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Authors
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Abstract(s)
A leitura por prazer é reconhecida como promotora do bem-estar emocional, social e
cognitivo, o que torna fundamental identificar estratégias eficazes para incentivar hábitos de
leitura, num cenário cada vez mais dominado pelo entretenimento digital. Este estudo analisa o
papel das Adaptações Cinematográficas e dos seus elementos –bandas sonoras originais, trailers
e as capas dos livros inspiradas nos filmes – na intenção de compra de livros, na experiência do
leitor e no perfil destes consumidores, colmatando lacunas na literatura.
Para este efeito, recorreu-se a uma metodologia mista, combinando um Questionário
(139 respostas) analisado estatisticamente e 13 Entrevistas Semiestruturadas, submetidas a
análise de conteúdo, com uma amostra não probabilística por conveniência, que incluiu
portugueses que leram um livro após o contacto com a respetiva adaptação cinematográfica.
A triangulação dos dados mostra que, embora a fidelidade das adaptações não motive o
início da leitura, contribui para manter o interesse e enriquecer a experiência. As bandas sonoras
originais intensificam a dimensão emocional e imersiva da leitura. Os trailers exercem forte
influência na intenção de compra, mediada frequentemente por validação interpessoal. Já as
capas dos livros inspiradas nos flimes, apesar do reconhecimento imediato, são vistas como
menos autênticas. O perfil do consumidor revela-se complexo, guiado por motivações
emocionais, estéticas e cognitivas, com um forte desejo de aprofundar universos ficcionais.
Estes resultados evidenciam o potencial das adaptações cinematográficas como instrumentos
de incentivo à leitura.
Description
Keywords
Adaptações cinematográficas Bandas sonoras originais Trailers Movie Tie-In Edition Intenção de compra Experiência do leitor