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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a implementação do planejamento estratégico na
gestão educacional pública dos municípios de Presidente Sarney e Santa Helena, ambos
situados na Baixada Maranhense, Maranhão, com foco nos desafios enfrentados pelos gestores
e o impacto dessa gestão na qualidade da educação oferecida. A hipótese central foi a de que a
implementação eficaz do planejamento estratégico está diretamente relacionada à melhoria da
qualidade educacional, influenciando positivamente a gestão de recursos, as políticas
educacionais e o desempenho dos alunos. A pesquisa envolveu entrevistas com gestores e
educadores, observações nas secretarias de educação e análise de documentos municipais, como
os planos de ação e os relatórios de gestão educacional. Os resultados mostraram que, embora
existam planos estratégicos formais em ambos os municípios, a aplicação prática desses planos
é limitada por vários desafios, como a falta de capacitação dos gestores, a resistência à mudança,
a escassez de recursos financeiros e uma infraestrutura escolar precária. A pesquisa também
destacou que fatores socioeconômicos, como as condições de vulnerabilidade das comunidades
locais, impactam diretamente a eficácia do planejamento estratégico na melhoria do ensino. Os
gestores educacionais enfrentam dificuldades em alinhar as metas estratégicas com as
necessidades reais das escolas, o que compromete os resultados acadêmicos. Por fim, a pesquisa
propôs recomendações para aprimorar a implementação do planejamento estratégico, como a
capacitação contínua dos gestores e professores, investimentos na infraestrutura escolar e a
adoção de um sistema de monitoramento e avaliação mais eficaz.
Description
Keywords
gestão escolar educação planeamento