ESHTE - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESHTE - Dissertações de Mestrado by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 427
Results Per Page
Sort Options
- Estudo do desperdício alimentar de refeições hospitalares no Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar de Lisboa Central (Hospital São José)Publication . Faria, Ana Margarida FernandesNa gestão de um serviço de alimentação hospitalar, o controlo do desperdício é um factor importante, tratando-se não só de uma questão ética, mas também económica e, com reflexos político-sociais para o dietista e para a unidade em que se insere. O objectivo do presente estudo foi identificar e analisar o desperdício alimentar no Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar de Lisboa Central (Hospital São José).
- Turismo activo no concelho de Torres Vedras: contributo para o plano estratégicoPublication . Serra, Paulo Manuel Silveira MendesApesar de uma situação geográfica privilegiada, o concelho de Torres Vedras é um destino com um desenvolvimento turístico muito aquém do seu potencial. Esta dissertação visa contribuir para o fomento da competitividade do concelho de Torres Vedras, pela sua valorização como destino turístico, através da proposta de um plano estratégico para o segmento de turismo activo. Inicialmente, é analisada tanto a relevância do sector no desenvolvimento nacional,tal como a necessidade de promover um processo de planeamento turístico que prossiga a sustentabilidade económica, social e ambiental dos destinos e dê resposta às necessidades do “novo turista”, mais activo e interessado na descoberta da identidade dos locais. O desenvolvimento da uma abordagem estratégica ao turismo activo no concelho de Torres Vedras inclui a caracterização geral do território em estudo, o levantamento, a inventariação e a avaliação das potencialidades dos recursos do concelho para o desenvolvimento de produtos turísticos baseados em desportos na natureza, complementados pela fruição do património cultural e natural. Os resultados da avaliação revelam um território bastante versátil para a prática de variadas modalidades, reunindo potencial para se tornar num destino competitivo de turismo activo. A partir da aplicação de uma abordagem TOWS são definidas orientações estratégicas e desenvolvida uma proposta de plano estratégico, incluindo uma metodologia de desenvolvimento do turismo activo no concelho de Torres Vedras. Deste modo, apresentase um contributo para que o sector se possa diferenciar como uma actividade qualificada e sustentável.
- Eventos e destinos: lançamento de um modelo automóvel em LisboaPublication . Manuel, Leila Eliana RaúlA presente dissertação debruça-se sobre a indústria de eventos, caracteriza-a conceptualmente,apresenta a sua estrutura organizacional e os seus actores, estuda a relação entre a Indústria do Turismo e os Eventos e analisa os seus impactos (sociais, culturais, ambientais, económicos e turísticos). Numa segunda parte, mais prática, analisam-se as categorias e tipologias de eventos, as fases do seu planeamento, passando pela conceptualização, criação até à sua gestão operacional. Para finalizar e consolidar esta dissertação, toma-se como estudo de caso um evento de média dimensão decorrido em Junho de 2008 em Lisboa. Tratou-se do lançamento de um automóvel familiar, de marca internacionalmente conhecida, que foi apresentado aos seus vendedores e concessionários a nível mundial durante 16 dias consecutivos. O enfoque deste estudo é sobre o impacto do evento na pacata Praça das Flores, conhecida pela sua harmonia urbana e pelo seu tranquilo quotidiano. Este venue, por se tratar de um espaço público, foi a parte do programa do evento que apresentou os maiores desafios, tanto ao nível do planeamento(comunicação, licenças e aspectos formais), quanto ao nível operacional do evento (vivência diária com população local, imprensa e execução da programação). O objectivo geral é desenvolver um guião para a realização de eventos em espaço público de média dimensão em Lisboa, não descurando outros aspectos genéricos, como: inventariar a logística para eventos de média dimensão; elencar as questões legais; definir o planeamento estratégico e operacional; estudar as vantagens e desvantagens destes venues para as comunidades locais e propor um processo de comunicação com os mesmos, demonstrativo dos benefícios associados a este tipo de eventos.
