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- Análise e otimização do funcionamento do sistema de aromatização de batata fritaPublication . Santos, Marisa Filipa Oliveira Fernandes dos; Seabra, InêsO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissionalizante do Mestrado em Engenharia Alimentar, lecionado na Escola Superior Agrária de Coimbra, e decorreu no período de 18 de janeiro a 18 de julho de 2016 (6 meses). O estágio foi realizado nas instalações da Sociedade Industrial de Aperitivos S.A., empresa localizada no distrito de Coimbra e no concelho de Montemor-o-Velho, em Tentúgal, cuja base de negócio é a produção e comercialização de batatas fritas embaladas. O presente trabalho teve como objetivo o estudo do método analítico utilizado na quantificação do teor de sal/aroma no produto acabado (que consiste na medição de iões cloretos, através de uma titulação potenciométrica), de forma a validá-lo, a conhecer as variáveis que o afetam e os desvios que estão associados a cada medição. Com a validação do método de quantificação de cloretos, uma das conclusões mais importante foi o facto de o tempo de agitação da solução das batatas fritas artesanais reduzir de 10 para 6 minutos, sendo esta redução bastante benéfica para o trabalho diário em laboratório. Por sua vez, também se iniciou um estudo de otimização de alguns parâmetros do sistema de aromatização, com o objetivo de tornar a alimentação do produto aos tambores de aromatização mais uniforme. Para tal, primeiramente efetuou-se um estudo acerca da estabilidade do sistema de aromatização, tendo-se concluído que os tambores de aromatização mais instáveis são os de fim de linha (tambores 3 e 6) por não trabalharem de forma contínua. Por este motivo estudaram-se dois parâmetros do sistema de aromatização (tempo de paragem e arranque do transportador secundário) referentes ao tambor 6, de modo a encontrar a melhor relação entre o tempo de funcionamento do tambor e a altura de camada de produto a aromatizar. Os tempos do transportador que mais se adequam à otimização pretendida são o tempo de paragem de 5 segundos e o tempo de arranque de 2 segundos. Ao longo do período de estágio também foi possível conhecer e caracterizar o processo industrial de produção e embalamento de batata frita, bem como ter contacto com os parâmetros que o influenciam, tendo-se, para o efeito, procedido a um acompanhamento das linhas de produção. No decorrer deste trabalho foram cumpridos todos os objetivos propostos para o estágio, não só no que diz respeito às tarefas concretas que foram definidas no início, como também os objetivos de âmbito mais lato, que têm a ver com a experiência adquirida no dia-a-dia de trabalho numa empresa com a dimensão da SIA. Palavras-chave: Aromatização, Batata, Cloretos, Fritura.
- 0KG: criação e desenvolvimento de um serviço inovadorPublication . Bernardes, João Pedro; Nogueira, MafaldaEste projeto profissional tem como objetivo a criação, análise e compreensão da viabilidade de um serviço inovador na área do vestuário chamado de 0KG, cuja criação se centra na questão de pesquisa: “Estão as pessoas dispostas a usar roupa em 2ª mão e/ou alugadas quando vão viajar?”. A 0KG trata-se de um aluguer de roupa para dia-a-dia e também de roupa cultural, dependendo do país para onde se vai viajar. O benefício principal deste serviço é de facilitat a rotina dos viajantes, permitindo que as deslocações sejam feitas com maior tranquilidade, sem preocupação com as bagagens e ainda oferecendo um variado leque de roupa para usar, que normalmente os turistas não teriam no seu armário. Por exemplo, um brasileiro poderia trocar as praias quentes do seu país pelo inverno rigoroso de Nova Iorque e não ser obrigado a investir num novo guarda-roupa preparado para o frio. A criaçção e desenvolvimento deste serviço realizou-se através do uso de várias metodologias, como o design thinking e modelos de negócio. A análise a estas metodologias possibilitaram uma explicação da 0KG através um processo de design thinking de Kees Dorst, e ainda a criação de um modelo de negócio que resulta da junção de dois modelos: o Business Model Canvas e McKinsey 7S’s. Numa fase seguinte do projeto foi ainda feita uma análise SWOT que permitiu uma melhor compreensão ao meio envolvente à 0KG, bem como uma análise à concorrência. Relativamente à validaçção do serviço, esta foi feita com a elaboraçção de um questionário com amostra por conveniência, e ainda de um focus group com pessoas de interesse, de forma a obter mais informaçção qualitativa e perceber assim a perceção e aceitabilidade da 0KG. Finalmente, o projeto culmina com a resposta positiva ao problema em si, mostrando assim que o serviço 0KG tem alta aceitação por parte da população. No último capítulo poderá ver-se ainda recomendações, limitações e sugestões para o estudo.
- Aprendizagem e turismo na natureza: contributos da educação ao ar livre na perspetiva do aprendizPublication . Nicolas Ariel Jesus Almeida; Gavinho, Elsa Maria da Conceição CorreiaTudo indica que o século XXI será um período de intenso desenvolvimento de programas de turismo para crianças e jovens (Tomik & Mynarski 2009). Pertencente à vida social dos jovens está também a educação, onde aliada a importantes elementos como natureza e desafio, pode ser potencializada e tornar-se uma importante e eficiente ferramenta para o desenvolvimento pessoal, social, cultural e económico, principalmente para formas de turismo responsáveis. Tanto o turismo na natureza como a educação ao ar livre são duas áreas emergentes em pleno prisma social, dado o potencial de acometer e transformar o modo de vida das pessoas. Desse modo, muitas sociedades em todo o mundo utilizam esse método educacional na formação de jovens, e nos últimos anos, aliando-o também, ao turismo na natureza. A proposta dessa dissertação é investigar, através de um estudo de caso no Parque Estadual da Serra do Papagaio – Brasil, como as expedições de educação ao ar livre podem contribuir para a prática do turismo na natureza. A análise de dados revelou que as expedições de educação ao ar livre podem contribuir para a prática do turismo na natureza dentro de aspetos ambientais, sociais, culturais e económicos, bem como, incentiva a realização de atividades ao ar livre e de turismo na natureza. Os dados indicam ainda que elas também se constituem uma importante ferramenta para a formação de turistas responsáveis. A educação ao ar livre faz, assim uso dos recursos naturais e das infraestruturas que são as bases da composição do turismo na natureza. Reciprocamente, a educação ao ar livre gera, em seus aprendizes, o incentivo à prática de atividades na natureza, e a conscientização ambiental e turística, ao mesmo tempo que dinamiza a economia.
- A relevância do Intraempreendedorismo Social e da Responsabilidade Social no sector hospitalarPublication . Nunes, Soraia Fernandes; Portugal, MiguelEsta investigação tem como objetivo perceber qual o grau de conhecimento dos utentes de um hospital privado, neste caso o Hospital CUF Descobertas, sobre as suas ações e campanhas de Intraempreendedorismo e Responsabilidade Social e, qual o impacto que estas ações têm no momento da escolha dos utentes sobre qual o hospital a frequentar. A análise é realizada a partir do contexto de um hospital privado, com o objetivo de contribuir para uma análise mais aprofundada do conhecimento científico sobre empreendedorismo social e responsabilidade social. Para o efeito, foi realizado um estudo de caso, através de um questionário aos utentes do hospital selecionado para o efeito, o Hospital CUF Descobertas, que irá permitir (i) perceber se a estratégia de RS é percebida pelos utentes; (ii) perceber a importância para os utentes de estratégias de Responsabilidade Social numa instituição hospitalar; (iii) compreender se as campanhas de Responsabilidade Social têm influência no momento de escolha de um hospital, por parte dos utentes; (iv) identificar se existe maior probabilidade dos utentes do Hospital CUF Descobertas de recomendarem o hospital a outros, tendo em conta o conhecimento das ações de RS desenvolvidas pelo hospital; e (v) identificar o nível de participação dos utentes do Hospital CUF Descobertas em ações de SS em várias áreas. Por fim, concluímos que é insuficiente o conhecimento dos utentes sobre as ações e campanhas de Intraempreendedorismo Social e de Responsabilidade Social desenvolvidas pela empresa não tendo estas ações qualquer impacto no momento da escolha do hospital a frequentar; que estas ações são importantes para a reputação da instituição aumentando assim a probabilidade de recomendação e que as participações dos utentes em ações de Solidariedade Social na empresa são pouco habituais.