Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Enoturismo: produto estratégico para a atractividade dos destinos turísticos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2010.04.022_.pdf1.53 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo pretende demonstrar a importância do enoturismo como factor de atractividade dos destinos, usando como suporte o estudo de caso aplicado à região do Ribatejo. Para além da conceptualização do enoturismo com base na perspectiva dos vários autores de referência sobre esta temática, procedeu-se à realização de dois estudos: um qualitativo através de entrevistas em profundidade com entidades ligadas directa ou indirectamente ao turismo e um estudo quantitativo, através de um inquérito por questionário. Este estudo de caso permite mostrar o tipo de desenvolvimento do enoturismo na região, definir o perfil dos seus visitantes e destacar os atributos deste produto com influência na atractividade dos destinos. O enoturismo reúne as condições necessárias para servir como produto estratégico para a atractividade dos destinos, no sentido em que se posiciona como elemento diferenciador, permite realçar as características culturais e tradicionais de um local e funciona como atractivo principal ou complementar de um destino turístico.
This study aims to show the importance of Winetourism as a factor of attractiveness to tourism destinations, supported by a case study applied to Ribatejo region. Besides the concept of Winetourism postulated by several authors and experts on this topic, we made two studies: a qualitative one through deep interviews to entities directly or indirectly related to the tourism activity and a qualitative one, through the application of a survey. This case study allows to reveal the kind of development that Winetourism is achieving in the Ribatejo region, to define a visitors profile and highlights this product attributes that have influence in destination attractiveness. Winetourism gathers the necessary conditions to act like a strategic product to destinations attractiveness, as it stands as a differentiator element, allows to enhance the local cultural and traditional characteristics and works as a main or alternative attractor of a tourism destination.

Description

Keywords

Enoturismo Atractividade Destino Produtos Turísticos Winetourism Attractiveness Destination Tourism Products

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

CC License