- Avaliação do impacto das TIC nas agências de viagens online madeirensesPublication . Teles, Isabel Vieira PereiraPresentemente, é uma inevitabilidade para as agências de viagens considerarem a existência da Internet na forma como realizam os negócios. E é logo na definição da estratégia a definir que a mesma deve ser considerada. O posicionamento da organização no mercado, deve ser definido como online ou offline, para que seja possível articular o produto ao mercado que se pretende atingir. O ritmo de inovação é hoje e será cada vez mais acelerado, com inúmeros reflexos nas agências de viagens, o que faz com que o enfoque seja atribuído ao cliente, onde cada vez mais se pretende satisfazer as suas exigências, assim como prever as suas necessidades. Os sistemas de informação, Intranet e Extranet ocupam nesta esfera uma importância redobrada, no sentido em que estas ferramentas são parte integrante do sucesso das agências de viagens e das organizações em geral. A metodologia de investigação utilizada nesta dissertação, envolveu um inquérito por questionário às agências de viagens independentes e pertencentes a grupos nacionais, na ilha da Madeira. O objectivo foi avaliar a importância que atribuem às Tecnologias de Informação e Comunicação e de que forma a Internet está a influenciar o comportamento e a assessoria ao cliente.
- Pedestrianismo, percursos pedestres e turismo de passeio pedestre em PortugalPublication . Tovar, Zília Maria de Serpa Barata deA prática de andar a pé em trilhos sinalizados, ou pedestrianismo, é uma actividade que tem vindo a ganhar um número crescente de praticantes. O pedestrianismo é uma actividade que procura os caminhos tradicionais e de montanha, no meio rural e nas cidades, no interior e no litoral. Para facilitar a sua prática são criados percursos pedestres sinalizados que têm por finalidade conduzir os praticantes que os percorrem. As principais motivações associadas ao pedestrianismo são o contacto com a natureza, o bem-estar físico e a descoberta, motivações que se encontram descritas para os mercados de Turismo de Saúde e Bem-Estar e, sobretudo, de Turismo de Natureza, mercados com fortes perspectivas de crescimento e identificados, no âmbito do Plano Estratégico Nacional de Turismo, como de desenvolvimento prioritário. O presente trabalho explora o tema do pedestrianismo, percursos pedestres e Turismo de Passeio Pedestre em Portugal, avaliando a sua dimensão e expressão territorial, através da análise das actividades de pedestrianismo promovidas, dos recursos existentes e sua divulgação e dos programas de Turismo de Passeio Pedestre disponíveis no mercado. A análise da expressão territorial do pedestrianismo é feita com base na oferta de actividades promovidas por diversas entidades nos três últimos anos (2007 a 2009). Os percursos pedestres considerados são os percursos homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. São apresentados dados quantitativos, bem como a distribuição territorial das actividades, dos percursos pedestres e a relação existente entre actividades e percursos e entre actividades, percursos e território. Após a identificação dos operadores de Turismo de Passeio Pedestre em Portugal, caracterizando-os de acordo com a sua origem e os destinos turísticos em que trabalham, apresenta-se uma análise da oferta de programas de Turismo de Passeio Pedestre no nosso país, enfatizando os destinos. São ainda analisados os principais meios de divulgação de percursos pedestres em Portugal, considerando essencialmente edições de distribuição internacional e sites das entidades oficiais de turismo, com responsabilidade ao nível da promoção de destinos e produtos turísticos. No que diz respeito à expressão territorial do pedestrianismo e do Turismo de Passeio Pedestre em Portugal, são identificadas as áreas de maior desenvolvimento actual e potencial do Turismo de Passeio Pedestre. No final do trabalho é apresentado o exemplo do destino Aldeias do Xisto, focando os aspectos mais relevantes que constituem um destino de Turismo de Passeio Pedestre.
- Turismo de negócios: criação de uma marca certificadoraPublication . Colim, CármenNo turismo de negócios a principal motivação está directa e principalmente relacionada com objectivos profissionais e empresariais e não apenas recreativos e de lazer, pelo que o valor oferecido pelo destino baseia-se fundamentalmente na disponibilidade e no bom desempenho dos elementos que satisfaçam a motivação principal. A implementação de um sistema de gestão e de processos e a sua posterior certificação é uma mais-valia para qualquer organização. Traduz-se directamente na melhoria da imagem, acesso a novos mercados, redução de custos de funcionamento com a optimização do desempenho operacional e numa nova cultura para a sensibilização e motivação dos colaboradores, orientada para a contínua satisfação dos clientes e de todas as partes interessadas. Dada a especificidade e a qualidade exigida a este sector e analisando a multiplicidade da oferta do turismo de negócios no seu todo, a criação de uma marca certificadora e qualificadora dos serviços inerentes ao sector apresenta-se como uma oportunidade de negócio, não só na criação da marca certificadora em si, mas também para o alvo da mesma. O presente trabalho tem como objectivo analisar e confirmar a viabilidade de uma marca certificadora para o turismo de negócios. Realizámos assim um conjunto de pesquisas nas áreas do turismo de negócios e da certificação. Pretendeu-se aferir se existe necessidade do mercado para a criação da marca, bem como a opinião sobre procedimentos envolvidos. Optamos pela realização de um trabalho de projecto pela pertinência do tema e pela lacuna de informação existente no mercado, o que nos levou a uma análise mais prática da sua viabilidade. Impõe-se a realização de pesquisas mais aprofundadas, nomeadamente na área da certificação.
- A igreja de Santo António de Lisboa e o turismo religioso italianoPublication . Tendeiro, Isabel Leonor Gonçalves SantosA religião constituiu desde sempre a expressão espiritual de todas as civilizações e a ela se deve uma das formas mais antigas de Turismo, isto é, a peregrinação. Actualmente, a motivação religiosa tem levado milhões de pessoas, em todo o mundo, a movimentarem-se num universo sagrado, traduzindo a sua importância no Turismo mundial. A religião é, assim, uma das componentes da história e da identidade colectivas, não só da comunidade local receptora, mas também do visitante, cujas convicções pessoais influenciam necessariamente as suas atitudes e comportamentos. O Turismo Religioso encontra-se profundamente ligado ao calendário religioso da localidade receptora do fluxo turístico, ou seja, os destinos religiosos estão associados a lugares sagrados, onde existam relatos da manifestação de uma divindade, ou da vida de pessoas declaradas santas. Exemplo disso, são os destinos da Religião Cristã, em particular da Igreja Católica, tais como: Santiago de Compostela (lugar das peregrinações europeias medievais, impulsionado com a descoberta das relíquias do Apóstolo Tiago); Fátima e Lourdes (locais das aparições de Nossa Senhora a jovens pastorinhos); Lisieux (centro de devoção à espiritualidade da jovem Teresa Martin); Cidade do Vaticano (o Apóstolo Pedro terá sido sepultado onde se encontra hoje a Basílica com o seu nome). Com efeito, o património constitui o factor de conjugação da cultura e da religião, tornando difícil a delimitação do Turismo Religioso do Turismo Cultural, o que levou a que, neste estudo, a preocupação se centrasse numa abordagem teórica dos aspectos culturais do Turismo Religioso. Neste sentido, pretende analisar-se a Igreja de Santo António de Lisboa, no âmbito do Turismo Religioso, e perceber até que ponto a sua forte ligação a Santo António pode potenciar o destino turístico de Lisboa, e convertê-lo num destino religioso, já não ancorado ao Santuário de Fátima, centro de peregrinação nacional por excelência, mas com capacidade de atracção por si mesmo, sobretudo, a nível do mercado italiano. Para tal, irá estudar-se, numa óptica da procura, a motivação da deslocação dos grupos de turistas religiosos/peregrinos, provenientes de Itália, na visita à Igreja de Santo António de Lisboa, e numa perspectiva da oferta, as potencialidades e fragilidades deste lugar religioso, com vista a compreender a sua importância, através da relação de causalidade entre o nível de atractividade do recurso e o seu poder de influência na escolha do tour. Diante de uma temática tão complexa e abrangente, como é o Turismo Religioso, este estudo, consciente das suas limitações e vulnerabilidades, pretende responder a um grande desafio, isto é, constituir um contributo válido para o desenvolvimento e a consolidação de um produto turístico nacional consistente, diversificado e devidamente reconhecido.
