulo apresenta a Proposta de Projeto Educativo, intitulada Condoninhos: Casinhas de materiais reutilizáveis para aves, centrada na educação ambiental e na sensibilização para a reutilização de materiais e proteção da biodiversidade. Por fim, nas considerações finais, reflito sobre as aprendizagens adquiridas ao longo deste percurso, os desafios enfrentados e as perspetivas que levo comigo para o futuro como docente.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »