Browsing by Issue Date, starting with "2009-07"
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- Amplificador Classe D de estrutura LC de dupla entrada com controlo por modo de deslizamentoPublication . Sousa, Sérgio; Pires, Vitor Manuel Carvalho Fernão; Antunes, VitorNesta tese é apresentada a implementação de uma nova estrutura de um amplificador de potência de classe D. O estágio de potência utilizado é baseado numa topologia de potência em ponte com filtro passa-baixo LC de dupla entrada. O controlo aplicado ao amplificador de potência é efectuado através do Modo de Deslizamento, o que proporciona a vantagem de poder convergir para uma condição estável apesar da existência de componentes com características desconhecidas ou não lineares. Após uma breve introdução aos aspectos mais importantes dos amplificadores de classe D, é efectuada a apresentação e descrição pormenorizada dos métodos e sistemas propostos. Diversos resultados relevantes da simulação do modelo idealizado são apresentados. Os resultados experimentais foram levados a cabo com um dispositivo de lógica programável (FPGA) e um estágio de potência associado, os quais permitem confirmar o potencial do amplificador proposto.
- Estudo do desperdício alimentar de refeições hospitalares no Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar de Lisboa Central (Hospital São José)Publication . Faria, Ana Margarida FernandesNa gestão de um serviço de alimentação hospitalar, o controlo do desperdício é um factor importante, tratando-se não só de uma questão ética, mas também económica e, com reflexos político-sociais para o dietista e para a unidade em que se insere. O objectivo do presente estudo foi identificar e analisar o desperdício alimentar no Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar de Lisboa Central (Hospital São José).
- Plano estratégico para uma escola E.B. 2,3 - Estudo de casoPublication . Neves, Silvia Rute Matias Marques dasÀ semelhança dos sistemas educativos de outros países, a realidade educacional portuguesa é, por um lado, influenciada por constantes mudanças ocorridas a uma escala global e, por outro lado, pressionada por múltiplas exigências sociais, políticas, administrativas e económicas. Trata-se, pois, de um contexto que reclama uma contínua adaptação a novos desafios, por parte das escolas. Estas, sob o signo de diversas iniciativas, actividades e planos e juntamente com uma autonomia cada vez mais instituída, tornam coerente uma concepção organizacional da escola, com a defesa da sua Visão, da sua Missão e dos seus Valores, apelando a uma dinâmica mais participativa e aberta ao exterior. Neste quadro inscrevemos, pois, um suporte reflexivo sobre a Escola, estruturado e materializado, por fim, com a proposta da estrutura de um plano estratégico, adaptável à realidade educativa de uma escola E.B. 2,3, proposta esta encontrada e sustentada numa abordagem investigativa qualitativa.
- How Are Web Characteristics Evolving? (poster)Publication . Miranda, João; Gomes, DanielThe Web is a hypertextual environment in permanent evo- lution. There are new technologies and Web publishing be- haviors emerging everyday. This study presents trends on the evolution of the Web, derived from the comparison of two characterizations of a web portion performed within a 5 year interval. The Portuguese Web was used as a case study. Several metrics regarding content and site character- istics were analyzed.
- Prevalência da úlcera de perna nos utentes da Unidade de Saúde de Azeitão.Publication . Pestana, Solange Rodrigues; Nunes, Lucília
- A acção da escola na promoção das aprendizagens de todos os alunosPublication . Bettencourt, Ana Maria; Pinto, JorgeO mandato da escola pública tem evoluído ao longo das últimas décadas no sentido de proporcionar melhores aprendizagens a todos os alunos. Contudo, parece haver ainda uma diferença substantiva entre os objectivos deste seu novo mandato e a sua consecução. A luta contra o insucesso e abandono escolares não pode deixar de ser uma prioridade na agenda educativa.
- A educação terapêutica na prevenção do pé diabético.Publication . Gabriel, Carlos; Santos, Natália; Ferrito, Cândida
- A terapia compressiva: cuidar efectivo na úlcera de perna.Publication . Escórcio, Joana; Furtado, Kátia
- Impacto da ferida crónica: caracterização da população de doentes com ferida crónica em tratamento domiciliário da freguesia de São Domingos de Rana.Publication . Ribeiro, Guilhermina; Cabete, Dulce
- Prática autoreportada da fisioterapia em utentes com osteoartrosePublication . Santos, Bruna Bárbara dos; Cruz, Eduardo Brazete; Domingues, LúciaIntrodução: A osteoartrose é uma condição clínica caracterizada pela presença de dor articular, limitação funcional e diminuição da qualidade de vida. Cerca de 80% da população com esta condição apresenta limitação de movimento e 25% não consegue realizar a maioria das suas atividades de vida diária. Em Portugal a prevalência é de 12.4%, 8.7% e 2.9% nas articulações do joelho, mão e anca, respetivamente. A fisioterapia é uma importante área nos cuidados primários, contudo a investigação realizada noutros países demonstra lacunas entre o padrão de prática e as normas de orientação clínica. Em Portugal ainda não são conhecidos os padrões de prática da fisioterapia. Objetivo: Este estudo tem como objetivos caracterizar a prática (autoreportada) dos fisioterapeutas em utentes com osteoartrose, em Portugal, e identificar as barreiras e elementos facilitadores para a implementação da prática informada pela evidência. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com 69 fisioterapeutas que trabalham em Portugal, convidados via email. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online, entre 15 de Maio e 15 de Outubro de 2018. Resultados: A maioria dos participantes refere avaliar red flags (71%). As modalidades de intervenção mais utilizadas são o exercício (98,6%), educação/aconselhamento (97,1%) e terapia manual (94,2%), sendo que 79,7% refere educar/aconselhar os utentes quanto aos aspetos gerais da condição, 88,4% recomenda a prática de atividade física e a realização de movimento dentro do limiar da dor e 49,3% recomenda a perda de peso. A eletroterapia é utilizada por 44,9% dos participantes. Não foi identificada nenhuma barreira pela maioria dos participantes e “Sinto responsabilidade profissional em contribuir para o desenvolvimento da profissão” foi o elemento facilitador identificado com maior proporção de concordância. Conclusões: Apesar das limitações, é percetível uma discrepância entre a prática clínica dos fisioterapeutas e as normas de orientação clínica em utentes com osteoartrose.