ESEJD - Supervisão pedagógica
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Recent Submissions
- A Formação e Capacitação de Professores no Desempenho do Índice do Desenvolvimento Educacional Brasileiro - IDEB: Um Estudo em Presidente Sarney, Maranhão, BrasilPublication . Ferreira, Euclides RamalhoEste estudo investigou o impacto da formação e capacitação dos professores nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas escolas de Presidente Sarney, Maranhão. O objetivo principal foi compreender como a qualificação docente contribui para a melhoria dos resultados educacionais no município, especialmente considerando as dificuldades socioeconômicas e infraestruturais enfrentadas pelas escolas locais. A pesquisa envolveu entrevistas com gestores e professores, observações em sala de aula e análise de documentos institucionais, como planos pedagógicos e relatórios de desempenho.Os resultados confirmaram que a formação inicial e continuada dos professores tem uma relação positiva com o desempenho dos alunos no IDEB, destacando-se a importância de programas de capacitação que promovem o uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos. No entanto, a pesquisa também evidenciou que as condições socioeconômicas e a infraestrutura escolar ainda são desafios significativos, limitando o impacto das práticas pedagógicas inovadoras. As escolas com melhores condições estruturais e apoio à gestão pedagógica apresentaram melhores resultados. Com base nas conclusões, a pesquisa sugere que a melhoria do IDEB em Presidente Sarney depende de um esforço conjunto para fortalecer a formação de professores, melhorar a infraestrutura escolar e adotar práticas pedagógicas mais dinâmicas. Também se recomenda o investimento em programas de formação contínua e a criação de estratégias para envolver a comunidade escolar em processos de melhoria constante. O estudo destaca a importância de políticas públicas educacionais que integrem esses diversos aspectos para garantir uma educação de qualidade para todos.
- AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E O AMBIENTE ESCOLARPublication . Silva, Márcio Hélio CardosoEsta dissertação analisa a relação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) e suas influências no ambiente Escolar. Aborda a visão dos teóricos da área sobre a construção do conhecimento mediado pelas tecnologias digitais. Pondera a visão dos alunos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos, das escolas particulares de Pinheiro – MA quanto o uso dessas tecnologias nas aulas, na pesquisa, produção e divulgação do conhecimento. Enfatiza os desafios do fazer pedagógico nestes tempos em que a tecnologia envolve todas as relações sociais e de trabalho e adentra fortemente o ambiente educacional. Ressalta a importância da formação continuada para professores, diretores, coordenadores, a fim de que saibam utilizar as ferramentas de pesquisa e ensino oferecidas pelo avanço tecnológico e possibilitar mais entusiasmo e autonomia nos estudos para os alunos. Propõe melhorias no processo formativo dos professores, alunos e toda a comunidade escolar; na organização da infraestrutura da instituição, bem como no seu “modus operandi”, tendo em vista o correto e criativo manejo dessas tecnologias, de modo a proporcionar aulas mais interativas, dinâmicas e produtivas. Finaliza apresentando alternativas para compreender os novos rumos da educação envoltos pelas mídias digitais, os horizontes e perigos que podem surgir do seu mal gerenciamento.
- O Impacto da Formação Docente Continuada nos Resultados Educacionais do Ensino Público do Fundamental em Presidente Sarney Maranhão, BrasilPublication . Amorim, Jeane PimentaEsta dissertação investiga a relação entre a formação docente continuada e os resultados educacionais na rede municipal de ensino de Presidente Sarney, com o intuito de compreender as percepções dos professores, gestores educacionais e outros profissionais da área. A pesquisa foi realizada através de entrevistas e questionários aplicados aos docentes e gestores, além da análise de documentos, relatórios bimestrais, fichas de avaliação e simulados aplicados aos alunos. Identificaram-se os principais desafios enfrentados pelos professores em relação à formação continuada, destacando a falta de motivação, interesse e tempo como fatores críticos. Esses desafios impactam diretamente a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na formação nas atividades escolares e, consequentemente, o desenvolvimento dos alunos. A estrutura dos programas de formação docente continuada, organizada bimestralmente e com a participação de mestres e doutores, oferece palestras e atividades educativas. A pesquisa revelou uma influência positiva da formação continuada nos resultados educacionais, especialmente quando direcionada para avaliações de nível nacional, estadual e municipal, como o SAEB. Experiências bem-sucedidas evidenciam a importância de programas específicos e estratégicos para melhorar o desempenho dos alunos. Foi identificada uma correlação entre a participação dos professores em programas de formação continuada e o desempenho dos alunos em exames padronizados. Dados mostram que professores engajados e atualizados contribuem significativamente para a melhoria do aprendizado dos alunos, refletindo positivamente nos resultados educacionais. Recomenda-se a valorização dos professores, a realização de formações mais frequentes e a integração da teoria com a prática pedagógica. A formação docente continuada é essencial para a qualidade do ensino e o desenvolvimento de políticas educacionais mais eficazes.
- A Educação de Jovens e Adultos Articulada a Educação ProfissionalPublication . Conde, Iracyran de Assunção CorreaEsta pesquisa investiga a integração da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Educação Profissional no Maranhão, Brasil, e busca otimizar a proposta curricular para melhor alinhar as competências e habilidades dos alunos com as demandas do mercado de trabalho. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica de triangulação, combinando entrevistas com gestores e empresários, questionários com alunos e professores, e análise das documentações escolares. Os resultados destacam a necessidade de uma atualização curricular que alinhe as competências técnicas e socioemocionais com as exigências do mercado local. As entrevistas revelaram a importância de habilidades técnicas específicas e competências socioemocionais, enquanto os questionários indicaram uma lacuna entre as habilidades adquiridas pelos alunos e as demandas reais do mercado. A análise documental mostrou que as políticas educacionais e curriculares atuais carecem de flexibilidade e adaptação às realidades socioeconômicas do Maranhão. Recomendou-se a implementação de currículos modulares, horários flexíveis e o fortalecimento de parcerias com o setor produtivo. A pesquisa conclui que uma integração mais eficaz entre a EJA e a Educação Profissional pode melhorar significativamente a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, promover uma transição mais suave e aumentar a inserção produtiva e a geração de renda. A adaptação das políticas e práticas educacionais é essencial para garantir uma educação relevante e inclusiva para os jovens e adultos no Maranhão.
- DESVENDANDO O PODER DOS LÍDERES EDUCACIONAISPublication . Santos, Isabel Martins dosEste estudo investigou o impacto dos líderes educacionais do ensino fundamental anos finais em Trizidela do Vale, Maranhão, na superação de barreiras e na transformação da educação local. A pesquisa abordou questões como os desafios enfrentados pelos líderes, as estratégias utilizadas para superar essas barreiras, o papel das estratégias de liderança na cultura escolar e o impacto na melhoria dos índices de aprendizagem dos estudantes. Utilizando uma combinação de entrevistas, questionários, observações e análise documental, a pesquisa revelou que a maioria dos alunos se sente ouvida e respeitada, participa ativamente das atividades escolares e percebe que a escola oferece oportunidades para o desenvolvimento de seus talentos. Os líderes educacionais têm enfrentado desafios como a falta de recursos e resistência a mudanças, mas têm utilizado seu poder e influência para promover parcerias e práticas inovadoras. As estratégias de liderança têm contribuído para uma cultura escolar mais positiva e maior envolvimento da comunidade. Os resultados confirmam que a liderança educacional tem um impacto significativo na melhoria dos índices de aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos. A pesquisa conclui que, apesar dos desafios, a atuação eficaz dos líderes é crucial para a transformação educacional e sugere que investimentos contínuos em formação, práticas pedagógicas e colaboração comunitária são essenciais para o sucesso futuro.
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO EDUCACIONAL PÚBLICAPublication . Carvalho, Washington Luis ConceiçãoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a implementação do planejamento estratégico na gestão educacional pública dos municípios de Presidente Sarney e Santa Helena, ambos situados na Baixada Maranhense, Maranhão, com foco nos desafios enfrentados pelos gestores e o impacto dessa gestão na qualidade da educação oferecida. A hipótese central foi a de que a implementação eficaz do planejamento estratégico está diretamente relacionada à melhoria da qualidade educacional, influenciando positivamente a gestão de recursos, as políticas educacionais e o desempenho dos alunos. A pesquisa envolveu entrevistas com gestores e educadores, observações nas secretarias de educação e análise de documentos municipais, como os planos de ação e os relatórios de gestão educacional. Os resultados mostraram que, embora existam planos estratégicos formais em ambos os municípios, a aplicação prática desses planos é limitada por vários desafios, como a falta de capacitação dos gestores, a resistência à mudança, a escassez de recursos financeiros e uma infraestrutura escolar precária. A pesquisa também destacou que fatores socioeconômicos, como as condições de vulnerabilidade das comunidades locais, impactam diretamente a eficácia do planejamento estratégico na melhoria do ensino. Os gestores educacionais enfrentam dificuldades em alinhar as metas estratégicas com as necessidades reais das escolas, o que compromete os resultados acadêmicos. Por fim, a pesquisa propôs recomendações para aprimorar a implementação do planejamento estratégico, como a capacitação contínua dos gestores e professores, investimentos na infraestrutura escolar e a adoção de um sistema de monitoramento e avaliação mais eficaz.
- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSPublication . Luz, Carlos Alberto Costa daEsta pesquisa investigou as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino fundamental maior da rede pública de Pinheiro, Maranhão. Através de uma abordagem metodológica abrangente, foram coletados dados de alunos, professores, coordenadores e gestores, complementados por observações em sala de aula e análise de documentações escolares. A análise revelou que as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos da EJA estão intimamente ligadas à infraestrutura inadequada das escolas, à falta de recursos didáticos, e à insuficiência das políticas públicas educacionais. Além disso, as características socioeconômicas desfavoráveis dos alunos amplificam essas dificuldades, resultando em altas taxas de evasão e distorção idade-série. As observações em sala de aula e os depoimentos dos envolvidos destacaram a necessidade urgente de melhorias na infraestrutura escolar, a revisão das políticas públicas para melhor atender às necessidades da EJA e a adaptação das metodologias pedagógicas às especificidades dos alunos. A pesquisa também indicou a importância de implementar medidas de suporte socioeconômico para reduzir os impactos negativos das condições adversas na aprendizagem. As recomendações incluem a modernização das escolas, a formação contínua dos professores e a criação de programas de assistência para os alunos. O estudo fornece uma base para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes e contextualizadas, visando uma educação de qualidade e inclusiva para todos.
- Relação Professor-Aluno na Educação Pública de Presidente Sarney, Maranhão: Impactos e OportunidadesPublication . Costa, Benício Pinto daA pesquisa realizada teve como foco investigar o relacionamento entre professores e alunos nas escolas públicas do município de Presidente Sarney, localizado no Estado do Maranhão, com ênfase na influência da afetividade nessa relação e suas implicações no contexto educacional. O estudo abordou alunos do Ensino Fundamental Menor (do 3º ao 5º ano) e professores que atuam nesses níveis de ensino. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a percepção dos alunos sobre a relação professor-aluno e a influência da afetividade na aprendizagem, bem como investigar como os professores percebem essa relação e suas implicações. A pesquisa foi conduzida por meio de diferentes instrumentos, incluindo questionários fechados, entrevistas semi-estruturadas e observações em sala de aula. Os resultados obtidos revelaram aspectos importantes sobre o relacionamento entre professores e alunos na região estudada. Os alunos demonstraram uma percepção positiva em relação à qualidade da relação com seus professores, destacando a importância de se sentirem valorizados e apoiados em seu processo de aprendizagem. Além disso, a afetividade foi apontada como um fator relevante para o engajamento dos alunos na escola. Os professores, por sua vez, reconheceram a importância da relação professor-aluno para o desempenho acadêmico, destacando a necessidade de estabelecer um ambiente de confiança e respeito mútuo. No entanto, eles também enfrentaram desafios na manutenção dessa relação, como dificuldades de comunicação e conflitos de comportamento. As implicações da pesquisa apontam para a relevância de promover relações afetivas e saudáveis entre professores e alunos, reconhecendo seu impacto positivo no ambiente escolar e no processo de aprendizagem. Além disso, os resultados sugerem a importância de investimentos em formação de professores para aprimorar suas habilidades de comunicação e gestão de conflitos.
