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Aprendizagem e turismo na natureza: contributos da educação ao ar livre na perspetiva do aprendiz

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Tudo indica que o século XXI será um período de intenso desenvolvimento de programas de turismo para crianças e jovens (Tomik & Mynarski 2009). Pertencente à vida social dos jovens está também a educação, onde aliada a importantes elementos como natureza e desafio, pode ser potencializada e tornar-se uma importante e eficiente ferramenta para o desenvolvimento pessoal, social, cultural e económico, principalmente para formas de turismo responsáveis. Tanto o turismo na natureza como a educação ao ar livre são duas áreas emergentes em pleno prisma social, dado o potencial de acometer e transformar o modo de vida das pessoas. Desse modo, muitas sociedades em todo o mundo utilizam esse método educacional na formação de jovens, e nos últimos anos, aliando-o também, ao turismo na natureza. A proposta dessa dissertação é investigar, através de um estudo de caso no Parque Estadual da Serra do Papagaio – Brasil, como as expedições de educação ao ar livre podem contribuir para a prática do turismo na natureza. A análise de dados revelou que as expedições de educação ao ar livre podem contribuir para a prática do turismo na natureza dentro de aspetos ambientais, sociais, culturais e económicos, bem como, incentiva a realização de atividades ao ar livre e de turismo na natureza. Os dados indicam ainda que elas também se constituem uma importante ferramenta para a formação de turistas responsáveis. A educação ao ar livre faz, assim uso dos recursos naturais e das infraestruturas que são as bases da composição do turismo na natureza. Reciprocamente, a educação ao ar livre gera, em seus aprendizes, o incentivo à prática de atividades na natureza, e a conscientização ambiental e turística, ao mesmo tempo que dinamiza a economia.
Everything indicates that the XXI century will be a period of intense development of tourism programs for kids and young people (Tomik & Mynarski 2009). Belonging to the social life of these actors also there is the education, which matched with important elements as nature and the challenges, can be potentiated and become an efficient and important tool to personal, social, cultural and economic development, mainly in respect to models of responsible tourism. Both the nature tourism and the outdoor education are emerging areas in full social prism giving the potential to attack and transform the way of the life of people. Thereby, many societies around the World use this educational method to train young people, and in the last years, combining it also to the nature tourism. The proposal of this dissertation is to investigate, through of a case study, what happens in Parque Estadual da Serra do Papagaio – Brasil, that shows how the outdoor education expedition can contribute to the practice of nature tourism. The data analysis revealed that the outdoor education expedition can contribute to the practice of nature tourism in environmental, social, cultural and economic aspects, as well as, encourages the realization of outdoor activities and nature tourism. It also constitutes an important tool to the formation of responsible tourists. Therefore, the outdoor education makes use of nature resources and infrastructures that are the basis to compose the nature tourism. Reciprocally the outdoor education generates on its learners the encouraging to the practice of nature activities, and the environmental and tourist awareness, while stimulates the economy.

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aprendizagem turismo natureza aprendiz educação ao ar livre turismo de natureza expedições Outward Bound Brasil learning tourism nature apprentice outdoor education expeditions nature Tourism

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