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- PRECONCEITOS E DESAFIOS: com Alunos Surdos no Ambiente Escolar em Paço do Lumiar, Maranhão -BrasilPublication . Dias, Antonio Marcos MedeirosEsta pesquisa investiga os desafios e preconceitos enfrentados por alunos surdos nas escolas inclusivas de Paço do Lumiar, Maranhão, e como esses fatores impactam sua experiência educacional. A análise aborda a percepção e preparo dos professores em relação à inclusão de alunos surdos, identificando barreiras linguísticas e estratégias educacionais adotadas. Além disso, explora as atitudes dos colegas de classe e propõe recomendações práticas para aprimorar a experiência educacional desses alunos. A pesquisa adotou uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), utilizando entrevistas semiestruturadas com alunos surdos, professores e familiares, além de questionários aplicados com os professores. A amostra incluiu participantes de escolas inclusivas do ensino fundamental, abrangendo séries iniciais e finais. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo a identificação de padrões, tendências e pontos significativos. Os resultados revelam que a falta de práticas inclusivas efetivas persiste, evidenciando desafios como a carência de preparo adequado dos professores, falta de recursos visuais e barreiras linguísticas que afetam diretamente o aprendizado dos alunos surdos. As atitudes dos colegas de classe variam, mas a falta de compreensão e comunicação efetiva surgem como obstáculos significativos. Estratégias como o uso de recursos visuais e a promoção de cursos de LIBRAS são apontadas como eficazes. Como recomendações, destaca-se a necessidade de formação em LIBRAS para toda a comunidade escolar, implementação de estratégias pedagógicas inclusivas e maior envolvimento da comunidade. A pesquisa sugere que, ao enfrentar os preconceitos e desafios existentes, será possível promover uma educação mais inclusiva, equitativa e enriquecedora para os alunos surdos em Paço do Lumiar, Maranhão.
- A QUALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA: A Opinião e os Desafios dos Jovens do Ensino Médio em Presidente Sarney Maranhão – BrasilPublication . Filho, Leonardo Ferreira FurtadoEste estudo investigou as percepções e expectativas de estudantes do Ensino Médio em Presidente Sarney, Maranhão, sobre a qualidade da educação em escolas públicas, visando identificar desafios e sugestões de melhoria. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo alunos de duas escolas urbanas e rurais, por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários. Os resultados revelaram avaliações mistas da qualidade da educação, destacando a dedicação dos professores e a infraestrutura razoável, mas ressaltando desafios como a falta de responsabilidade dos alunos e recursos inadequados. As expectativas dos estudantes em relação à infraestrutura evidenciaram a necessidade de melhorias, e a falta de recursos foi identificada como um obstáculo ao desempenho acadêmico. A percepção do corpo docente enfatizou a importância da qualificação dos professores e a preferência por métodos de ensino dinâmicos. Os alunos indicaram lacunas na utilização de recursos didáticos, destacando a necessidade de maior integração de tecnologias nas práticas pedagógicas. Ao analisar as atividades extracurriculares, os estudantes reconheceram sua importância para o desenvolvimento pessoal e acadêmico, apontando benefícios como o estímulo à busca por conhecimento e habilidades.As sugestões de melhoria incluíram investimentos em recursos didáticos, climatização e formação docente, destacando a importância de uma abordagem integrada para superar desafios educacionais. As respostas dos alunos também enfatizaram a necessidade de maior ênfase nas habilidades socioemocionais e a importância do envolvimento da comunidade escolar na busca por soluções. Em síntese, este estudo proporciona uma compreensão aprofundada das percepções dos estudantes em Presidente Sarney e destaca a complexidade dos desafios educacionais na região, fornecendo informações para a implementação de melhorias eficazes.
