Repository logo
 
Publication

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O COTIDIANO ESCOLAR: Desafios, Limites e Perspetivas no Ensino Público de Coelho Neto – Maranhão - Brasil

dc.contributor.authorTRAJANO, AILTON DE SOUSA
dc.date.accessioned2024-06-14T09:57:31Z
dc.date.available2024-06-14T09:57:31Z
dc.date.issued2024-05-16
dc.description.abstractA pesquisa concentrou-se na análise do papel da coordenação pedagógica nas escolas de ensino fundamental – anos finais, na zona urbana de Coelho Neto, Maranhão. O objetivo principal foi compreender como essa figura educacional contribui para a qualidade do ensino público, considerando os desafios, limites e perspectivas em sua atuação. Cinco objetivos específicos foram delineados para orientar a pesquisa. Inicialmente, buscou-se identificar as atribuições da coordenação pedagógica em Coelho Neto e compará-las com as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96). Em seguida, foram investigados os principais desafios e limites enfrentados por esses profissionais nas escolas públicas locais. A pesquisa também analisou a percepção dos gestores escolares sobre a atuação da coordenação pedagógica, identificando limitações e perspectivas para o trabalho desses profissionais. Outro ponto abordado foi o estudo das estratégias utilizadas pela coordenação pedagógica para apoiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em Coelho Neto. Por fim, a pesquisa buscou propor perspectivas para o trabalho da coordenação pedagógica, visando à melhoria da qualidade do ensino público na região. A coleta de dados envolveu questionários aplicados a professores, entrevistas com diretores escolares e coordenadores pedagógicos, além de observações em sala de aula. Os resultados destacaram a importância da coordenação pedagógica na promoção da qualidade do ensino, mas também evidenciaram desafios a serem superados, como a falta de recursos financeiros e a necessidade de maior formação específica. As perspectivas para o trabalho da coordenação pedagógica são promissoras, requerendo medidas adequadas para fortalecer esse ator educacional essencial.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid203618432
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51050
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectsupervisãopt_PT
dc.subjectcoordenaçãopt_PT
dc.subjectensinopt_PT
dc.titleCOORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O COTIDIANO ESCOLAR: Desafios, Limites e Perspetivas no Ensino Público de Coelho Neto – Maranhão - Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO - Ailton Trajano - Mar2024.pdf
Size:
1.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: