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ESHTE - Dissertações de Mestrado

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  • Planeamento e impactos de eventos: o caso do Carnaval de Torres Vedras
    Publication . Ferreira, Sara Raquel da Silva; Silva, Francisco António dos Santos da; Gonçalves, Ana
    O turismo é um setor de atividade cada vez mais importante na sociedade atual, uma vez que contribui para o desenvolvimento socioeconómico e cultural das regiões e localidades que nele apostam. Neste contexto, os eventos desempenham um papel crucial porque são diversificados, dinâmicos, atraem vários públicos e podem ser realizados em quase todas as localidades ou regiões. Como fator essencial do crescimento deste fenómeno, que é global, surgem os eventos de animação turística e cultural que, associados à herança cultural e patrimonial existente nos destinos turísticos, fomentam a economia e a competitividade, preservam e difundem o património cultural e tradicional e atraem investimento, contribuindo, assim, para a promoção e sustentabilidade de um destino e para a preservação da sua identidade cultural. O presente relatório debruça-se sobre o Carnaval de Torres Vedras, como estudo de caso, uma vez que é um evento cultural de grande abrangência e imagem de marca do concelho de Torres Vedras, que tem impactos bastante significativos, a nível económico, social e cultural. Este relatório tem como principal objetivo analisar e avaliar as diferentes fases de planeamento e gestão do evento Carnaval de Torres Vedras e analisar os seus impactos. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental, à observação direta no terreno, à aplicação de entrevistas aos responsáveis pela organização do evento e à aplicação de um inquérito por questionário submetido à população em geral como métodos de investigação.
  • Acompanhamento, desenvolvimento e investigação no Curso de Desporto de Natureza e Turismo Ativo
    Publication . Vale, Cristóvão; Figueiredo, Paulo Alexandre Alves
    Com o crescente aumento de popularidade do Desporto de Natureza e Turismo Ativo em Portugal e no mundo, revela-se fundamental acompanhar as mudanças que se fazem sentir nos mais diversos setores associados. No âmbito do Mestrado em Turismo, Ramo de Inovação em Turismo Ativo e de Experiências, oferecido pela ESHTE- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, foi realizado um estágio curricular com dois propósitos distintos. O primeiro propósito diz respeito à componente de intervenção em estágio propriamente dita, consistiu em compreender a dinâmica atual de ensino, bem como a aquisição de competências pedagógicas na Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém, através da participação na lecionação de unidades curriculares na Licenciatura em Desporto de Natureza e Turismo Ativo desta escola. No segundo propósito, relativo à dimensão científica, este relatório visou contribuir para um melhor conhecimento do subsetor da animação turística, mais especificamente no acompanhamento da evolução tecnológica por parte das empresas de animação turística que comercializam produtos de turismo de ar livre/aventura. Com esse fim, foi desenvolvido um estudo sobre a maturidade digital das empresas de animação turística em Portugal. Foi criada uma ferramenta de avaliação da maturidade digital e aplicado a empresas da área em estudo através de um questionário online. Este estudo evidenciou a necessidade global de aumentar os investimentos em inovação digital, recursos, capacitação, estratégias e o uso de métricas centradas no cliente, de modo a impulsionar a inovação digital das empresas. É ainda salientada a predominância de micro e pequenas empresas no sector, o que pode influenciar os níveis de inovação digital das mesmas.
  • Eventos religiosos e turismo: a promoção turística como fator determinante na romaria de Nossa Senhora d´Agonia
    Publication . Silva, Hugo Azevedo Mendes da; Ambrósio, Vitor Manuel Cadete; Fernandes, Carlos
    A presente dissertação de mestrado, realizada no âmbito do Mestrado em Turismo e Comunicação, lecionado pelo IGOT- Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e pela ESHTE- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, tem por base o trabalho realizado ao longo de 18 meses de investigação e análise de dados. A festa em honra da Nossa Senhora d’Agonia é a festividade mais célebre da cidade de Viana do Castelo e é responsável pela atração de milhares de pessoas à região do Alto Minho todos os anos durante o mês de agosto. É uma das festas populares mais únicas do país, sendo reconhecida pelos turistas e pelos residentes da região, como a “Romaria das Romarias”. Com esta dissertação de mestrado, pretendeu-se principalmente determinar se a promoção realizada pelas entidades promotoras da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia é o principal fator contribuinte para o crescente número de visitantes que se tem verificado ano após ano e se a mesma cria uma relação de simbiose entre o crescimento turístico e a evolução económica da cidade. Para tal, estudou-se a perspetiva do mercado quanto à sua satisfação com a promoção realizada pelas entidades responsáveis. Em termos metodológicos, na primeira parte da investigação procedeu-se à análise documental; quis-se assim, executar um enquadramento teórico, estudar e aprofundar a história da Romaria e todas as suas componentes e analisar dados estatísticos do turismo praticado em Viana do Castelo, mais precisamente no mês de agosto. Numa vertente mais prática, foi utilizada uma abordagem quantitativa que se traduziu na aplicação de inquéritos aos visitantes durante o evento no ano de 2022, um inquérito já posto em prática em 2014, de forma a descobrir a sua opinião sobre a promoção feita pelas entidades organizadoras, o que poderia ser melhorado e averiguar as mudanças que surgiram durante os últimos oito anos. Por último, verificou-se que os inquiridos estão satisfeitos com a promoção realizada pela entidade promotora, mas esta mesma promoção não aparenta ser suficiente para trazer novos visitantes à cidade de Viana do Castelo como pretendido. A Romaria continua a crescer, mas o meio de divulgação mais eficaz continua a ser o boca-a-boca através das pessoas que já participaram no evento em anos anteriores.
  • O Turismo automóvel como criador de desenvolvimento e dinâmicas turísticas
    Publication . Cunha, Sofia Cardoso da; Silva, Ana Isabel Inácio Gomes da
    O turismo automóvel, e principalmente os eventos automóveis, em Portugal ainda são pouco expressivos, o que demonstra a falta de estudos e produtos turísticos para combater esta escassez. A sua relevância não se basta na capacidade de gerar um efeito multiplicador, alguns dos estudos existentes apontam para a possibilidade e capacidade do património automóvel proporcionar impactos no desenvolvimento local. Assim sendo, o propósito deste trabalho de investigação visa compreender como o Caramulo Motorfestival e o Museu do Caramulo são percecionados, tanto pelo público como pela comunidade local, bem como entender a natureza das dinâmicas que criam: culturais, sociais, económicas, ambientais, entre outras. Averiguou-se a capacidade de gerar dinâmicas turísticas no concelho que integram; se aquele é considerado como parte da sua identidade turística; a forma como é percecionado e apropriado pela comunidade local e agentes locais; e finalmente, como este é percecionado pelo seu público. Para o efeito foram aplicados 65 questionários integrando: visitantes, comunidade local e agentes locais do Caramulo Motorfestival 2023 e da própria região; foi realizada uma entrevista ao diretor do Museu do Caramulo e Co-fundador do Caramulo Motorfestival, Salvador Gouveia e, por último, foi feita uma análise de conteúdo mediático e não mediático dos sites do Caramulo Motorfestival e Museu Automóvel do Caramulo. Estas análise permitiram chegar aos objetivos que foram delineados no capítulo introdutório deste trabalho de investigação. Do trabalho realizado concluiu-se que, o turismo automóvel tem conhecido várias evoluções, tanto no tipo de produtos que integra como nos contornos da sua oferta e na sua procura, entendendo-se que irão sempre aparecer novas formas de o praticar e novos produtos turísticos para dar resposta a essa constante evolução. Os resultados alcançados sugerem que, tanto o Museu do Caramulo como o Caramulo Motorfestival contribuem para o dinamismo da região e para o fortalecer da identidade local do Caramulo, não deixando de parte que, tal como qualquer outro produto turístico, também estes prossupõem impactes tanto positivos como negativos para a região onde se encontram. Ainda assim, e considerando as análises realizadas à opinião pública, ambos os produtos são considerados como essenciais para o turismo da região e diversos negócios locais, provando que o turismo automóvel funciona como criador de dinâmicas turísticas para a região do Caramulo.
