Repository logo
 
Publication

Dar voz à marca: o poder do podcasting para a construção da marca pessoal

dc.contributor.advisorImamovic, Irma
dc.contributor.authorOliveira, Inês da Costa
dc.date.accessioned2025-08-01T11:49:27Z
dc.date.available2025-08-01T11:49:27Z
dc.date.issued2025-07-16
dc.description.abstractA marca pessoal tem se consolidado, nas últimas décadas, como um conceito-chave no contexto do marketing e da comunicação, enfatizando a importância e valorização do indivíduo enquanto uma “marca” diferenciadora em ambientes profissionais e sociais. No entanto, este crescimento está relacionado com a transformação digital e a disponibilização de múltiplos canais de comunicação digitais, onde o podcasting se destaca como um dos meios mais procurados e eficazes para os indivíduos se expressarem, construindo a sua marca pessoal e estabelecendo ligações autênticas e emocionais com os seus ouvintes. Desta forma, esta investigação tem como objetivo compreender de que forma o podcasting contribui para a construção e posicionamento da marca pessoal, com uma análise focada na autenticidade e credibilidade enquanto características determinantes na perceção da marca pessoal. Para tal, a presente investigação adotou uma metodologia mista, combinando técnicas quantitativas e qualitativas, ou seja, um inquérito por questionário direcionado para os ouvintes, focus group com ouvintes de podcasts e, por fim, entrevistas semiestruturadas com podcasters. Assim, permite-se obter uma análise aprofundada acerca das estratégias e perceções tanto por parte dos ouvintes, como por parte dos anfitriões de podcasts. Os resultados obtidos revelam que o podcasting, dado as suas características intimistas, oferecem condições para um indivíduo expressar e fortalecer a sua marca pessoal onde, a autenticidade - percecionada através da sinceridade, transparência e naturalidade, e a credibilidade - percecionada através do conhecimento, consistência e perspicácia, assumem se como cruciais para uma marca pessoal diferenciadora e bem estruturada.por
dc.identifier.tid203978048
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58318
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectMarca pessoal
dc.subjectPodcasting
dc.subjectAutenticidade
dc.subjectCredibilidade
dc.subjectPosicionamento
dc.subjectGestão da marca
dc.titleDar voz à marca: o poder do podcasting para a construção da marca pessoalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
inês_oliveira.pdf
Size:
6.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: