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Authors
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Abstract(s)
Objetivo- Esta investigação analisa a relação entre a comunicação política e o desenvolvimento de comunidades de fãs digitais, focando-se no estudo de caso do partido Chega. O estudo insere-se na área do marketing político e procura compreender de que forma
as estratégias comunicacionais deste partido contribuem para o desenvolvimento de fandom político em Portugal.
Metodologia- Adotou-se uma abordagem de estudo de caso com metodologia mista,
combinando técnicas qualitativas e quantitativas. A investigação integra uma análise
netnográfica das publicações do partido Chega no Instagram, a aplicação de um modelo
adaptado de Lee & Moon (2021), e a realização de entrevistas aprofundadas a eleitores do
partido. A amostra do inquérito online é composta por 135 respostas válidas de eleitores do
Chega nas eleições legislativas de 2024. As entrevistas foram conduzidas com participantes
selecionados, com base nos níveis de envolvimento com o partido, o que foi previamente
identificado no inquérito.
Resultados e principais conclusões- A análise fatorial confirmou quatro dimensões do
fandom político entre os eleitores do Chega: Lealdade, Adoração, Envolvimento na
Comunidade de Fãs e Diversão. Através do inquérito, concluiu-se que indivíduos com menor
grau de escolaridade apresentam um maior nível da dimensão de Adoração do fandom.
Verificaram-se também correlações significativas entre algumas dessas dimensões e a intenção
de interagir com publicações de diferentes elementos estilísticos. As entrevistas aprofundaram
estas dimensões, permitindo compreender de que forma os eleitores se relacionam com o
partido e com a sua presença digital. Foi possível compreender, através da netnografia e do
inquérito, que os elementos estilísticos “intimidade” e “absolutismo” provocam um maior
número de interações online.
Limitações- A amostragem não probabilística, o número reduzido de participantes nas
entrevistas e a análise apenas na rede social Instagram limitam a generalização dos resultados.
Originalidade/Valor- A presente dissertação contribui para a compreensão do fandom
político no contexto português, ao aplicar pela primeira vez o modelo de Lee e Moon (2021) a
um partido de direita radical português. Contribui para o entendimento das novas dinâmicas de envolvimento político no espaço digital e para a compreensão do efeito destas na polarização e
na qualidade da participação democrática.
Description
Keywords
Fandom político Direita radical Comunicação política Redes sociais Populismo Chega Marketing político