  • Experiencing and Envisioning Food, Designing for Change - re.lem.brar - Ao sabor dos Tempos
    Publication . Rodrigues, Cátia Patrícia Machado; Pires, Maria José Pereira
    Os alimentos desempenham um papel essencial na sociedade atual mas, por mais que sejam importantes para nós, os seres humanos e o planeta Terra, estamos rapidamente a levar à extinção a biodiversidade que temos à nossa volta com as nossas ações – um problema recorrente no sistema alimentar atual. Durante esta investigação analisamos exatamente o que é a extinção culinária e o que está por detrás dela – para percebermos melhor como surgiu este conceito e em que fase nos encontramos. O conceito de biodiversidade é também analisado, bem como o impacto que estas mudanças estão a criar no nosso sistema alimentar e cultura. A partir daí, investigamos o papel que os alimentos têm, não só nas nossas vidas, mas também na nossa cultura e a sua importância para o mundo, fazendo se seguir pelos números destas espécies ameaçadas, bem como o impacto que têm no nosso sistema alimentar. Concluímos que, se alguns dos nossos antigos ingredientes portugueses caíssem em desuso, certamente seriam esquecidos e, um corpo de conhecimento substancial seria inevitavelmente perdido e, nós, como indivíduos, deveríamos tentar fazer uma mudança no sistema alimentar. Por fim, apresentamos como protótipo a nossa primeira edição da caixa sensorial e interativa sobre o trigo Barbela, a nossa proposta de um produto para partilhar o conhecimento de um dos ingredientes esquecidos de Portugal.
  • Motivações, comportamentos e práticas turísticas em eventos de Dark Tourism: o caso dos festivais de HEAVY METAL
    Publication . Melo, Beatriz Jacinto e; Nunes, Miguel Gonçalves Belo
    Esta dissertação tem como objetivo o estudo dos festivais de Heavy Metal enquanto potenciais produtos de dark tourism em Portugal, através das motivações, comportamentos e práticas turísticas dos participantes. Pretende, ainda, potenciar a aposta nestes eventos em território nacional, demonstrando os seus impactes nas comunidades locais. Adicionalmente, pretende identificar as características inerentes aos participantes em festivais de Heavy Metal, bem como à sua experiência durante os eventos, posicionando-a no dark tourism spectrum. A metodologia utilizada nesta investigação assenta em entrevistas semiestruturadas, realizadas a participantes de festivais de Heavy Metal, bem como a artistas de bandas do género. Procurou-se aceder às suas motivações e emoções associadas à experiência do festival, bem como aos comportamentos que observam e levam a cabo nos eventos, e identificar os produtos e serviços turísticos consumidos durante a experiência. Concluiu-se que a grande motivação para a participação nestes festivais é a música, seguindo-se a socialização. Porém, existe uma enorme componente emocional associada aos festivais de Heavy Metal e que se assume como imprescindível para o pleno usufruto da experiência. Os participantes procuram sensações cada vez mais autênticas e intensas, enquanto os artistas procuram proporcionar experiências cada vez mais memoráveis. É passível de se inserir os festivais de Heavy Metal no dark tourism spectrum, enquanto experiências Lightest, ou mesmo Lighter se se considerarem os festivais dedicados a subgéneros mais extremos. As comunidades locais têm beneficiado cada vez mais com a realização destes eventos, compreendendo que a violência que antes era praticada fora do contexto do festival, atualmente é exteriorizada dentro do evento, de forma controlada e como mecanismo de canalização de emoções. Os festivais de Heavy Metal assumem-se, cada vez mais, como um nicho de grande potencial turístico e que merece uma real aposta por parte dos destinos. Este projeto contribuiu para potenciar a atratividade dos festivais de Heavy Metal, enquanto ferramentas de promoção turística e desenvolvimento económico e cultural das localidades em que se realizam. Procurou, ainda, apresentar formas de inovar e diversificar a experiência turística especializada para o nicho dos festivais de Heavy Metal.