- Enoturismo: produto estratégico para a atractividade dos destinos turísticosPublication . Ferreira, Filipe Rosa ReisEste estudo pretende demonstrar a importância do enoturismo como factor de atractividade dos destinos, usando como suporte o estudo de caso aplicado à região do Ribatejo. Para além da conceptualização do enoturismo com base na perspectiva dos vários autores de referência sobre esta temática, procedeu-se à realização de dois estudos: um qualitativo através de entrevistas em profundidade com entidades ligadas directa ou indirectamente ao turismo e um estudo quantitativo, através de um inquérito por questionário. Este estudo de caso permite mostrar o tipo de desenvolvimento do enoturismo na região, definir o perfil dos seus visitantes e destacar os atributos deste produto com influência na atractividade dos destinos. O enoturismo reúne as condições necessárias para servir como produto estratégico para a atractividade dos destinos, no sentido em que se posiciona como elemento diferenciador, permite realçar as características culturais e tradicionais de um local e funciona como atractivo principal ou complementar de um destino turístico.
- Projecto ecobike trail na Serra da Estrela: o turismo alternativo na redução da sazonalidadePublication . Gavinho, Elsa Maria da Conceição CorreiaCom esta dissertação pretende-se desenvolver uma proposta para um projecto (EcoBike Trail Serra da Estrela) destinado à prática de turismo na natureza, especificamente para a BTT, na região da Serra da Estrela. Por se tratar de um território com elevada potencialidade para este tipo de turismo, pretende-se estudar a possibilidade do turismo alternativo ajudar a dinamizar a actividade turística da região, contribuindo para a redução da sazonalidade na mesma. Esta é uma forma significativa de ajudar a potenciar o crescimento do turismo na região da Serra da Estrela por se ampliar e diversificar a oferta de produtos turísticos especialmente na componente de produtos de turismo na natureza. Com este trabalho pretende-se dar a conhecer uma nova dimensão da região através da possibilidade de se realizar um itinerário em BTT (mas também com potencialidades para outro tipo de actividades na natureza) passando por zonas habitadas e paisagens de montanha, aproveitando ao mesmo tempo as infra-estruturas turísticas, trilhos e caminhos já existentes. Este trabalho assenta nas várias potencialidades da região e está direccionado para o turismo alternativo. Pelo facto de pretender integrar várias entidades de forma sustentada, representa certamente uma mais valia para o futuro deste destino turístico.
- Góis: bases para um plano estratégico de desenvolvimento do turismoPublication . Ventura, Sílvia Sofia Bandeira NunesNa área da Gestão Estratégica de Destinos Turísticos o planeamento estratégico assume primordial importância, consubstanciando-se num dos instrumentos fundamentais para a definição e implementação de uma política integrada de competitividade e sustentabilidade para o turismo. Sendo um concelho do interior do país, de cariz marcadamente rural, Góis enfrenta hoje graves problemas de desertificação e de desenvolvimento. Constituindo o turismo uma actividade transversal, capaz de gerar impactes socioeconómicos, demográficos, físicos, ambientais e culturais importantes, recaem sobre a actividade turística elevadas expectativas quanto aos seus contributos relevantes enquanto motor de desenvolvimento rural para a revitalização económica e a preservação do património natural e cultural, afirmando-se o turismo como um dos sectores estratégicos para a inovação e competitividade do concelho. Nesse sentido, este trabalho pretende ser um contributo para o planeamento estratégico do desenvolvimento do turismo no concelho de Góis, que estabelece o conceito e a visão turística para o território e define orientações nos domínios considerados estruturantes. Devidamente enquadrado pela análise da relevância do planeamento estratégico em turismo e da influência do turismo como alavanca para o desenvolvimento do mundo rural, a par de uma reflexão sobre os desafios que se colocam na implementação de um modelo de desenvolvimento turístico sustentável, bem como pela avaliação da importância do turismo na economia mundial e nacional, elabora-se o levantamento, diagnóstico e análise aprofundados do sistema turístico do concelho e da região, que inclui a avaliação das potencialidades dos recursos para o desenvolvimento de produtos turísticos, que irão determinar o futuro da actividade turística no concelho.Com base no diagnóstico e análise realizados são definidos os conceitos, visão e objectivos, a partir dos quais é definida a estratégia e os respectivos eixos de intervenção, que permitirão a qualificação, diferenciação e inovação da oferta turística, promovendo o posicionamento competitivo do destino turístico Góis, num quadro de desenvolvimento sustentável.
