Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O COTIDIANO ESCOLAR: Desafios, Limites e Perspetivas no Ensino Público de Coelho Neto – Maranhão - Brasil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DISSERTAÇÃO - Ailton Trajano - Mar2024.pdf1.72 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A pesquisa concentrou-se na análise do papel da coordenação pedagógica nas escolas de ensino fundamental – anos finais, na zona urbana de Coelho Neto, Maranhão. O objetivo principal foi compreender como essa figura educacional contribui para a qualidade do ensino público, considerando os desafios, limites e perspectivas em sua atuação. Cinco objetivos específicos foram delineados para orientar a pesquisa. Inicialmente, buscou-se identificar as atribuições da coordenação pedagógica em Coelho Neto e compará-las com as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96). Em seguida, foram investigados os principais desafios e limites enfrentados por esses profissionais nas escolas públicas locais. A pesquisa também analisou a percepção dos gestores escolares sobre a atuação da coordenação pedagógica, identificando limitações e perspectivas para o trabalho desses profissionais. Outro ponto abordado foi o estudo das estratégias utilizadas pela coordenação pedagógica para apoiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em Coelho Neto. Por fim, a pesquisa buscou propor perspectivas para o trabalho da coordenação pedagógica, visando à melhoria da qualidade do ensino público na região. A coleta de dados envolveu questionários aplicados a professores, entrevistas com diretores escolares e coordenadores pedagógicos, além de observações em sala de aula. Os resultados destacaram a importância da coordenação pedagógica na promoção da qualidade do ensino, mas também evidenciaram desafios a serem superados, como a falta de recursos financeiros e a necessidade de maior formação específica. As perspectivas para o trabalho da coordenação pedagógica são promissoras, requerendo medidas adequadas para fortalecer esse ator educacional essencial.

Description

Keywords

supervisão coordenação ensino

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License