Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.57 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
À semelhança dos sistemas educativos de outros países, a realidade educacional
portuguesa é, por um lado, influenciada por constantes mudanças ocorridas a uma escala
global e, por outro lado, pressionada por múltiplas exigências sociais, políticas,
administrativas e económicas. Trata-se, pois, de um contexto que reclama uma contínua
adaptação a novos desafios, por parte das escolas. Estas, sob o signo de diversas
iniciativas, actividades e planos e juntamente com uma autonomia cada vez mais instituída,
tornam coerente uma concepção organizacional da escola, com a defesa da sua Visão, da
sua Missão e dos seus Valores, apelando a uma dinâmica mais participativa e aberta ao
exterior.
Neste quadro inscrevemos, pois, um suporte reflexivo sobre a Escola, estruturado e
materializado, por fim, com a proposta da estrutura de um plano estratégico, adaptável à
realidade educativa de uma escola E.B. 2,3, proposta esta encontrada e sustentada numa
abordagem investigativa qualitativa.
À semelhança dos sistemas educativos de outros países, a realidade educacional portuguesa é, por um lado, influenciada por constantes mudanças ocorridas a uma escala global e, por outro lado, pressionada por múltiplas exigências sociais, políticas, administrativas e económicas. Trata-se, pois, de um contexto que reclama uma contínua adaptação a novos desafios, por parte das escolas. Estas, sob o signo de diversas iniciativas, actividades e planos e juntamente com uma autonomia cada vez mais instituída, tornam coerente uma concepção organizacional da escola, com a defesa da sua Visão, da sua Missão e dos seus Valores, apelando a uma dinâmica mais participativa e aberta ao exterior. Neste quadro inscrevemos, pois, um suporte reflexivo sobre a Escola, estruturado e materializado, por fim, com a proposta da estrutura de um plano estratégico, adaptável à realidade educativa de uma escola E.B. 2,3, proposta esta encontrada e sustentada numa abordagem investigativa qualitativa.
À semelhança dos sistemas educativos de outros países, a realidade educacional portuguesa é, por um lado, influenciada por constantes mudanças ocorridas a uma escala global e, por outro lado, pressionada por múltiplas exigências sociais, políticas, administrativas e económicas. Trata-se, pois, de um contexto que reclama uma contínua adaptação a novos desafios, por parte das escolas. Estas, sob o signo de diversas iniciativas, actividades e planos e juntamente com uma autonomia cada vez mais instituída, tornam coerente uma concepção organizacional da escola, com a defesa da sua Visão, da sua Missão e dos seus Valores, apelando a uma dinâmica mais participativa e aberta ao exterior. Neste quadro inscrevemos, pois, um suporte reflexivo sobre a Escola, estruturado e materializado, por fim, com a proposta da estrutura de um plano estratégico, adaptável à realidade educativa de uma escola E.B. 2,3, proposta esta encontrada e sustentada numa abordagem investigativa qualitativa.
Description
Keywords
Escola Organização escolar Gestão escolar