Publication
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O COTIDIANO ESCOLAR: Desafios, Limites e Perspetivas no Ensino Público de Coelho Neto – Maranhão - Brasil
dc.contributor.author | TRAJANO, AILTON DE SOUSA | |
dc.date.accessioned | 2024-06-14T09:57:31Z | |
dc.date.available | 2024-06-14T09:57:31Z | |
dc.date.issued | 2024-05-16 | |
dc.description.abstract | A pesquisa concentrou-se na análise do papel da coordenação pedagógica nas escolas de ensino fundamental – anos finais, na zona urbana de Coelho Neto, Maranhão. O objetivo principal foi compreender como essa figura educacional contribui para a qualidade do ensino público, considerando os desafios, limites e perspectivas em sua atuação. Cinco objetivos específicos foram delineados para orientar a pesquisa. Inicialmente, buscou-se identificar as atribuições da coordenação pedagógica em Coelho Neto e compará-las com as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96). Em seguida, foram investigados os principais desafios e limites enfrentados por esses profissionais nas escolas públicas locais. A pesquisa também analisou a percepção dos gestores escolares sobre a atuação da coordenação pedagógica, identificando limitações e perspectivas para o trabalho desses profissionais. Outro ponto abordado foi o estudo das estratégias utilizadas pela coordenação pedagógica para apoiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em Coelho Neto. Por fim, a pesquisa buscou propor perspectivas para o trabalho da coordenação pedagógica, visando à melhoria da qualidade do ensino público na região. A coleta de dados envolveu questionários aplicados a professores, entrevistas com diretores escolares e coordenadores pedagógicos, além de observações em sala de aula. Os resultados destacaram a importância da coordenação pedagógica na promoção da qualidade do ensino, mas também evidenciaram desafios a serem superados, como a falta de recursos financeiros e a necessidade de maior formação específica. As perspectivas para o trabalho da coordenação pedagógica são promissoras, requerendo medidas adequadas para fortalecer esse ator educacional essencial. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203618432 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/51050 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | supervisão | pt_PT |
dc.subject | coordenação | pt_PT |
dc.subject | ensino | pt_PT |
dc.title | COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O COTIDIANO ESCOLAR: Desafios, Limites e Perspetivas no Ensino Público de Coelho Neto – Maranhão - Brasil | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |