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- AVALIAÇÃO EXTERNA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS: Implicações e Desafios nas Escolas do Ensino Médio na Região Geográfica Imediata de Pedreiras - Maranhão - BrasilPublication . Leal, Joeline Santos da SilvaO trabalho dissertativo apresentado, possui toda base fundamentada na literatura cientifica, constituindo uma abordagem crítica e direta com as políticas públicas de avaliação externa da educação, que buscam avaliar a qualidade do ensino no Brasil. Assim com objetivo de identificar suas implementações nas escolas públicas e avaliar a compreensão dos coordenadores e seus professores com o tema, situados na região Imediata de Pedreiras formada por quatorze municípios no Estado do Maranhão. Durante anos essa região trou-se consigo, desempenho em sua educação de baixa qualidade e o ensino médio, apresenta uma sequencia, piores notas nas avaliações externas. Em 2017 a avaliação externa realizada pelo próprio Estado, através do programa “Avalia Maranhão” apontou melhorias na região, mas essa, constituiu-se em muito pouco, sendo regular para todas as escolas do ensino Médio na Região.Com isso para responder à questão principal a pesquisa, buscou-se uma abordagem qualitativa, produzindo informações pela coleta de dados, através de questionários e entrevistas-semiestruturadas, que foram colocadas em práticas com os sujeitos selecionados para a pesquisa, onde buscou-se trabalhar com equipes ocupando cargos, ligado diretamente e indiretamente com o tema abordado. Para os professores entrevistados, o desafio está na gestão escolar, pois os gestores, diante dos resultados, precisam adotar uma série de ações baseadas na leitura e na análise detalhada do boletim com as avaliações, reunir a equipe para debater as informações obtidas e, com base no diagnóstico e nas reflexões realizadas, preparar um plano para transformar tudo isso em trabalho efetivo na escola. Diante de todos os fatores apresentados na pesquisa pode-se concluir que as Avaliações Externas proporcionam dados que podem renovar o delinemanento correto da escola pública, onde sua função social diante a sociedade democrática é fazer garantir de forma efetiva o ensino-aprendizagem de qualidade para a educação pública.
- DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: A realidade do Ensino e Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental no Município de Santo Antônio dos Lopes - Maranhão - BrasilPublication . Lima, José da SilvaReconhecendo-se a grande relevância do tema para abertura de novas discussões a respeito dos impedimentos da aprendizagem referentes à leitura e a escrita, é objetivo desta pesquisa trazer novos direcionamentos com um valor significativo para obtenção de um diagnóstico e incentivo ao poder público e gestores escolares em busca de implantar melhorias no ensino público. Com objetivo compreender quais são os fatores que interferem no aprendizado das crianças relativo com processo que envolve o aprendizado da leitura e também da escrita, através dos vários entraves apresentados em sala de aula correspondentes os alunos do ensino do quarto ano letivo do Ensino Fundamental do município de Santo Antônio do Lopes – MA. Quanto à abordagem utilizada, a qualitativa; quanto a sua natureza, aplicada e básica; para identificar os objetivos foi adotado o método exploratório; quanto aos procedimentos foram realizadas atividades de estudos bibliográficos, documental e pesquisa de campo. Pelas colocações feitas pelos inquiridos: coordenadores, professores, pais e alunos e autores observou-se que há grande necessidade de uma melhor aproximação família escola no acompanhamento da aprendizagem das crianças em relação a leitura e a escrita e muito se comentou que esse é um dos fatores de maior relevância no déficit de aprendizagem das crianças do ensino fundamental. Mediante o analisado até aqui não dá para culpabilizar totalmente nem os pais, alunos ou professores visto que ambos representam um papel fundamental na educação dessas crianças. Cabe a cada um exercer sua função perante a responsabilidade que lhe são atribuídas nesse sistema (comunidade escolar).