  • Efeitos e perspetivas de desenvolvimento do turismo de surf no concelho de Peniche
    Publication . Pereira, Catarina Duarte; Reis, João António dos
    Portugal é um destino com elevada qualificação para a prática turística, dado que dispõe de recursos diversificados ao longo do seu território. Apresenta-se como um destino altamente qualificado para a prática de surf que, por causa do litoral extenso e irregular, lhe permite ter ondas para todos os graus de dificuldade. Peniche é um dos destinos de surf em Portugal que mais turistas atrai anualmente, por dispor de uma localização estratégica a nível territorial e, além de conter características únicas para a prática da modalidade, apresenta também outros recursos de interesse nas proximidades. Ademais, a procura pela dinamização e promoção do turismo de surf e da própria modalidade per si por parte das entidades governamentais permitiu que Peniche apresentasse um aumento gradual da procura turística e, posteriormente, fosse eleita Capital da Onda e palco de eventos de cariz mundial, como o Rip Curl Pro Peniche (atualmente conhecido como MEO Rip Curl Pro Portugal). Assim, o turismo de surf tornou-se relevante para Peniche a nível socioeconómico, mas também para a valorização do património e a dinamização da imagem de marca do destino. A investigação analisa os efeitos do turismo de surf no concelho de Peniche nas últimas décadas, identifica a perceção dos stakeholders em relação às alterações, e quais as medidas que podem ser implementadas a médio-longo prazo de forma a dinamizar o turismo de surf e desenvolver o destino. Para o efeito foram realizados 99 questionários à comunidade residente, 25 questionários a outros stakeholders previamente definidos e 109 questionários a turistas e visitantes. A partir dos resultados obtidos foi possível compreender, de forma geral, que tanto os turistas/visitantes como os diversos stakeholders se encontram satisfeitos com a evolução do turismo em Peniche e consideram o turismo de surf um dos principais fatores atrativos da região. No entanto, mostram-se conscientes relativamente a medidas associadas à sustentabilidade nos destinos e atividades turísticas, tendo por isso, sugerido medidas/ações que permitam a dinamização sustentável do turismo de surf em Peniche.
  • Elopement Weddings: uma forma diferente de casar
    Publication . São José, Beatriz Rebelo de; Gonçalves, Susana Filipa dos Santos
    Os elopement weddings são uma forma de casar, que apesar de pouco conhecida por alguns profissionais da área dos casamentos e pouco estudada em termos académicos, tem ganho maior relevo e sido mais procurada pelos casais que procuram realizar o seu casamento. Estes são caracterizados pela “fuga” dos noivos, que saem da sua área de residência, sozinhos e sem o conhecimento da família e amigos, para casar, sendo maioritariamente cerimónias simbólicas, mais íntimas, nas quais os casais se podem focar no seu amor e na sua união, sem terem as distrações que um casamento de grande dimensão acarreta. O presente estudo, tem como principal objetivo, caracterizar os elopement weddings, através da resposta aos seguintes objetivos específicos: enquadrar os casamentos no contexto dos eventos e do turismo; identificar as características específicas dos elopement weddings; analisar as principais diferenças e semelhanças entre os destination weddings e os elopement weddings; caracterizar a procura e as suas motivações; identificar os recursos necessários e os principais cuidados a ter no planeamento, organização e produção de um elopement wedding; e compreender se o contexto da COVID-19 fez aumentar a procura de elopement weddings em Portugal. Para tal, e devido à inexistência de investigação científica sobre o tema escolhido, decidiu-se utilizar diferentes métodos de recolha de informação, como a revisão da literatura, a análise de dados secundários, a realização de 14 entrevistas individuais a profissionais da área dos casamentos e a observação através da realização de um estágio curricular numa empresa especializada em elopement weddings. Este estudo permitiu concluir que o conceito de elopement wedding ainda não se encontra estabilizado, tal como é possível verificar pela inexistência de fontes académicas sobre o tema e pela discrepância e incerteza apresentadas pelos/as entrevistados/as. Também, foi possível concluir que esta forma de casar é muito específica, possuindo características próprias, apenas conhecidas pelos wedding planners cujo foco de trabalho são os elopement weddings. Por sua vez a perceção destes profissionais coincide com os dados obtidos através de fontes secundárias de informação, provavelmente uma vez que estas são produzidas pelos mesmos. Prevê-se que mais estudos sejam realizados no futuro sobre a temática em causa, uma vez que um maior aprofundamento é considerado necessário, devido à pertinência atual do estudo e da reduzida informação existente.
