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- Enhancing Proactive Cyber Defense: A Theoretical Framework for AI-Driven Predictive Cyber Threat IntelligencePublication . Hasan, Kamrul; Hossain, Forhad; Amin, Al; Sutradhar, Yadab; Jeny, Israt Jahan; Mahmud, ShakikThe rapid evolution of cyber threats and the dynamic nature of the threat landscape have necessitated the development of proactive and predictive defense mechanisms. This research proposes an AI-driven framework for predictive cyber threat intelligence aimed at enhancing organizational cybersecurity by identifying and mitigating threats before they materialize. The framework integrates diverse data sources, including network logs, endpoint data, and threat intelligence feeds, to generate actionable insights using advanced machine learning algorithms such as anomaly detection, pattern recognition, and predictive analytics. A continuous feedback loop ensures the adaptability of the framework through model retraining, anomaly adjustment, and performance monitoring. By leveraging supervised and unsupervised learning models, the framework addresses both known and unknown threats, providing scalable, real-time threat detection and risk assessment capabilities. This approach shifts the cybersecurity paradigm from reactive to proactive, enabling organizations to anticipate and counteract sophisticated cyber-attacks effectively. The proposed system’s application is demonstrated through practical scenarios, highlighting its potential to transform decision-making in high-stakes cybersecurity environments.
- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSPublication . Luz, Carlos Alberto Costa daEsta pesquisa investigou as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino fundamental maior da rede pública de Pinheiro, Maranhão. Através de uma abordagem metodológica abrangente, foram coletados dados de alunos, professores, coordenadores e gestores, complementados por observações em sala de aula e análise de documentações escolares. A análise revelou que as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos da EJA estão intimamente ligadas à infraestrutura inadequada das escolas, à falta de recursos didáticos, e à insuficiência das políticas públicas educacionais. Além disso, as características socioeconômicas desfavoráveis dos alunos amplificam essas dificuldades, resultando em altas taxas de evasão e distorção idade-série. As observações em sala de aula e os depoimentos dos envolvidos destacaram a necessidade urgente de melhorias na infraestrutura escolar, a revisão das políticas públicas para melhor atender às necessidades da EJA e a adaptação das metodologias pedagógicas às especificidades dos alunos. A pesquisa também indicou a importância de implementar medidas de suporte socioeconômico para reduzir os impactos negativos das condições adversas na aprendizagem. As recomendações incluem a modernização das escolas, a formação contínua dos professores e a criação de programas de assistência para os alunos. O estudo fornece uma base para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes e contextualizadas, visando uma educação de qualidade e inclusiva para todos.
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO EDUCACIONAL PÚBLICAPublication . Carvalho, Washington Luis ConceiçãoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a implementação do planejamento estratégico na gestão educacional pública dos municípios de Presidente Sarney e Santa Helena, ambos situados na Baixada Maranhense, Maranhão, com foco nos desafios enfrentados pelos gestores e o impacto dessa gestão na qualidade da educação oferecida. A hipótese central foi a de que a implementação eficaz do planejamento estratégico está diretamente relacionada à melhoria da qualidade educacional, influenciando positivamente a gestão de recursos, as políticas educacionais e o desempenho dos alunos. A pesquisa envolveu entrevistas com gestores e educadores, observações nas secretarias de educação e análise de documentos municipais, como os planos de ação e os relatórios de gestão educacional. Os resultados mostraram que, embora existam planos estratégicos formais em ambos os municípios, a aplicação prática desses planos é limitada por vários desafios, como a falta de capacitação dos gestores, a resistência à mudança, a escassez de recursos financeiros e uma infraestrutura escolar precária. A pesquisa também destacou que fatores socioeconômicos, como as condições de vulnerabilidade das comunidades locais, impactam diretamente a eficácia do planejamento estratégico na melhoria do ensino. Os gestores educacionais enfrentam dificuldades em alinhar as metas estratégicas com as necessidades reais das escolas, o que compromete os resultados acadêmicos. Por fim, a pesquisa propôs recomendações para aprimorar a implementação do planejamento estratégico, como a capacitação contínua dos gestores e professores, investimentos na infraestrutura escolar e a adoção de um sistema de monitoramento e avaliação mais eficaz.
- A Educação de Jovens e Adultos Articulada a Educação ProfissionalPublication . Conde, Iracyran de Assunção CorreaEsta pesquisa investiga a integração da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Educação Profissional no Maranhão, Brasil, e busca otimizar a proposta curricular para melhor alinhar as competências e habilidades dos alunos com as demandas do mercado de trabalho. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica de triangulação, combinando entrevistas com gestores e empresários, questionários com alunos e professores, e análise das documentações escolares. Os resultados destacam a necessidade de uma atualização curricular que alinhe as competências técnicas e socioemocionais com as exigências do mercado local. As entrevistas revelaram a importância de habilidades técnicas específicas e competências socioemocionais, enquanto os questionários indicaram uma lacuna entre as habilidades adquiridas pelos alunos e as demandas reais do mercado. A análise documental mostrou que as políticas educacionais e curriculares atuais carecem de flexibilidade e adaptação às realidades socioeconômicas do Maranhão. Recomendou-se a implementação de currículos modulares, horários flexíveis e o fortalecimento de parcerias com o setor produtivo. A pesquisa conclui que uma integração mais eficaz entre a EJA e a Educação Profissional pode melhorar significativamente a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, promover uma transição mais suave e aumentar a inserção produtiva e a geração de renda. A adaptação das políticas e práticas educacionais é essencial para garantir uma educação relevante e inclusiva para os jovens e adultos no Maranhão.
- DESVENDANDO O PODER DOS LÍDERES EDUCACIONAISPublication . Santos, Isabel Martins dosEste estudo investigou o impacto dos líderes educacionais do ensino fundamental anos finais em Trizidela do Vale, Maranhão, na superação de barreiras e na transformação da educação local. A pesquisa abordou questões como os desafios enfrentados pelos líderes, as estratégias utilizadas para superar essas barreiras, o papel das estratégias de liderança na cultura escolar e o impacto na melhoria dos índices de aprendizagem dos estudantes. Utilizando uma combinação de entrevistas, questionários, observações e análise documental, a pesquisa revelou que a maioria dos alunos se sente ouvida e respeitada, participa ativamente das atividades escolares e percebe que a escola oferece oportunidades para o desenvolvimento de seus talentos. Os líderes educacionais têm enfrentado desafios como a falta de recursos e resistência a mudanças, mas têm utilizado seu poder e influência para promover parcerias e práticas inovadoras. As estratégias de liderança têm contribuído para uma cultura escolar mais positiva e maior envolvimento da comunidade. Os resultados confirmam que a liderança educacional tem um impacto significativo na melhoria dos índices de aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos. A pesquisa conclui que, apesar dos desafios, a atuação eficaz dos líderes é crucial para a transformação educacional e sugere que investimentos contínuos em formação, práticas pedagógicas e colaboração comunitária são essenciais para o sucesso futuro.
- AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E O AMBIENTE ESCOLARPublication . Silva, Márcio Hélio CardosoEsta dissertação analisa a relação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) e suas influências no ambiente Escolar. Aborda a visão dos teóricos da área sobre a construção do conhecimento mediado pelas tecnologias digitais. Pondera a visão dos alunos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos, das escolas particulares de Pinheiro – MA quanto o uso dessas tecnologias nas aulas, na pesquisa, produção e divulgação do conhecimento. Enfatiza os desafios do fazer pedagógico nestes tempos em que a tecnologia envolve todas as relações sociais e de trabalho e adentra fortemente o ambiente educacional. Ressalta a importância da formação continuada para professores, diretores, coordenadores, a fim de que saibam utilizar as ferramentas de pesquisa e ensino oferecidas pelo avanço tecnológico e possibilitar mais entusiasmo e autonomia nos estudos para os alunos. Propõe melhorias no processo formativo dos professores, alunos e toda a comunidade escolar; na organização da infraestrutura da instituição, bem como no seu “modus operandi”, tendo em vista o correto e criativo manejo dessas tecnologias, de modo a proporcionar aulas mais interativas, dinâmicas e produtivas. Finaliza apresentando alternativas para compreender os novos rumos da educação envoltos pelas mídias digitais, os horizontes e perigos que podem surgir do seu mal gerenciamento.