- Metodologias e Estratégias - Inclusão de uma criança com Síndrome de Rett no Jardim de InfânciaPublication . Almeida, Rosa Maria Veiga de; Castro, Jorge de AlmeidaNum mundo em rápida transformação, a inclusão em contexto escolar assume um papel fundamental quando está em causa uma melhor qualidade de vida e a indepência financeira proporcionada pela equidade na procura de emprego, sendo que, “existe uma relação entre educação inclusiva e inclusão social nas áreas da educação, emprego e vida na comunidade” (AENEEI, 2018). Tendo em consideração que “Os alunos com deficiência educados em contextos inclusivos podem ter um melhor desempenho a nível académico e social do que os alunos educados em contextos segregados” (AENEEI, 2018: 7) é necessário repensar a escola e o papel do(s) professor(es) enquanto agentes de mudança que permite minimizar desigualdades. As barreiras à aprendizagem são diversas e, cada criança, adolescente ou adulto apresenta necessidades e dificuldades específicas, que exigem respostas diversificadas, que sejam capazes de lhes permitir o acesso ao currículo e a aquisição e potenciação de competências que lhe permitam a participação na vida escolar e na sociedade, e ainda, uma melhor qualidade de vida Quando se trata de crianças com Síndrome de Rett (RTT), “(…) uma doença neurológica do desenvolvimento e a segunda causa de atraso mental grave no sexo feminino” (Temudo, 2008: 1), estas apresentam um desenvolvimento dentro da normalidade até terem alguns meses de vida (habitualmente entre os seis e os dezoito meses), mas, depois, começam a evidenciar uma regressão (rápida) do desenvolvimento neuropsicomotor, com compromisso das habilidades motoras e da linguagem, podendo aparecer os característicos movimentos estereotipados das mãos. Entre os dois e os dez anos, ocorre um período de “estabilização” e, até de melhoria, seguido de uma fase onde aumenta a deterioração da coordenação motora global, entre outros aspetos. Assim, na intervenção, em contexto escolar de crianças com RTT, deparamos, quase sempre, com dificuldades de aprendizagem complexas, onde é fundamental uma avaliação permanente das práticas educativas, de modo a que se possa proceder atempadamente à adequação de estratégias e de metodologias que possam trazer uma melhoria das competências da criança e, também, da sua qualidade de vida.
- EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo nas escolas de Ensino Fundamental no município de Santo Antonio dos Lopes – Maranhão - BrasilPublication . Lima, Josélio da SilvaA evasão escolar na EJA é uma realidade nos municípios brasileiros, inclusive nas escolas municipais de Santo Antonio dos Lopes, Maranhão, Brasil, não é diferente como já era de se esperar, pois são várias as circunstânicas e situações enfrentadas por esse público, onde muitos fracassam na escola por priorizarem outras necessidades da vida cotidiana. Diante da realidade sobre o problema de evasão na EJA das escolas que se detêm nos limites do município em estudo, percebe-se a necessidade de uma investigação que considere as causas e consequências do abandono nesta modalidade de ensino. Diante disso, buscou-se avaliar a seguinte questão para o estudo: Quais os fatores que concorrem como as possíveis causas de evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos nas escolas públicas do município de Santo Antonio dos Lopes, Maranhão, Brasil? A metodologia adotada nesta pesquisa, de caráter exploratório deu-se pela abordagem qualitativa, atentando para uma análise dos dados colhidos em escolas públicas. Para essa pesquisa buscou-se fundamentar através dos principais autores como: Andrade (2016), Lima (2017), Faria (2013), Brunel (2014), Ghedin (2011) e Oliveira (2009). A pesquisa mostra que as ocorrências tidas como os possíveis fatores de evasão no município praticamente fogem do contexto escolar, embora muitos alunos tenham suas dificuldades em sala de aula, mas o que realmente faz muitos desvanecerem são os fatores ligados a casos fora da escola (extraescolares). Assim, ao refletir nesta pauta, considera-se que a evasão escolar está relacionada a fatores sociais econômicos e políticos, sendo necessária, para a EJA, várias mudanças nas políticas educacionais com a tentativa de achar uma solução para esse quesito que se constitui no maior problema enfrentado nesta modalidade de ensino. É preciso levar em consideração transformações nesse meio que sejam favoráveis a toda a comunidade escolar que acompanha esse contexto, resultando em profissionais capacitados, familiares engajados e alunos motivados e que reconheçam o valor do currículo escolar em suas vidas.
