ESEJD - Supervisão pedagógica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Supervisão pedagógica by Title
Now showing 1 - 10 of 83
Results Per Page
Sort Options
- A ação supervisiva do Coordenador de Departamento/Gestor Intermédio de uma escola – perceções dos Coordenadores de Departamento e dos seus paresPublication . Grifo, Rita MoreiraO presente estudo tem como objetivo principal conhecer a ação supervisiva do Coordenador de Departamento/Gestor Intermédio de uma escola. Pretendemos conhecer as perceções de quatro Coordenadoras de Departamento e quatro docentes, uma por cada departamento, de uma escola do segundo e terceiro ciclos, que pertence a um Agrupamento Vertical de Escolas da região da Grande Lisboa. O procedimento metodológico insere-se no paradigma qualitativo de índole descritiva e interpretativa. Selecionámos a análise documental, que visa a identificação das funções do Coordenador de Departamento nos documentos de referência da escola, e, a entrevista semiestruturada com a consequente análise de conteúdo, por forma a conhecermos as ideias das Coordenadoras de Departamento e dos seus pares sobre a respetiva ação supervisiva. Feita a análise dos dados verificou-se a relevância da supervisão para os participantes no estudo, os fatores que influenciam a ação supervisiva do Coordenador de Departamento, as ações supervisivas operacionalizadas e as implicações e desafios decorrentes dessa supervisão. Concluímos que as participantes dão a conhecer perceções positivas da ação supervisiva desenvolvida, sendo que essa supervisão enquadra-se nos normativos. A supervisão configura-se como apoio, uma vez que é alicerçada num processo colaborativo e de corresponsabilização e visa identificar dificuldades, refletir e induzir mudanças qualitativas na ação docente.
- Acolhimento aos alunos estagiários da formação inicial: uma proposta de acolhimento e integraçãoPublication . Durão, Rita Luis SarmentoEste trabalho de investigação foi motivado pelo nosso contexto profissional e pela nossa necessidade de compreender, na sua generalidade, o conceito de supervisão pedagógica na formação inicial e especificamente, como é que o professor orientador da prática pedagógica desempenha um papel significativo na configuração do acolhimento do aluno estagiário, na concretização do seu estágio prático de formação - prática pedagógica. Temos consciência que a realização de um adequado acolhimento, só será possível compreendendo as suas linhas orientadoras e identificando as estratégias promotoras para o seu desenvolvimento. Estamos também convictos de que o acolhimento e integração do aluno estagiário da formação inicial na prática pedagógica é uma das fases de todo o processo de formação e como tal contribuem para a construção e desenvolvimento pessoal, social e profissional do futuro educador/professor. De facto a formação teórica fornece-nos indicadores sobre a produção de saberes por parte dos alunos, mas é, sem dúvida, na praxis que ele retém os seus saberes de referência, daí a importância primordial de proporcionar através do acolhimento, um processo de formação interactivo e dinâmico, um trabalho reflexivo sobre as práticas, que permita ao professor orientador compreender a globalidade do sujeito e em simultâneo, que possibilite a construção permanente da identidade pessoal do aluno.
- Acompanhamento do professor principiante em sala de aulaPublication . Toscano, Paula Cristina MendonçaO acompanhamento do professor principiante, em sala de aula, é um percurso importante para o exercício da profissão do futuro docente. É aqui que vai ter o primeiro contacto com a realidade educativa, ao nível do seu desempenho profissional e colocar em prática os conhecimentos adquiridos na formação inicial, estando, no entanto, em constante aprendizagem. Neste processo de aprendizagem, o supervisor pedagógico terá concerteza um papel preponderante na ajuda e orientação do professor principiante, de modo a que este possa, constantemente, melhorar a sua prática docente. Neste trabalho de investigação, procuramos conhecer a melhor forma de contribuir para desenvolvimento profissional do professor principiante, através de um acompanhamento, reflexão, feedback e avaliação contínuos, motivado por uma relação interpessoal e de empatia entre ambos. Torna-se igualmente importante recolher sugestões para a melhoria das etapas no percurso de desenvolvimento profissional do professor principiante e compreender se os supervisores influenciam esse percurso, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Assim, este trabalho tem por base uma metodologia qualitativa, através de entrevistas, observações e questionários implementados a professores em início de carreira e tem como principal objetivo conhecer de que modo o acompanhamento do professor principiante, em sala de aula, por parte do supervisor pedagógico, pode melhorar o desempenho profissional e, de certo modo, influenciar o exercício da profissão de docente. Nesta investigação, pretendemos ser investigadores ativos numa instituição educativa onde exercemos funções de professores do Ensino Básico 1º Ciclo, podendo, assim, observar a problemática em questão. Após a análise e interpretação dos dados verificámos, com este estudo, que o acompanhamento, ajuda e orientação são imprescindíveis para melhorar não só a experiência, como também o desempenho profissional do professor principiante. Deste modo, delineamos um conjunto de estratégias e/ou procedimentos que devem ser utilizados pelo supervisor pedagógico, de modo a contribuir para um acompanhamento do professor principiante em sala de aula, no início da carreira docente.