- O Impacto da Formação Docente Continuada nos Resultados Educacionais do Ensino Público do Fundamental em Presidente Sarney Maranhão, BrasilPublication . Amorim, Jeane PimentaEsta dissertação investiga a relação entre a formação docente continuada e os resultados educacionais na rede municipal de ensino de Presidente Sarney, com o intuito de compreender as percepções dos professores, gestores educacionais e outros profissionais da área. A pesquisa foi realizada através de entrevistas e questionários aplicados aos docentes e gestores, além da análise de documentos, relatórios bimestrais, fichas de avaliação e simulados aplicados aos alunos. Identificaram-se os principais desafios enfrentados pelos professores em relação à formação continuada, destacando a falta de motivação, interesse e tempo como fatores críticos. Esses desafios impactam diretamente a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na formação nas atividades escolares e, consequentemente, o desenvolvimento dos alunos. A estrutura dos programas de formação docente continuada, organizada bimestralmente e com a participação de mestres e doutores, oferece palestras e atividades educativas. A pesquisa revelou uma influência positiva da formação continuada nos resultados educacionais, especialmente quando direcionada para avaliações de nível nacional, estadual e municipal, como o SAEB. Experiências bem-sucedidas evidenciam a importância de programas específicos e estratégicos para melhorar o desempenho dos alunos. Foi identificada uma correlação entre a participação dos professores em programas de formação continuada e o desempenho dos alunos em exames padronizados. Dados mostram que professores engajados e atualizados contribuem significativamente para a melhoria do aprendizado dos alunos, refletindo positivamente nos resultados educacionais. Recomenda-se a valorização dos professores, a realização de formações mais frequentes e a integração da teoria com a prática pedagógica. A formação docente continuada é essencial para a qualidade do ensino e o desenvolvimento de políticas educacionais mais eficazes.
- A Formação e Capacitação de Professores no Desempenho do Índice do Desenvolvimento Educacional Brasileiro - IDEB: Um Estudo em Presidente Sarney, Maranhão, BrasilPublication . Ferreira, Euclides RamalhoEste estudo investigou o impacto da formação e capacitação dos professores nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas escolas de Presidente Sarney, Maranhão. O objetivo principal foi compreender como a qualificação docente contribui para a melhoria dos resultados educacionais no município, especialmente considerando as dificuldades socioeconômicas e infraestruturais enfrentadas pelas escolas locais. A pesquisa envolveu entrevistas com gestores e professores, observações em sala de aula e análise de documentos institucionais, como planos pedagógicos e relatórios de desempenho.Os resultados confirmaram que a formação inicial e continuada dos professores tem uma relação positiva com o desempenho dos alunos no IDEB, destacando-se a importância de programas de capacitação que promovem o uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos. No entanto, a pesquisa também evidenciou que as condições socioeconômicas e a infraestrutura escolar ainda são desafios significativos, limitando o impacto das práticas pedagógicas inovadoras. As escolas com melhores condições estruturais e apoio à gestão pedagógica apresentaram melhores resultados. Com base nas conclusões, a pesquisa sugere que a melhoria do IDEB em Presidente Sarney depende de um esforço conjunto para fortalecer a formação de professores, melhorar a infraestrutura escolar e adotar práticas pedagógicas mais dinâmicas. Também se recomenda o investimento em programas de formação contínua e a criação de estratégias para envolver a comunidade escolar em processos de melhoria constante. O estudo destaca a importância de políticas públicas educacionais que integrem esses diversos aspectos para garantir uma educação de qualidade para todos.
