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O Turismo automóvel como criador de desenvolvimento e dinâmicas turísticas

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O turismo automóvel, e principalmente os eventos automóveis, em Portugal ainda são pouco expressivos, o que demonstra a falta de estudos e produtos turísticos para combater esta escassez. A sua relevância não se basta na capacidade de gerar um efeito multiplicador, alguns dos estudos existentes apontam para a possibilidade e capacidade do património automóvel proporcionar impactos no desenvolvimento local. Assim sendo, o propósito deste trabalho de investigação visa compreender como o Caramulo Motorfestival e o Museu do Caramulo são percecionados, tanto pelo público como pela comunidade local, bem como entender a natureza das dinâmicas que criam: culturais, sociais, económicas, ambientais, entre outras. Averiguou-se a capacidade de gerar dinâmicas turísticas no concelho que integram; se aquele é considerado como parte da sua identidade turística; a forma como é percecionado e apropriado pela comunidade local e agentes locais; e finalmente, como este é percecionado pelo seu público. Para o efeito foram aplicados 65 questionários integrando: visitantes, comunidade local e agentes locais do Caramulo Motorfestival 2023 e da própria região; foi realizada uma entrevista ao diretor do Museu do Caramulo e Co-fundador do Caramulo Motorfestival, Salvador Gouveia e, por último, foi feita uma análise de conteúdo mediático e não mediático dos sites do Caramulo Motorfestival e Museu Automóvel do Caramulo. Estas análise permitiram chegar aos objetivos que foram delineados no capítulo introdutório deste trabalho de investigação. Do trabalho realizado concluiu-se que, o turismo automóvel tem conhecido várias evoluções, tanto no tipo de produtos que integra como nos contornos da sua oferta e na sua procura, entendendo-se que irão sempre aparecer novas formas de o praticar e novos produtos turísticos para dar resposta a essa constante evolução. Os resultados alcançados sugerem que, tanto o Museu do Caramulo como o Caramulo Motorfestival contribuem para o dinamismo da região e para o fortalecer da identidade local do Caramulo, não deixando de parte que, tal como qualquer outro produto turístico, também estes prossupõem impactes tanto positivos como negativos para a região onde se encontram. Ainda assim, e considerando as análises realizadas à opinião pública, ambos os produtos são considerados como essenciais para o turismo da região e diversos negócios locais, provando que o turismo automóvel funciona como criador de dinâmicas turísticas para a região do Caramulo.
Automobile tourism, and especially automobile events, in Portugal are still not very significant, which demonstrates the lack of studies and tourism products to combat this problem. Their relevance is not limited to its ability to generate a multiplier effect, some of the existing studies point to the possibility and capacity of automobile heritage to provide impacts on local development. Therefore, the purpose of this research work is to understand how the Caramulo Motorfestival and the Museu do Caramulo are perceived, both by the public and the local community, as well as to understand the nature of the dynamics they create: cultural, social, economic, environmental, among others. We looked at its capacity to generate tourism dynamics in the municipality it is part of; whether it is considered part of its tourism identity; how it is perceived and appropriated by the local community and local agents; and finally, how it is perceived by its public. To this end, 65 questionnaires were carried out, including: visitors, the local community and local agents of the Caramulo Motorfestival 2023 and the region itself; an interview was conducted with the director of the Museu do Caramulo and co-founder of the Caramulo Motorfestival, Salvador Gouveia and, finally, an analysis was made of the media and non-media content of the Caramulo Motorfestival and Museu Automóvel do Caramulo websites. These analyses enabled us to achieve the objectives outlined in the introductory chapter of this research project. From the work carried out, it was concluded that automobile tourism is constantly evolving and that new ways of practicing it and new tourism products will always appear to respond to this constant evolution. The results suggest that both the Museu do Caramulo and the Caramulo Motorfestival contribute to the dynamism of the region and to the strengthening of Caramulo's local identity, while not forgetting that, like any other tourism product, they also have both positive and negative impacts on the region in which they are located. Even so, and considering the analyses conducted on public opinion, both products are considered essential for the region's tourism and various local businesses, thus proving that car tourism works as a creator of tourism dynamics for the Caramulo region.

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Automóvel Turismo automóvel Produto turístico Eventos automóveis Dinâmicas turísticas Car Car tourism Tourism product Car events Tourism dynamics

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