- A PRÁTICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: Limites e Perspectivas na Rede Municipal de Ensino Fundamental do Município de Poção de Pedras – Maranhão - BrasilPublication . Gomes, Antônia SalesEste trabalho apresenta uma discussão sobre a prática do Coordenador Pedagógico que atua nas escolas da Rede Pública Municipal do Ensino Fundamental do Poção de Pedras no Estado do Maranhão - Brasil. O objetivo maior desta investigação foi analisar a organização do trabalho da coordenação pedagógica que envolve todas as escolas da zona rural e urbana do município. A pesquisa toda foi desenvolvida tendo como objetivo principal avaliar o desenvolvimento executivo da ação dos coordenadores pedagógicos diante o trabalho prescrito na legislação versus o trabalho real. Assim buscou-se verificar as relações de poder e as imagens que professores e membros da equipe administrativa da escola possuem acerca da ação do coordenador pedagógico diante a suas responsabilidades. O referencial teórico pauta-se numa abordagem histórica situando a origem desse profissional no contexto educacional; nos escritos de Agnes Heller sobre o cotidiano, para a compreensão do trabalho do coordenador pedagógico no cotidiano escolar; e, nos postulados de Weber, como sustentáculo para a análise das relações de poder que permeiam a interação e o fazer do coordenador pedagógico com seus interlocutores. Foram realizados pesquisa de campo, com escolas selecionadas na rede pública municipal. Nos estudos bibliográficos de fundamentação, autores cometam que o coordenador pedagógico precisa demarcar melhor seu espaço na escola, tornando suas atribuições prescritas conhecidas pelos seus principais interlocutores, equipe administrativa e professores, sob pena de ficar sujeito às contingências imediatas do momento e não atender às expectativas desses mesmos sujeitos. Quanto ao relacionamento interpessoal os autores afirmam que o coordenador pedagógico com os demais profissionais, deve procurar desempenhar seu trabalho de forma não autoritária, fundamentado nos diálogos e na democracia na tomada de decisões diante a gestão escolar. Quanto a legislação acerca das atribuições do coordenador pedagógico, evidenciou-se a ausência de uma proposta de trabalho que exprima a adoção de uma concepção de educação que oriente a condução das ações desenvolvidas por esse profissional. Nas falas do universo amostral dos sujeitos percebemos uma queixa unânime sobre a sua desorientação e quase perda de identidade profissional e constatamos que o cotidiano das escolas e algumas crenças no seu interior inviabilizam a reflexão sobre suas práticas, perspectivas e possibilidades de sua intervenção no universo docente. Outro ponto relevante, apontado como uma das dificuldades do coordenador pedagógico no desenvolvimento de seu trabalho é a definição do seu campo de atuação na escola. Assim, por não ter claro o seu papel ou mesmo tendo claro, mas abrindo mão dele por conta das crenças autorrealizadoras no interior da escola, acompanha o ritmo ditado pelas rotinas ali arraigadas.
- SARS-COV-2 and coxiella burnetii in female cats from the central region of PortugalPublication . Neves, Suzi Marina Alves; Anastácio, Sofia FerreiraSARS-CoV-2 é o agente patogénico responsável pela atual pandemia COVID-19 que começou em dezembro de 2019, em Wuhan, China. Até maio de 2021, cerca de 166 milhões de casos e mais de 3 milhões de mortes foram registados mundialmente. Este vírus de genoma RNA tem uma transmissão humano-a-humano altamente eficiente por meio de disseminação de gotículas respiratórias e aéreas. A manifestação clínica pode ser ausente ou leve, mas em alguns casos ocorre pneumonia severa. Os gatos geralmente não apresentam sinais clínicos atuando como hospedeiros silenciosos. A febre Q é uma zoonose mundial causada pela bactéria Coxiella burnetii. A infeção em humanos é caracterizada por uma doença febril inespecífica que pode evoluir para quadros mais graves, como pneumonia e hepatite. Em ruminantes domésticos está associada a alterações reprodutivas, enquanto que em gatos é muitas vezes assintomática e, portanto, a maioria das infeções passa despercebida. A febre Q é endémica em Portugal, mas o papel dos gatos na epidemiologia da infeção não é claro. Vários estudos demonstraram o potencial zoonótico dos gatos para ambos os agentes patogénicos. Este estudo teve como objetivo a pesquisa serológica de SARS-CoV-2 e a pesquisa serológica e molecular de C. burnetii em gatas da região centro litoral de Portugal. Entre outubro de 2020 e março de 2021, um total de 47 gatas atendidas em centros de atendimento médico-veterinários no centro litoral de Portugal foram incluídas neste estudo. Amostras excedentes de soro ou plasma colhidas para realização de exames complementares, foram armazenadas e posteriormente testadas para a presença de anticorpos anti-SARS-CoV-2 e anti-C. burnetii com o método de ELISA. Em fêmeas sujeitas ao procedimento cirúrgico de ovariohisterectomia, foram realizados esfregaços uterinos para deteção molecular de C. burnetii através de PCR. Em relação ao SARS-CoV-2, a taxa de seropositividade foi 2.1% (IC 95%: 0.4 a 11,1%) (n=1), correspondente a uma gata de seis meses que apresentou S/P%=62,1%. Foram ainda obtidos dois resultados duvidosos (4.3%; IC 95%: 1.2 a 14.3%), com valores de S/P%=52,7% e 50,5%. Relativamente à pesquisa de anticorpos e DNA de C. burnetii, não foram obtidos resultados positivos. Na amostra estudada, a taxa de exposição em gatas foi considerada baixa para SARS-CoV-2 e inexistente para C. burnetii. No entanto, os gatos representam uma grande ameaça como agente zoonótico para humanos, evidenciando a importância da vigilância destes agentes, especialmente SARS-CoV-2 em gatos com proprietários positivos para COVID-19 e C. burnetii em gatos que contatem com ruminantes domésticos.
- Relação entre o microbioma bacteriano gastrointestinal com a doença inflamatória intestinal e o linfoma em cães e gatosPublication . Medeiros, Inês Ribeiro Rodrigues Almeida; Duarte, Sofia Alexandra Giestas CancelaO microbioma gastrointestinal caracteriza-se como o conjunto de microrganismos que habitam o trato gastrointestinal, sendo considerado um componente integral do sistema digestivo. Apesar da sua constituição ser composta por bactérias, fungos, protozoários e vírus, a presente dissertação aborda apenas a componente bacteriana, pela representatividade e pelos benefícios que oferecem ao hospedeiro. Nos cães e gatos saudáveis, os filos predominantes são Fusobacteria, Bacterioidetes, Firmicutes, Proteobacteria e Actinobacteria. O microbioma canino e felino tem uma constituição semelhante, apesar da possibilidade de variação interindividual devido a numerosos fatores tanto endógenos como exógenos. A saúde dos animais de companhia está interligada com a sua composição microbiana, a qual se encontra alterada em diferentes doenças gastrointestinais, tais como em linfoma e doença inflamatória intestinal (IBD). Nestas enteropatias ocorre uma alteração da composição microbiana, sendo que o seu estudo é essencial para que no futuro seja possível utilizar esta informação na modulação do tratamento, adaptado às alterações características de cada doença ou indivíduo tal como na determinação do prognóstico. Na presente dissertação, pretende-se efetuar uma revisão, de forma sumária, sobre o microbioma bacteriano em cães e gatos, relativamente ao conhecimento atual sobre composição e funções, bem como as principais técnicas de avaliação. A influência e alterações do microbioma na doença gastrointestinal, em particular na doença inflamatória intestinal e no linfoma alimentar serão adicionalmente abordados.
- Quantification and categorisation of microplastics in wild and aquaculture fish and in the water of the Aegean SeaPublication . Botelho, Ana Lourenço; Montezinho, Liliana Cristina PereiraPlastic waste is recognised as a global threat to ecosystems. Microplastics may enter the food chain directly or indirectly in contaminated water or prey, respectively. Totally, 47 fishes from the inside and outside of aquaculture cages were analysed from Leros, a Greek island situated on the Aegean Sea. In addition, 11 samples of seawater were collected around aquaculture cages. The microplastics quantified were identified through a stereomicroscope and confirmed by a hot needle test. The results showed that in seawater and fish samples, fibres were the predominant type of microplastics, the main size was between 0.5 to 2 mm. Blue was the principal colour in fish and black was the principal colour in seawater samples. Furthermore, aquaculture and wild fishes are exposed to direct intake of microplastics from the seawater. This project demonstrates that the contamination and bioaccumulation of microplastics represent a real danger along the food chain.
- Volemia assessement and fluid therapy responsivenessThe state of the art in small animal veterinary medicinePublication . Nunes, Ana Sofia Neto; Figueira, Ana Catarina Pais dos SantosO conhecimento dos compartimentos corporais, da distribuição da água corporal, de como o fluxo de fluidos ocorre e o que influencia todo o processo é essencial para tomar medidas relativamente ao tipo de fluidoterapia. Com esse objetivo, existem alguns modelos disponíveis para explicar os eventos hemodinâmicos, dos quais esta revisão destaca o princípio de Starling e o glicocálix endotelial. Além disso, o médico veterinário deve estar apto a avaliar o estado de perfusão do animal, de modo a que a terapia possa ser ajustada. A oxigenação tecidual depende do débito cardíaco, o qual varia com a administração de fluidos. Esta interação pode ser explicada pela lei de Frank-Starling. Alguns parâmetros da avaliação da perfusão podem ser acedidos através do exame físico. Contudo, um estado inicial de hipovolémia oculta pode estar presente e não ser possível detetá-la. Ademais, parâmetros estáticos que têm sido tradicionalmente usados para avaliar a resposta a fluidos durante a ventilação mecânica demonstraram ser pouco sensíveis na deteção de hipovolémia, devido às interações cardio-pulmonares. Deste modo, o objetivo desta revisão é salientar algumas ferramentas recentes que possam ser úteis para avaliar o estado de volume do paciente, para que estados de hipo ou hipervolémia possam ser detectados numa fase precoce, e que a fluidoterapia possa ser monitorizada e ajustada, permitindo melhores resultados clínicos. Neste trabalho são abordados métodos de avaliação da perfusão tecidual - espectroscopia de infravermelho próximo-, de imagem - ultrassom point-of-care-, e outros de avaliação de índices hemodinâmicos, tais como a variação de pressão de pulso, o índice de variabilidade pletismográfica, o índice de perfusão periférica, o teste de oclusão expiratória final e o levantamento passivo das pernas.
- Prevalência de Dirofilariose Canina (Dirofilaria immitis) na Região Centro de Portugal. Um risco para a Saúde Pública?Publication . Pardal, Mariana Fernandes; Figueira, Ana Catarina Pais dos SantosA Dirofilariose causada por um nemátode da espécie Dirofilaria immitis é uma doença parasitária cardiopulmonar, que tem como vetores mosquitos dos géneros: Culex, Aedes e Anopheles para completar o seu ciclo de vida. Os canídeos são os principais hospedeiros definitivos podendo ser infetados por formas larvares do parasita, transmitidas aquando da alimentação de um dos mosquitos, mas, outras espécies animais também podem ser infetadas pelo parasita, como os felídeos e humanos. D.immitis continua a disseminar-se e a instalar-se em zonas consideradas não endémicas, sendo Portugal considerado um país enzoótico e epizoótico. No presente trabalho, realizou-se um estudo retrospetivo da prevalência de Dirofilariose no período de 2016 a 2020 em canídeos que frequentaram quatro Centros de Atendimento Médico-Veterinários, da Região Centro de Portugal. A seleção dos casos foi efetuada através de uma amostragem de animais que nesse período de tempo realizaram testes de imunocromatografia para pesquisa de antigénios de Dirofilária e/ou gota fresca para pesquisa de microfilárias. As informações recolhidas basearam-se nas caraterísticas físicas dos animais, assim como no tipo de tratamento instituído e prevenção da parasitose. Verificou-se que os concelhos de Montemor-o-Velho e Figueira da Foz foram os mais afetados, possivelmente reunindo as condições necessárias para o desenvolvimento do vetor e a disseminação da doença. O método de testagem maioritariamente usado nos CAMV´s foi o teste de imunocromatografia, o recomendado pela AHS (Sociedade Americana de Dirofilariose), sendo em alguns casos complementado pela gota fresca. Em relação aos protocolos de tratamento instituídos, foram também seguidas maioritariamente as guidelines recomendadas, bem assim como os protocolos de prevenção, cuja substância utilizada preferencialmente foi a moxidectina. No entanto, continua a ser necessário evitar a disseminação generalizada desta doença pelo nosso país, minimizando o risco para a Saúde Pública e Saúde Animal.