Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.09 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo investigou o impacto dos líderes educacionais do ensino fundamental anos
finais em Trizidela do Vale, Maranhão, na superação de barreiras e na transformação da
educação local. A pesquisa abordou questões como os desafios enfrentados pelos líderes,
as estratégias utilizadas para superar essas barreiras, o papel das estratégias de liderança
na cultura escolar e o impacto na melhoria dos índices de aprendizagem dos estudantes.
Utilizando uma combinação de entrevistas, questionários, observações e análise
documental, a pesquisa revelou que a maioria dos alunos se sente ouvida e respeitada,
participa ativamente das atividades escolares e percebe que a escola oferece
oportunidades para o desenvolvimento de seus talentos. Os líderes educacionais têm
enfrentado desafios como a falta de recursos e resistência a mudanças, mas têm utilizado
seu poder e influência para promover parcerias e práticas inovadoras. As estratégias de
liderança têm contribuído para uma cultura escolar mais positiva e maior envolvimento
da comunidade. Os resultados confirmam que a liderança educacional tem um impacto
significativo na melhoria dos índices de aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos.
A pesquisa conclui que, apesar dos desafios, a atuação eficaz dos líderes é crucial para a
transformação educacional e sugere que investimentos contínuos em formação, práticas
pedagógicas e colaboração comunitária são essenciais para o sucesso futuro.
Description
Keywords
gestão escolar liderança educação