- Avaliação do controle postural e funcionalidade em futebolistas federados após cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anteriorPublication . Machado, Andreia; Oliveira, Raúl; Cordeiro, NunoIntrodução: A lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma lesão com alta incidência numa variedade de desportos competitivos, sendo os futebolistas os atletas com maior incidência desta lesão, resultando numa paragem prolongada e que pode deixar sequelas a longo prazo. Objetivo: Avaliar o controle postural em testes de apoio unipodal, através de plataforma de forças, bem como, a funcionalidade e cinesiofobia, em futebolistas federados, 6 a 18 meses após cirurgia de reconstrução do LCA, com retorno desportivo. Metodologia: estudo observacional com uma amostra com 10 atletas federados de futebol (n=10), com 22,5 ± 4,2 anos, sendo cinco de cada género. Foi criado um questionário sócio-demográfico para recolha de dados antropométricos e clínicos, bem como a aplicação das escalas Knee Injury and Osteoarthritis Outcome Score (KOOS) e Tampa Scale for Kinesiophobia (TSK-13), para avaliação da funcionalidade e cinesiofobia, respetivamente. O teste Single Leg Stance (SLS) foi realizado numa plataforma de forças de forma a analisar o controle postural através de algumas variáveis do centro de pressão (CoP). Resultados: Os coeficientes de correlação entre o controle postural, dor e funcionalidade não se mostraram significativos (p > .05). Foram encontradas diferenças significativas (p < .001) na comparação por tarefa (olhos abertos vs. olhos fechados), em ambos os membros, nas variáveis do CoP, variando a diferença (OP-NOP) de 11,37% a 42,36%. Na área de oscilação do CoP (MU = 2.000, p = .038), os valores foram significativamente mais baixos no enxerto de isquiotibiais (64.90 vs. 103.15). Conclusão: Não existem diferenças significativas em resposta ao principal objetivo do estudo, não havendo correlação entre o controle postural, dor e funcionalidade. Na avaliação por tarefa verificou-se que a oscilação do CoP no joelho não operado quando comparado com o joelho operado, é sempre inferior. Entre membros, género e tempo pós-operatório, não foram encontradas diferenças significativas em ambos os joelhos. Verificou-se ainda que os valores da área de oscilação do CoP, são significativamente mais baixos nos sujeitos com enxerto de isquiotibiais.
- Deficiência intelectual - expectativas, desafios e oportunidades: um foco na inclusão na rede regular de ensinoPublication . Silva, Flaviene Queiroz; Gonçalves, Sofia Margarida CorreiaA presente pesquisa insere-se no campo da Educação Especial, com especial enfoque no Domínio Cognitivo e Motor, e aborda a inclusão de crianças com deficiência intelectual na rede regular de ensino. A escolha do tema justifica-se pela crescente importância da inclusão escolar no panorama educativo atual, em conformidade com as políticas públicas, como o Decreto-Lei n.º 54/2018, que preconiza a educação para todos. No entanto, verifica-se que o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual ainda enfrenta desafios significativos, tanto ao nível das práticas pedagógicas, no âmbito das opções metodológicas dos mais variados intervenientes no processo, quanto ao nível da formação de professores e da articulação entre os diversos agentes educativos. Para a realização deste estudo optámos por uma investigação mista baseada em entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professores de educação especial e a uma psicóloga, atuantes no especial e regular, respetivamente (investigação qualitativa) e na aplicação de um questionário online a docentes (investigação quantitativa). A análise dos dados obtidos revela que os profissionais consideram fundamental a inclusão de crianças com deficiência intelectual em turmas regulares, desde que acompanhada de um forte apoio especializado. A colaboração entre professores de educação regular, educação especial, psicólogos, outros agentes educativos e famílias foi amplamente destacada como um dos pilares do sucesso deste processo. Os participantes sublinharam também a necessidade de metodologias flexíveis, ajustadas ao ritmo e às capacidades de cada criança, e reforçaram a importância de uma maior sensibilização da sociedade para a inclusão e a aceitação da diferença. A pesquisa demonstra que, embora as políticas inclusivas estejam a ser implementadas nas escolas, persistem obstáculos que comprometem a plena inclusão de alunos com deficiência intelectual. Assim, conclui-se que é necessário um maior investimento em formação, recursos e sensibilização para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa.