Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

À direita dos fãs: comunicação política e desenvolvimento de fandom digital - Caso de estudo do partido Chega

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
beatriz_monteiro.pdf20.56 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Objetivo- Esta investigação analisa a relação entre a comunicação política e o desenvolvimento de comunidades de fãs digitais, focando-se no estudo de caso do partido Chega. O estudo insere-se na área do marketing político e procura compreender de que forma as estratégias comunicacionais deste partido contribuem para o desenvolvimento de fandom político em Portugal. Metodologia- Adotou-se uma abordagem de estudo de caso com metodologia mista, combinando técnicas qualitativas e quantitativas. A investigação integra uma análise netnográfica das publicações do partido Chega no Instagram, a aplicação de um modelo adaptado de Lee & Moon (2021), e a realização de entrevistas aprofundadas a eleitores do partido. A amostra do inquérito online é composta por 135 respostas válidas de eleitores do Chega nas eleições legislativas de 2024. As entrevistas foram conduzidas com participantes selecionados, com base nos níveis de envolvimento com o partido, o que foi previamente identificado no inquérito. Resultados e principais conclusões- A análise fatorial confirmou quatro dimensões do fandom político entre os eleitores do Chega: Lealdade, Adoração, Envolvimento na Comunidade de Fãs e Diversão. Através do inquérito, concluiu-se que indivíduos com menor grau de escolaridade apresentam um maior nível da dimensão de Adoração do fandom. Verificaram-se também correlações significativas entre algumas dessas dimensões e a intenção de interagir com publicações de diferentes elementos estilísticos. As entrevistas aprofundaram estas dimensões, permitindo compreender de que forma os eleitores se relacionam com o partido e com a sua presença digital. Foi possível compreender, através da netnografia e do inquérito, que os elementos estilísticos “intimidade” e “absolutismo” provocam um maior número de interações online. Limitações- A amostragem não probabilística, o número reduzido de participantes nas entrevistas e a análise apenas na rede social Instagram limitam a generalização dos resultados. Originalidade/Valor- A presente dissertação contribui para a compreensão do fandom político no contexto português, ao aplicar pela primeira vez o modelo de Lee e Moon (2021) a um partido de direita radical português. Contribui para o entendimento das novas dinâmicas de envolvimento político no espaço digital e para a compreensão do efeito destas na polarização e na qualidade da participação democrática.

Description

Keywords

Fandom político Direita radical Comunicação política Redes sociais Populismo Chega Marketing político

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence