Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-16"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Intoxicação por Lagarta-do-Pinheiro em cãesPublication . Domingos, Joana Campos; Escola Superior de Biociências de ElvasEste relatório foi elaborado no âmbito do estágio final da Licenciatura em Enfermagem Veterinária da Escola Superior de Biociências de Elvas. O estágio decorreu entre fevereiro e maio de 2025, no Hospital Veterinário da Mata de Santa Iria, em Torres Vedras. Durante este período, foi possível aprofundar o papel do Enfermeiro Veterinário num hospital dedicado a animais de companhia, acompanhando 386 canídeos, 146 felinos, 1 pequeno mamífero e 2 caprinos. O estágio permitiu ainda desenvolver competências de comunicação com os tutores - uma vertente essencial da profissão- bem como consolidar e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. O tema abordado neste relatório é a intoxicação por lagarta-do-pinheiro em cães, sendo relatados três casos clínicos. Esta condição é particularmente comum em determinadas épocas do ano, devido ao comportamento exploratório e farejador dos cães, que os torna mais suscetíveis ao contacto. A lagarta-do-pinheiro, também conhecida como lagarta processionária, possui pelos urticantes que contêm uma proteína chamada taumatopoína, responsável pela reação inflamatória desencadeada após o contacto. Estes casos são considerados urgências veterinárias, devido ao risco de asfixia resultante da reação inflamatória, à presença de sinais clínicos respiratórios e à necessidade de intervenção imediata para prevenir a evolução para necrose local.
- O consumo de bem-estar mental, emocional e espiritual: um comportamento tribal ou individual?Publication . Santiago, Ana João Tomé Saraiva; Nogueira, MafaldaEsta dissertação tem como objetivo explorar os consumidores de experiências de bem-estar mental, emocional e espiritual enquanto possível comunidade tribal de consumo. Partindo da crescente valorização do bem-estar na sociedade, particularmente no contexto pós-pandémico, o estudo analisa como é que práticas como a meditação, a psicoterapia, o Reiki, entre outras, são integradas na vida quotidiana dos indivíduos e como estas moldam a sua identidade, relações e escolhas de consumo. Para tal, aplicou-se uma metodologia mista, com uma análise de dados obtida a partir de um questionário aplicado a 109 consumidores de experiências de bem-estar, 170 respostas qualitativas de questões abertas do questionário e 11 entrevistas em profundidade. Os resultados indicam que estes consumidores atribuem às suas práticas de bem-estar um significado profundo, que ultrapassa a mera funcionalidade. Estas práticas funcionam como mecanismos de autorregulação, reencontro espiritual e reconstrução pessoal, frequentemente motivadas por experiências de sofrimento ou busca de sentido. Verifica-se uma forte componente identitária e afetiva, onde o bem-estar é vivenciado como um processo holístico. Embora nem todos os participantes se identifiquem formalmente com comunidades ou grupos, é possível identificar alguns traços de tribalismo. A pertença a grupos, a participação em eventos e a prática diária sustentam esta configuração. Contudo, também se observam tensões, afastamentos e resistência a tendências. Conclui-se, assim, que a investigação permitiu explorar algumas características associadas a uma tribo de consumidores, onde umas se verificam, mas outras não.
- Intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica perante uma pessoa com Comportamentos AditivosPublication . Looes, Ana CatarinaO relatório descreve a experiência e as aprendizagens adquiridas no âmbito do Estágio de Natureza Profissional em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, realizado no Centro de Respostas Integradas (CRI) e numa Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). O foco principal foi a intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP) na abordagem de utentes com perturbações mentais, com especial destaque para os comportamentos aditivos e para as demências. A metodologia adotada incluiu a aplicação do Modelo Adaptativo de Roy (MAR) para compreender os processos de adaptativos dos utentes e estruturar planos de cuidados de acordo com as necessidades individuais de cada utente. Para tal, recorreu-se à Entrevista Motivacional como ferramenta essencial para trabalhar a motivação para a mudança em utentes com perturbação do uso de álcool. No caso de utentes com demência foi necessário recorrer à estimulação cognitiva. A apresentação e desenvolvimento de dois casos clínicos permitiu uma análise detalhada da aplicação prática dessas intervenções, evidenciando a importância de uma abordagem holística e individualizada durante o tratamento. As experiencias possibilitaram o desenvolvimento de competências específicas e comuns do EESMP demonstrando que o papel do mesmo é essencial na promoção da recuperação e da adaptação saudável dos utentes, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. O estágio proporcionou o desenvolvimento de competências técnicas e relacionais, reforçando a importância da interdisciplinaridade e da humanização nos cuidados em saúde mental e psiquiátrica.
- Human Capital Analytics e Desempenho dos Colaboradores: o Papel Mediador da Estratégia Empresarial e o Impacto Moderador da Antiguidade da Empresa no Setor Terciário em PortugalPublication . Jacques, Sílvia Cristina Machado; Pereira, AndreiaO Human Capital Analytics (HCA) tem vindo a emergir e adquirir relevância tanto a nível académico, como no con-texto organizacional, dada a sua importância para tornar as organizações mais competitivas num mercado altamente di-nâmico. Este estudo analisa o impacto do HCA (vertente es-tratégica operacional) na Estratégia Empresarial e no Desem-penho dos Colaboradores, investigando ainda o possível pa-pel mediador da Estratégia Empresarial e o efeito moderador da Antiguidade da Empresa. O estudo seguiu uma aborda-gem quantitativa, através de um questionário aplicado a 85 chefias de Recursos Humanos (RH) de empresas do setor ter-ciário português. Os resultados apontam que o HCA influen-cia a Estratégia Empresarial e o Desempenho dos Colabora-dores, mas não confirmam o papel mediador da Estratégia Empresarial, nem o efeito moderador da Antiguidade da Em-presa. O estudo contribui para o conhecimento sobre a Ges-tão Estratégica de Capital Humano (GECH) e apoia os pro-fissionais de RH na otimização das suas práticas de gestão.
- Intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem perioperatória na prevenção de lesões por pressão no intraoperatórioPublication . Gomes, Francisco José Bernardino; Antunes, Ana VanessaO presente relatório pretende refletir e demonstrar o percurso realizado durante os estágios desenvolvidos em contexto de bloco operatório, no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória. Este decorreu em duas Unidades Locais de Saúde distintas, e teve como principal propósito o desenvolvimento de competências técnicas, científicas e relacionais na prestação de cuidados perioperatórios. Aqui descrevem-se os objetivos gerais e específicos delineados, bem como as atividades e estratégias utilizadas para a sua concretização. O ambiente perioperatório é um cenário altamente complexo, caracterizado por riscos significativos, como incidentes anestésicos, lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico, infeção do local operatório, hemorragia e hipotermia. Neste contexto, o enfermeiro especialista assume um papel fundamental na antecipação e prevenção desses riscos, promovendo a segurança do utente e a qualidade dos cuidados prestados. Foi neste ambiente exigente que se identificou uma problemática com impacto direto na segurança do utente: a ocorrência de lesões por pressão em contexto perioperatório. A lesão por pressão no contexto cirúrgico resulta de fatores como tempo prolongado de cirurgia, imobilidade e perfusão tecidual comprometida, sendo um desafio recorrente na prática clínica. Para abordar essa problemática, foi realizada uma revisão scoping com o objetivo de identificar intervenções de enfermagem para a sua prevenção no período intraoperatório. O estudo identificou dois principais grupos de intervenções: educacionais, focadas na formação e sensibilização da equipa de enfermagem, e tecnológicas, que envolvem o uso de recursos inovadores para apoiar a prática clínica. Este trabalho de investigação, realizado em paralelo com a prática clínica, contribuiu para o desenvolvimento de competências de mestre, incentivando a reflexão crítica, a aplicação da evidência científica e a melhoria dos cuidados. Destacou-se o papel do enfermeiro especialista na implementação de medidas preventivas, na sensibilização da equipa multidisciplinar e na promoção da segurança cirúrgica. A experiência de estágio permitiu ainda o reforço de competências específicas e comuns, através de uma participação ativa nas várias fases do percurso cirúrgico, com uma abordagem centrada na pessoa, na equipa e na qualidade dos cuidados.
- Intervenções especializadas de enfermagem promotoras da sustentabilidade ambiental em bloco operatórioPublication . Campos, Andreia Filipa Carvalho; Pereira, Maria do Carmo RochaO bloco operatório é um setor hospitalar que produz grandes quantidades de resíduos e que consome três a seis vezes mais energia relativamente a outras áreas hospitalares. Atendendo à pegada ambiental gerada, os enfermeiros do bloco operatório assumem um papel fundamental na implementação de intervenções promotoras da sustentabilidade ambiental. Com o presente relatório pretende-se apresentar o percurso formativo realizado no decorrer dos estágios, através de uma análise crítica e reflexiva, evidenciando o desenvolvimento das competências adquiridas, comuns e específicas para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória. Realizou-se uma revisão scoping que permitiu analisar e mapear a evidência atual relativa às intervenções promotoras da sustentabilidade ambiental, seguindo a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute (Peters et al., 2020). A teoria ambientalista de Florence Nightingale constitui o referencial teórico escolhido para o relatório que enfatiza, a importância do ambiente para a promoção da saúde do doente. As intervenções de enfermagem devem por isso centrar-se em práticas sustentáveis com vista à preservação de um ambiente limpo e harmonioso em conformidade com as concepções da teoria ambientalista.
- Imagens e linguagens da inclusão: como são compreendidas pelas criançasPublication . Santos, Mariana Caldeira Ferreira dos; Chélinho, Joana Maria Rodrigues, 1980-O presente estudo teve como objetivo compreender as perceções das crianças sobre a inclusão escolar, identificar as barreiras que enfrentam e explorar as suas sugestões para a melhoria da prática inclusiva nas escolas. Para tal, foi implementada uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas como principal instrumento de recolha de dados. Participaram nesta investigação treze crianças, organizadas em quatro grupos distintos para a realização das entrevistas. As entrevistas foram conduzidas em grupos focais, privilegiando questões abertas que permitiram às crianças expressarem livremente as suas perceções sobre a inclusão escolar, as dificuldades que identificam no quotidiano educativo e as suas propostas para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo. Os dados recolhidos foram posteriormente submetidos a uma análise de conteúdo rigorosa, que possibilitou a identificação de categorias e padrões nas respostas das crianças, contribuindo para uma compreensão aprofundada das suas perspetivas sobre a inclusão escolar. Esta análise revelou que as crianças reconhecem a importância fundamental da inclusão no contexto escolar, demonstrando uma compreensão significativa sobre este conceito. Contudo, identificam igualmente barreiras relevantes, tanto ao nível físico como emocional, que comprometem a implementação de uma verdadeira inclusão. Face aos constrangimentos identificados, os participantes propuseram diversas estratégias para potenciar a inclusão. A análise aprofundada das entrevistas permitiu concluir que, na perspetiva das crianças, a inclusão transcende significativamente as meras adaptações físicas, envolvendo necessariamente a construção de um ambiente escolar emocionalmente seguro, acolhedor e promotor do bem-estar de todos os alunos.
- Dar voz à marca: o poder do podcasting para a construção da marca pessoalPublication . Oliveira, Inês da Costa; Imamovic, IrmaA marca pessoal tem se consolidado, nas últimas décadas, como um conceito-chave no contexto do marketing e da comunicação, enfatizando a importância e valorização do indivíduo enquanto uma “marca” diferenciadora em ambientes profissionais e sociais. No entanto, este crescimento está relacionado com a transformação digital e a disponibilização de múltiplos canais de comunicação digitais, onde o podcasting se destaca como um dos meios mais procurados e eficazes para os indivíduos se expressarem, construindo a sua marca pessoal e estabelecendo ligações autênticas e emocionais com os seus ouvintes. Desta forma, esta investigação tem como objetivo compreender de que forma o podcasting contribui para a construção e posicionamento da marca pessoal, com uma análise focada na autenticidade e credibilidade enquanto características determinantes na perceção da marca pessoal. Para tal, a presente investigação adotou uma metodologia mista, combinando técnicas quantitativas e qualitativas, ou seja, um inquérito por questionário direcionado para os ouvintes, focus group com ouvintes de podcasts e, por fim, entrevistas semiestruturadas com podcasters. Assim, permite-se obter uma análise aprofundada acerca das estratégias e perceções tanto por parte dos ouvintes, como por parte dos anfitriões de podcasts. Os resultados obtidos revelam que o podcasting, dado as suas características intimistas, oferecem condições para um indivíduo expressar e fortalecer a sua marca pessoal onde, a autenticidade - percecionada através da sinceridade, transparência e naturalidade, e a credibilidade - percecionada através do conhecimento, consistência e perspicácia, assumem se como cruciais para uma marca pessoal diferenciadora e bem estruturada.
- A relação entre o consumo de adaptações cinematográficas, a intenção de compra de livros e a experiência do leitorPublication . Henriques, Ana Raquel Pinho; Nogueira, MafaldaA leitura por prazer é reconhecida como promotora do bem-estar emocional, social e cognitivo, o que torna fundamental identificar estratégias eficazes para incentivar hábitos de leitura, num cenário cada vez mais dominado pelo entretenimento digital. Este estudo analisa o papel das Adaptações Cinematográficas e dos seus elementos –bandas sonoras originais, trailers e as capas dos livros inspiradas nos filmes – na intenção de compra de livros, na experiência do leitor e no perfil destes consumidores, colmatando lacunas na literatura. Para este efeito, recorreu-se a uma metodologia mista, combinando um Questionário (139 respostas) analisado estatisticamente e 13 Entrevistas Semiestruturadas, submetidas a análise de conteúdo, com uma amostra não probabilística por conveniência, que incluiu portugueses que leram um livro após o contacto com a respetiva adaptação cinematográfica. A triangulação dos dados mostra que, embora a fidelidade das adaptações não motive o início da leitura, contribui para manter o interesse e enriquecer a experiência. As bandas sonoras originais intensificam a dimensão emocional e imersiva da leitura. Os trailers exercem forte influência na intenção de compra, mediada frequentemente por validação interpessoal. Já as capas dos livros inspiradas nos flimes, apesar do reconhecimento imediato, são vistas como menos autênticas. O perfil do consumidor revela-se complexo, guiado por motivações emocionais, estéticas e cognitivas, com um forte desejo de aprofundar universos ficcionais. Estes resultados evidenciam o potencial das adaptações cinematográficas como instrumentos de incentivo à leitura.
- Fatores sensoriais, sociais e pessoais no consumo de tabaco entre jovens portuguesesPublication . Pereira, Margarida Luís Cabral; Imamovic, IrmaObjetivo – A presente investigação tem como objetivo estudar a influência dos estímulos sensoriais olfativo e visual, da influência social (dos pais, irmãos e amigos), bem como dos fatores pessoais – nomeadamente os valores, crenças, atitudes e emoções – na frequência de consumo de tabaco entre os jovens portugueses, dos 18 aos 25 anos. Metodologia – Foi adotada uma abordagem quantitativa, com recurso à aplicação de um inquérito por questionário online. A amostra foi composta por 239 jovens fumadores, selecionados por conveniência. As variáveis foram operacionalizadas com base em escalas previamente validadas na literatura científica e adaptadas ao contexto nacional. Resultados e principais conclusões – Os resultados demonstram que nem os estímulos sensoriais olfativos nem a influência social exercem um impacto estatisticamente significativo na frequência de consumo de tabaco entre os jovens inquiridos. No entanto, os valores pessoais apresentam uma correlação significativa com esse comportamento, revelando-se um fator interno relevante na decisão de fumar. Assim, conclui-se que as estratégias de prevenção ao tabagismo nesta faixa etária devem privilegiar o reforço de valores individuais e a consciência dos riscos associados à frequência de consumo de tabaco. Limitações – Utilização de uma metodologia quantitativa, com uma amostra não probabilística por conveniência, o que poderá comprometer a generalização dos resultados para a população jovem em geral. Originalidade/Valor – Este estudo distingue-se pela sua abordagem inovadora, ao integrar num único modelo conceptual variáveis de natureza sensorial, social e pessoal. Esta combinação permite uma leitura mais abrangente entre jovens.
