Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.95 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação analisa a relação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s),
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) e suas influências no ambiente
Escolar. Aborda a visão dos teóricos da área sobre a construção do conhecimento mediado pelas
tecnologias digitais. Pondera a visão dos alunos, professores, diretores e coordenadores
pedagógicos, das escolas particulares de Pinheiro – MA quanto o uso dessas tecnologias nas
aulas, na pesquisa, produção e divulgação do conhecimento. Enfatiza os desafios do fazer
pedagógico nestes tempos em que a tecnologia envolve todas as relações sociais e de trabalho
e adentra fortemente o ambiente educacional. Ressalta a importância da formação continuada
para professores, diretores, coordenadores, a fim de que saibam utilizar as ferramentas de
pesquisa e ensino oferecidas pelo avanço tecnológico e possibilitar mais entusiasmo e
autonomia nos estudos para os alunos. Propõe melhorias no processo formativo dos professores,
alunos e toda a comunidade escolar; na organização da infraestrutura da instituição, bem como
no seu “modus operandi”, tendo em vista o correto e criativo manejo dessas tecnologias, de
modo a proporcionar aulas mais interativas, dinâmicas e produtivas. Finaliza apresentando
alternativas para compreender os novos rumos da educação envoltos pelas mídias digitais, os
horizontes e perigos que podem surgir do seu mal gerenciamento.
Description
Keywords
tecnologia educação