- EDUCAÇÃO COMPARADA: Modelo de Gestão para Elevar o Desempenho do Ensino Público na Ilha de São Luís do Maranhão - BrasilPublication . Borges, Walter SouzaSão firmes e constantes as discussões voltadas para o tema sobre a gestão nas escolas do Brasil, sendo demarcadas, no ponto de vista, em correntes teóricas que se situam nos conceitos da organização empresarial e nas instituições escolares, onde, os procedimentos e práticas adotadas estão em constantes melhorias e adaptações para suas culturas organizacionais. Deste modo, a dissertação apresentada tem por objetivo analisar a gestão escolar, expressas nos elementos da cultura da escola, sendo essa questão relacionada com um possível desempenho divulgado pela nota do IDEB, nas instituições dos Sistemas Municipais de Educação do estado do Maranhão, em especial, os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço de Lumiar. Através da fundamentação teórica, utilizaram-se os conceitos da gestão e da cultura escolar, buscando evidenciar as principais particularidades das formas de interpretar a gestão nas oito instituições de ensino, nas quais obtiveram nos seus resultados notas do IDEB discrepantes. Optou-se por uma pesquisa qualitativa do tipo de estudo exploratório com o formato comparativo, aplicados ferramentas de coleta de dados por meio das observações indiretas e entrevistas semi-estruturadas, bem como, realizadas consultas em documentos internos de processo. Conforme os resultados analisados, os mesmos demonstraram, de modo geral, realidades opostas em vários aspetos nas suas dimensões da gestão das escolas, sendo que, as dimensões administrativas, pedagógica e política, confirmaram a existência entre as variáveis que envolvem a gestão e o desempenho escolar. Foi constatado que, a gestão das escolas que obtiveram notas do IDEB elevado se difere, em relação às outras escolas de menor desempenho, por haver uma maior participação da sua comunidade escolar, resultados melhores nos controles, uma forte integração e maior cooperação entre os docentes. Nos fatos e dados levantados pelas escolas que obtiveram um IDEB abaixo do esperado, a gestão mostra-se caracterizada pelas relações informais, apresentando incidência elevada de conflitos internos entre a classe profissional, onde a participação da comunidade é bem reduzida e, com baixo controle dos resultados pela equipa gestora. Os dados e fatos encontrados pela pesquisa, indicam que as particularidades, nas formas de se fazer realizar os processos que apóiam nas atividades pedagógicas, se elencaram com os resultados mais elevados e os mais baixos do IDEB apurados nas 8 escolas de ensino público pesquisadas. Portanto, entende-se que uma escola que agrupa a sua função social conforme às normas burocráticas, e possui uma construção de longo prazo de uma história expressiva, só é possível através do entrosamento de uma gestão escolar com a coletividade e com a sua cultura organizacional, apresentando uma ação consciente de melhoria dos sujeitos com o futuro da educação, resultando numa
- PRECONCEITOS E DESAFIOS: com Alunos Surdos no Ambiente Escolar em Paço do Lumiar, Maranhão -BrasilPublication . Dias, Antonio Marcos MedeirosEsta pesquisa investiga os desafios e preconceitos enfrentados por alunos surdos nas escolas inclusivas de Paço do Lumiar, Maranhão, e como esses fatores impactam sua experiência educacional. A análise aborda a percepção e preparo dos professores em relação à inclusão de alunos surdos, identificando barreiras linguísticas e estratégias educacionais adotadas. Além disso, explora as atitudes dos colegas de classe e propõe recomendações práticas para aprimorar a experiência educacional desses alunos. A pesquisa adotou uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), utilizando entrevistas semiestruturadas com alunos surdos, professores e familiares, além de questionários aplicados com os professores. A amostra incluiu participantes de escolas inclusivas do ensino fundamental, abrangendo séries iniciais e finais. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo a identificação de padrões, tendências e pontos significativos. Os resultados revelam que a falta de práticas inclusivas efetivas persiste, evidenciando desafios como a carência de preparo adequado dos professores, falta de recursos visuais e barreiras linguísticas que afetam diretamente o aprendizado dos alunos surdos. As atitudes dos colegas de classe variam, mas a falta de compreensão e comunicação efetiva surgem como obstáculos significativos. Estratégias como o uso de recursos visuais e a promoção de cursos de LIBRAS são apontadas como eficazes. Como recomendações, destaca-se a necessidade de formação em LIBRAS para toda a comunidade escolar, implementação de estratégias pedagógicas inclusivas e maior envolvimento da comunidade. A pesquisa sugere que, ao enfrentar os preconceitos e desafios existentes, será possível promover uma educação mais inclusiva, equitativa e enriquecedora para os alunos surdos em Paço do Lumiar, Maranhão.