Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.93 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo investigou o impacto da formação e capacitação dos professores nas disciplinas de
Língua Portuguesa e Matemática no desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (IDEB) nas escolas de Presidente Sarney, Maranhão. O objetivo principal foi
compreender como a qualificação docente contribui para a melhoria dos resultados
educacionais no município, especialmente considerando as dificuldades socioeconômicas e
infraestruturais enfrentadas pelas escolas locais. A pesquisa envolveu entrevistas com gestores
e professores, observações em sala de aula e análise de documentos institucionais, como
planos pedagógicos e relatórios de desempenho.Os resultados confirmaram que a formação
inicial e continuada dos professores tem uma relação positiva com o desempenho dos alunos
no IDEB, destacando-se a importância de programas de capacitação que promovem o uso de
metodologias ativas e recursos tecnológicos. No entanto, a pesquisa também evidenciou que
as condições socioeconômicas e a infraestrutura escolar ainda são desafios significativos,
limitando o impacto das práticas pedagógicas inovadoras. As escolas com melhores condições
estruturais e apoio à gestão pedagógica apresentaram melhores resultados. Com base nas
conclusões, a pesquisa sugere que a melhoria do IDEB em Presidente Sarney depende de um
esforço conjunto para fortalecer a formação de professores, melhorar a infraestrutura escolar e
adotar práticas pedagógicas mais dinâmicas. Também se recomenda o investimento em
programas de formação contínua e a criação de estratégias para envolver a comunidade
escolar em processos de melhoria constante. O estudo destaca a importância de políticas
públicas educacionais que integrem esses diversos aspectos para garantir uma educação de
qualidade para todos.
Description
Keywords
formação professor educação