- Adaptação da criança à escola - Estratégias e desafios na Educação-Pré EscolarPublication . Costa, Ana Rita RodriguesO tema do nosso trabalho de investigação surgiu devido à nossa necessidade de compreender como é que as crianças do nosso contexto profissional se adaptam à escola de forma a pudermos minimizar impactos negativos desta fase da vida da criança e dos seus Pais. Trata-se, pois, de um tema actual que suscita grandes preocupações nos Pais e Encarregados de Educação. Estamos certos que a escola e o educador têm um papel fundamental nesta etapa. Temos consciência que o sucesso da adaptação da criança, passa por um bom planeamento e organização por parte da escola. Neste estudo contextualizamos o tema fazendo um breve resumo da evolução da educação de infância em Portugal, passando pelo desenvolvimento da criança e, por fim, uma abordagem sobre a importância da relação família e escola nesta fase. Este estudo apresenta uma abordagem metodológica qualitativa, cuja pesquisa se caracteriza por um estudo de caso, com as seguintes questões: (i) o que sente a criança quando se separa pela primeira vez da família? (ii) o que sentem os Pais com esta separação? (iii) como preparam escola e família a entrada da criança na escola? Para a concretização de trabalho foi necessário recorrer a diferentes instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas e inquéritos por questionário, que nos forneceram dados importantes que após terem sido tratados, analisados e interpretados, nos permitiram chegar à discussão dos resultados e às conclusões. Deste modo, este estudo destina-se a compreender a adaptação das crianças à escola e desenvolver estratégias que permitam ajudar os pais nesta nova fase das suas vidas, assim como também propor novos desafios para que essa fase seja encarada de uma forma positiva.
- AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: As práticas metodológicas da Educação no Ensino Fundamental I no Município de Alcântara Maranhão – BrasilPublication . Rodrigues, Darlene CoêlhoHoje em dia, a prática da escrita e da leitura é avaliada como essencial para a relação do sujeito no contexto social. Contudo, esta obrigação característica dos anos iniciais de escolaridade, encobre-se de uma certa complexidade, existindo um significativo número de crianças que não alcançam a compreensão correspondente da atividade e, consequentemente, responder às exigências que a Escola exige com relação á aprendizagem. É comum que nos anos iniciais da Educação Fundamental, distinguirmos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem neste campo, conservando toda a sua trajetória escolar. Constatando, assim, que no percurso do exercício pedagógico de professores, a aprendizagem da escrita e da leitura é um tema que levanta um enorme interesse e que provoca a necessidade de indagação contínua, numa ação constante de atualização pedagógica e científica. Assim sendo, durante essa aprendizagem, as estratégias empregadas pelo professor necessitam ser muito bem planejadas, bem como na execução dessas ideias. Deste modo, quando se escolhe uma estratégia de ensino, deve-se ponderar se ela é apropriada para desenvolver o conteúdo, conseguindo alcançar de maneira efetiva os alunos em sala de aula. Assim, esse trabalho dissertativo de Mestrado em Educação tem objetivo principal de analisar as estratégias metodológicas que possibilitam o melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem da escrita pelas crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I do município de Alcântara – Maranhão – Brasil, bem como seus desafios para sua implementação. Para expor e explicar a importância do elemento comportamental no método de ensino-aprendizagem de leitura, essa análise desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de pesquisa de campo, utilizando ferramentas de entrevista semiestruturada e observação em sala de aula dos métodos de ensino utilizados pelos professores de português e matemática do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I, realizada com os educandos distribuídos nas séries e turnos do matutino e vespertino das duas escolas selecionadas entre as cincos melhores bem classificadas nas notas do Ideb de 2017, sendo parte da pesquisa as três mais bem colocadas, onde foram confrontados seus resultados. Durante a pesquisa de observação nas turmas do 1º, 2º e 3º ano do Fundamenta I, foi possível constatar que os professores apresentam procedimentos metodológicos que evidenciam várias técnicas de ensino para escrita, mas de forma não planejada e também técnicas bem rudimentares. Por isso é necessário fazer um trabalho com a educação continuada pelos professores, pois só assim, a escola e poder público poderá colher bons frutos no futuro com a educação de qualidade na região.
- ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A Vivência Lúdica nas Escolas da Rede Pública de Ensino no Município de Alcântara - Maranhão - BrasilPublication . Santos, Cibele CoelhoA partir de leituras e discussões a respeito da importância da atividade lúdica como ferramenta pedagógica na educação para criança em idade escolar, este estudo buscou identificar a atividade lúdica no contexto escolar, assim como o seu emprego quanto ferramenta de ensino nas unidades escolares do Ensino Fundamental I do 1º ao 2º anos das séries iniciais. Neste aspecto, fez-se indispensável ponderar como a ludicidade intervém no processo de ensino e aprendizado, averiguando a seriedade dos jogos na educação e no desenvolvimento dos educandos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I no município de Alcântara, no Estado do Maranhão. Pretendese com este questionamento averiguar as seguintes indagações: Como se dá o aprendizado por meio do lúdico no processo de alfabetização para a criança? Quais os métodos pedagógicos ou técnicas utilizadas para trabalhar o lúdico em sala de aula? Quais os entraves encontrados pelos docentes para praticar o lúdico no contexto das escolas públicas? Buscou-se, inicialmente, levantar embasamento teórico que demonstrasse a eficiência do lúdico na metodologia de ensinoaprendizagem, no desenvolvimento cognitivo, físico e social da criança. Coletou-se dados da prática escolar em três escolas do município de Alcântara no Estado do Maranhão, investigando a presença do emprego da ludicidade, em sala de aula. Buscou-se dados por meio de questionário fechado entregue aos educadores para fundamentar, junto com o referencial teórico, as discussões e análise sobre a existência ou não do lúdico, na escola, e sua importância quando o mesmo é agregado. Esta pesquisa permitiu trazer à tona a discussão sobre as informações da realidade escolar, sob a luz do material teórico investigado, onde se verificou que o corpo docente compreende e busca aproveitar o lúdico no espaço da sala de aula, entretanto, falta material e também estímulo das escolas com relação a essa rica ferramenta. Dessa forma, o referido estudo permitiu refletir acerca da formação dos educadores, para desenvolver conteúdos e estratégias mais agradável; de modo a fazer com que o educando tenha uma participação das relações de ensino-aprendizagem de forma criativa e crítica; bem como a participação ativa da coordenação dentro da escola auxiliando o trabalho do educador.
- A avaliação das aprendizagens dos alunos do 2º cicloPublication . Viana, Cristina Isabel SantosO estudo realizado tem como principal objectivo conhecer o processo de avaliação das aprendizagens. Conjugaram-se então duas necessidades: conhecer a forma como é concebida e aplicada a avaliação no 2.º ciclo na óptica do professor e encontrar numa escola com a valência de 2.º ciclo um campo de trabalho para o presente estudo. Consideramos que a avaliação é um processo do qual depende o bom desempenho do aluno e como tal deve ser uma resposta a todos os actores que fazem parte desse processo. O tema é contextualizado por um enquadramento histórico acerca do mesmo; pela explicitação do conceito; dimensões; tipos; instrumentos, critérios; e divulgação da avaliação; bem como se pretende fazer uma resenha sobre a legislação em vigor que rege o processo de avaliação.
