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A marca pessoal tem se consolidado, nas últimas décadas, como um conceito-chave no contexto do marketing e da comunicação, enfatizando a importância e valorização do indivíduo enquanto uma “marca” diferenciadora em ambientes profissionais e sociais. No
entanto, este crescimento está relacionado com a transformação digital e a disponibilização de múltiplos canais de comunicação digitais, onde o podcasting se destaca como um dos meios mais procurados e eficazes para os indivíduos se expressarem, construindo a sua marca pessoal e estabelecendo ligações autênticas e emocionais com os seus ouvintes.
Desta forma, esta investigação tem como objetivo compreender de que forma o podcasting contribui para a construção e posicionamento da marca pessoal, com uma análise focada na autenticidade e credibilidade enquanto características determinantes na perceção da marca pessoal.
Para tal, a presente investigação adotou uma metodologia mista, combinando técnicas quantitativas e qualitativas, ou seja, um inquérito por questionário direcionado para os ouvintes, focus group com ouvintes de podcasts e, por fim, entrevistas semiestruturadas com podcasters. Assim, permite-se obter uma análise aprofundada acerca das estratégias e perceções tanto por parte dos ouvintes, como por parte dos anfitriões de podcasts.
Os resultados obtidos revelam que o podcasting, dado as suas características intimistas, oferecem condições para um indivíduo expressar e fortalecer a sua marca pessoal onde, a autenticidade - percecionada através da sinceridade, transparência e naturalidade, e a
credibilidade - percecionada através do conhecimento, consistência e perspicácia, assumem se como cruciais para uma marca pessoal diferenciadora e bem estruturada.
Description
Keywords
Marca pessoal Podcasting Autenticidade Credibilidade Posicionamento Gestão da marca