- EDUCAÇÃO COMPARADA: Modelo de Gestão para Elevar o Desempenho do Ensino Público na Ilha de São Luís do Maranhão - BrasilPublication . Borges, Walter SouzaSão firmes e constantes as discussões voltadas para o tema sobre a gestão nas escolas do Brasil, sendo demarcadas, no ponto de vista, em correntes teóricas que se situam nos conceitos da organização empresarial e nas instituições escolares, onde, os procedimentos e práticas adotadas estão em constantes melhorias e adaptações para suas culturas organizacionais. Deste modo, a dissertação apresentada tem por objetivo analisar a gestão escolar, expressas nos elementos da cultura da escola, sendo essa questão relacionada com um possível desempenho divulgado pela nota do IDEB, nas instituições dos Sistemas Municipais de Educação do estado do Maranhão, em especial, os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço de Lumiar. Através da fundamentação teórica, utilizaram-se os conceitos da gestão e da cultura escolar, buscando evidenciar as principais particularidades das formas de interpretar a gestão nas oito instituições de ensino, nas quais obtiveram nos seus resultados notas do IDEB discrepantes. Optou-se por uma pesquisa qualitativa do tipo de estudo exploratório com o formato comparativo, aplicados ferramentas de coleta de dados por meio das observações indiretas e entrevistas semi-estruturadas, bem como, realizadas consultas em documentos internos de processo. Conforme os resultados analisados, os mesmos demonstraram, de modo geral, realidades opostas em vários aspetos nas suas dimensões da gestão das escolas, sendo que, as dimensões administrativas, pedagógica e política, confirmaram a existência entre as variáveis que envolvem a gestão e o desempenho escolar. Foi constatado que, a gestão das escolas que obtiveram notas do IDEB elevado se difere, em relação às outras escolas de menor desempenho, por haver uma maior participação da sua comunidade escolar, resultados melhores nos controles, uma forte integração e maior cooperação entre os docentes. Nos fatos e dados levantados pelas escolas que obtiveram um IDEB abaixo do esperado, a gestão mostra-se caracterizada pelas relações informais, apresentando incidência elevada de conflitos internos entre a classe profissional, onde a participação da comunidade é bem reduzida e, com baixo controle dos resultados pela equipa gestora. Os dados e fatos encontrados pela pesquisa, indicam que as particularidades, nas formas de se fazer realizar os processos que apóiam nas atividades pedagógicas, se elencaram com os resultados mais elevados e os mais baixos do IDEB apurados nas 8 escolas de ensino público pesquisadas. Portanto, entende-se que uma escola que agrupa a sua função social conforme às normas burocráticas, e possui uma construção de longo prazo de uma história expressiva, só é possível através do entrosamento de uma gestão escolar com a coletividade e com a sua cultura organizacional, apresentando uma ação consciente de melhoria dos sujeitos com o futuro da educação, resultando numa
- COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O COTIDIANO ESCOLAR: Desafios, Limites e Perspetivas no Ensino Público de Coelho Neto – Maranhão - BrasilPublication . TRAJANO, AILTON DE SOUSAA pesquisa concentrou-se na análise do papel da coordenação pedagógica nas escolas de ensino fundamental – anos finais, na zona urbana de Coelho Neto, Maranhão. O objetivo principal foi compreender como essa figura educacional contribui para a qualidade do ensino público, considerando os desafios, limites e perspectivas em sua atuação. Cinco objetivos específicos foram delineados para orientar a pesquisa. Inicialmente, buscou-se identificar as atribuições da coordenação pedagógica em Coelho Neto e compará-las com as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96). Em seguida, foram investigados os principais desafios e limites enfrentados por esses profissionais nas escolas públicas locais. A pesquisa também analisou a percepção dos gestores escolares sobre a atuação da coordenação pedagógica, identificando limitações e perspectivas para o trabalho desses profissionais. Outro ponto abordado foi o estudo das estratégias utilizadas pela coordenação pedagógica para apoiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em Coelho Neto. Por fim, a pesquisa buscou propor perspectivas para o trabalho da coordenação pedagógica, visando à melhoria da qualidade do ensino público na região. A coleta de dados envolveu questionários aplicados a professores, entrevistas com diretores escolares e coordenadores pedagógicos, além de observações em sala de aula. Os resultados destacaram a importância da coordenação pedagógica na promoção da qualidade do ensino, mas também evidenciaram desafios a serem superados, como a falta de recursos financeiros e a necessidade de maior formação específica. As perspectivas para o trabalho da coordenação pedagógica são promissoras, requerendo medidas adequadas para fortalecer esse ator educacional essencial.
- O papel do microbioma oral nas doenças orais e esofágicasPublication . Beaumont, Adrien Pierre Alastair Edouard de; Bessa, LucindaO microbioma oral pode ser definido como a comunidade de microrganismos que pode incluir bactérias, fungos, protozoários e archaea, mas também vírus, e que colonizam a cavidade oral, e esses microrganismos integram biofilmes complexos e interdependentes que desempenham uma importante função fisiológica. O microbioma oral tem, portanto, um papel fundamental na manutenção de um ambiente oral saudável e um estado de eubiose, de equilíbrio, e que contribui para a homeostasia do hospedeiro. Qualquer alteração na composição e diversidade deste microbioma, normalmente pela integração de microrganismos patogénicos, pode levar a um estado de desequilíbrio, de disbiose, associado a um estado de patologia/doença. O estudo dos microbiomas tornou-se possível e intensificou-se devido ao avanço das metodologias moleculares de sequenciação e ao aparecimento da metagenómica. A intensificação de estudos de metagenómica sobre o microbioma oral, evidenciou que o microbioma oral tem um papel importante em diversas patologias, que não só as doenças orais. De facto, a cavidade oral é uma porta de entrada para os sistemas respiratório e digestivo, e a sua elevada vascularização permite o contacto constante com os outros microbiomas do corpo humano. Assim, alterações no microbioma oral estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de doenças orais comuns, tais como periodontite, gengivite e cárie dentária, mas podem também levar ao desenvolvimento de outras doenças sistémicas, afetando diferentes partes do corpo. O objetivo desta revisão narrativa foi avaliar a influência do microbioma oral em determinadas doenças orais e gastrointestinais. Em particular, foi abordado o papel do microbioma oral nas seguintes doenças orais e esofágicas: cárie dentária, doença periodontal, peri-implantite, cancros orais, cancros esofágicos, esófago de Barret, e refluxo gastroesofágico. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science, tendo sido considerados artigos científicos publicados entre 2009 e 2023.