- AVALIAÇÃO EXTERNA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS: Implicações e Desafios nas Escolas do Ensino Médio na Região Geográfica Imediata de Pedreiras - Maranhão - BrasilPublication . Leal, Joeline Santos da SilvaO trabalho dissertativo apresentado, possui toda base fundamentada na literatura cientifica, constituindo uma abordagem crítica e direta com as políticas públicas de avaliação externa da educação, que buscam avaliar a qualidade do ensino no Brasil. Assim com objetivo de identificar suas implementações nas escolas públicas e avaliar a compreensão dos coordenadores e seus professores com o tema, situados na região Imediata de Pedreiras formada por quatorze municípios no Estado do Maranhão. Durante anos essa região trou-se consigo, desempenho em sua educação de baixa qualidade e o ensino médio, apresenta uma sequencia, piores notas nas avaliações externas. Em 2017 a avaliação externa realizada pelo próprio Estado, através do programa “Avalia Maranhão” apontou melhorias na região, mas essa, constituiu-se em muito pouco, sendo regular para todas as escolas do ensino Médio na Região.Com isso para responder à questão principal a pesquisa, buscou-se uma abordagem qualitativa, produzindo informações pela coleta de dados, através de questionários e entrevistas-semiestruturadas, que foram colocadas em práticas com os sujeitos selecionados para a pesquisa, onde buscou-se trabalhar com equipes ocupando cargos, ligado diretamente e indiretamente com o tema abordado. Para os professores entrevistados, o desafio está na gestão escolar, pois os gestores, diante dos resultados, precisam adotar uma série de ações baseadas na leitura e na análise detalhada do boletim com as avaliações, reunir a equipe para debater as informações obtidas e, com base no diagnóstico e nas reflexões realizadas, preparar um plano para transformar tudo isso em trabalho efetivo na escola. Diante de todos os fatores apresentados na pesquisa pode-se concluir que as Avaliações Externas proporcionam dados que podem renovar o delinemanento correto da escola pública, onde sua função social diante a sociedade democrática é fazer garantir de forma efetiva o ensino-aprendizagem de qualidade para a educação pública.
- Comunicação Institucional: A Comunicação e sua Contribuição para o Processo Educacional no Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF no município de Paço de Alumiar Maranhão - BrasilPublication . Diniz, Edilson SilvaA flexibilidade do mercado, as exigências dos clientes, a necessidade de se posicionar e reposicionar constantemente em busca de manter os clientes e atrair novos, tem feito as organizações investir estrategicamente em comunicação, denominada comunicação institucional. No ambiente acadêmico, do ensino superior, não é diferente, as instituições precisam se comunicar com seus alunos, funcionários, fornecedores, etc. e ainda respeitar as demandas do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Partindo desta visão, surge o tema deste trabalho COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: A Comunicação e sua Contribuição para o Processo Educacional no Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF no município de Paço de Alumiar – Maranhão – Brasil, tendo como objetivo geral é Analisar o processo da comunicação institucional do Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF no município de Paço de Alumiar – Maranhão e sua contribuição para o atendimento interno da entidade, atendendo aos objetivos do planejamento institucional – PDI. Na perspectiva de alcançar o objetivo usou-se uma metodologia que pudesse proporcionar resultados comprometidos com a responsabilidade e veracidade. Assim, utilizando de aplicação de questionário com o suporte de referencial bibliográfico produzido, obteve-se o alcance de todos os objetivos, bem como a confrontação de algumas hipóteses levantadas. Concluindo, a pesquisa pode detectar pontos de melhorias que a instituição precisa investir e tratar e cuidar para não virar fator de risco futuro, a comunicação precisa ser estruturada, a necessidade de uma gestão estratégica, entre outros.
- A comunicação na supervisão dos professores: contributos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos estagiáriosPublication . Garcia, Susana Ferreira AlvesO desenvolvimento do Homem resulta de influências que o meio exerce sobre ele e vice-versa, permitindo criar quadros de referência, que levam à tomada de consciência do correto e do incorreto, assim como das suas atitudes e deveres para com os outros. Comunicar é essencial para que as pessoas interajam umas com as outras. Durante todo o processo de supervisão, necessitamos de transmitir informações, exprimir desejos, aprender, partilhar conhecimentos. O estudo aqui apresentado pretende analisar e compreender a importância da comunicação no processo de supervisão de forma a promover o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno estagiário. Metodologicamente desenvolvemos um estudo de caso, de natureza qualitativa, onde recorremos a vários instrumentos de recolha de dados – entrevistas, inquéritos por questionário e observação naturalista – para assim obtermos dados que nos permitissem responder às seguintes questões: (i) Que tipo de comunicação é mais assertiva no decorrer da prática pedagógica? (ii) Existem falhas de comunicação na prática pedagógica do aluno estagiário? (iii) Quais as vantagens, de uma boa comunicação, para o desenvolvimento do aluno estagiário? (iv) A comunicação, a relação interpessoal e o clima de supervisão influência a prática do aluno estagiário? Após a interpretação e a análise dos dados obtidos, podemos perceber que a comunicação e a relação interpessoal são dois aspetos determinantes durante o processo de supervisão e consequentemente têm um papel fulcral para o desenvolvimento profissional do aluno estagiário.