  • A inovação tecnológica no setor hoteleiro e a criação de valor para o cliente - o papel dos sistemas de Customer Relationship Management
    Publication . Gonçalves, Bárbara Fanhais; Gustavo, Nuno Silva; Calisto, Maria de Lurdes Santana
    A nova era digital veio proporcionar uma mudança de como os consumidores elegem uma unidade hoteleira e de como partilham as suas experiências. Consequentemente, as suas necessidades e expectativas também se têm vindo a alterar e, como tal, as unidades hoteleiras e os grandes grupos hoteleiros tiveram de se adaptar, de forma a ir ao encontro dessas novas expectativas, apostando não só no desenvolvimento tecnológico, como também na criação de valor para o cliente. Atualmente, todos os ciclos de serviços no hotel, isto é, desde que o cliente começa a sua procura pelo mesmo, até que o cliente termine a sua estada, e decida regressar ou não ao hotel, são vistos como uma oportunidade de criar valor através da experiência proporcionada. Se por um lado, este novo consumidor procura uma experiência que seja memorável e que leve consigo após a estada, por outro, para uma unidade hoteleira já não se considera suficiente a satisfação do cliente. O seu grande objetivo é que o cliente fique encantado, e que se torne leal à marca, de forma a fidelizar-se com a mesma. Alguns hotéis e grupos consideraram o desenvolvimento de apps, vista como uma inovação e utilizada como uma ferramenta de CRM. Através de um questionário a clientes, os inquiridos avaliaram a relevância de apps desse tipo nas diferentes fases da sua estada, assim como a influência das funcionalidades da app na hora de ponderar se regressa ou não ao hotel. Os resultados sugerem que a app, na perspetiva do cliente, acrescenta valor à sua estada, e contribui para a existência de uma relação duradoura com o hotel, fazendo-o regressar e tornando-o fidelizado à marca.
  • A relevância da Experiência Ativa como meio de sensibilização ambiental
    Publication . Almeida, Inês Carvalho de; Figueiredo, Paulo Alexandre Alves; Gavinho, Elsa Maria da Conceição Correia
    Este trabalho incide na realização de um estágio internacional de quatro meses, nas Ilhas Maurícias, numa empresa de animação turística, Kite Globing, com diversos serviços e atividades em meio aquático, de forma a desenvolver competências no âmbito da intervenção técnica, desenvolvimento de projetos e realização de um pequeno trabalho de investigação. O setor do Turismo apoia-se na existência e na exploração de recursos – naturais, culturais e humanos – e como tal, pode provocar grandes alterações nos locais onde se desenvolve. De forma a atender às necessidades dos visitantes e do mesmo modo, preservar as potencialidades e melhorar as vulnerabilidades do espólio cultural e ambiental dos territórios, tem-se verificado a necessidade de repensar o Turismo, nomeadamente em formatos mais relacionados com a sustentabilidade, e em especial com o meio ambiente. Acrescentando uma nova tendência, de que os turistas não procuram tanto os produtos turísticos de massa, indo mais ao encontro de outras experiências mais autênticas, e mais ligadas ao meio ambiente, pretende-se neste estágio adquirir mais competências no âmbito do Turismo Ativo, Turismo de Experiências, Turismo Sustentável e, das experiências turísticas associadas à sustentabilidade, e à educação e sensibilização ambiental, através dos operadores turísticos. Destaca-se assim como propósito deste trabalho a exploração da relevância da Experiência Ativa como meio de sensibilização ambiental no contexto empresarial e no setor do Turismo Ativo e de Experiências. O relatório de estágio terá a seguinte estrutura: (a) introdução; (b) enquadramento teórico associado à Experiência como Valorização de Produtos Turísticos Estratégico; (c) Caracterização do Território e Oferta Turística das Ilhas Maurícias e da Kite Globing; (d) Estágio na Kite Globing; (e) Metodologia de investigação; (f) Elaboração de Proposta de desenvolvimento estratégico; (g) Conclusão e (h) Referências bibliográficas. Através destes pontos, o estudo deteta em conjunto de produtos e recursos intrínsecos, a oferta turística já existente, e o que poderá possivelmente ainda ser explorada, aspirando a apresentação de melhorias ou propostas que desenvolvam a atividade turística da empresa e respetiva sustentabilidade ambiental no território.