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A PRÁTICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: Limites e Perspectivas na Rede Municipal de Ensino Fundamental do Município de Poção de Pedras – Maranhão - Brasil

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Este trabalho apresenta uma discussão sobre a prática do Coordenador Pedagógico que atua nas escolas da Rede Pública Municipal do Ensino Fundamental do Poção de Pedras no Estado do Maranhão - Brasil. O objetivo maior desta investigação foi analisar a organização do trabalho da coordenação pedagógica que envolve todas as escolas da zona rural e urbana do município. A pesquisa toda foi desenvolvida tendo como objetivo principal avaliar o desenvolvimento executivo da ação dos coordenadores pedagógicos diante o trabalho prescrito na legislação versus o trabalho real. Assim buscou-se verificar as relações de poder e as imagens que professores e membros da equipe administrativa da escola possuem acerca da ação do coordenador pedagógico diante a suas responsabilidades. O referencial teórico pauta-se numa abordagem histórica situando a origem desse profissional no contexto educacional; nos escritos de Agnes Heller sobre o cotidiano, para a compreensão do trabalho do coordenador pedagógico no cotidiano escolar; e, nos postulados de Weber, como sustentáculo para a análise das relações de poder que permeiam a interação e o fazer do coordenador pedagógico com seus interlocutores. Foram realizados pesquisa de campo, com escolas selecionadas na rede pública municipal. Nos estudos bibliográficos de fundamentação, autores cometam que o coordenador pedagógico precisa demarcar melhor seu espaço na escola, tornando suas atribuições prescritas conhecidas pelos seus principais interlocutores, equipe administrativa e professores, sob pena de ficar sujeito às contingências imediatas do momento e não atender às expectativas desses mesmos sujeitos. Quanto ao relacionamento interpessoal os autores afirmam que o coordenador pedagógico com os demais profissionais, deve procurar desempenhar seu trabalho de forma não autoritária, fundamentado nos diálogos e na democracia na tomada de decisões diante a gestão escolar. Quanto a legislação acerca das atribuições do coordenador pedagógico, evidenciou-se a ausência de uma proposta de trabalho que exprima a adoção de uma concepção de educação que oriente a condução das ações desenvolvidas por esse profissional. Nas falas do universo amostral dos sujeitos percebemos uma queixa unânime sobre a sua desorientação e quase perda de identidade profissional e constatamos que o cotidiano das escolas e algumas crenças no seu interior inviabilizam a reflexão sobre suas práticas, perspectivas e possibilidades de sua intervenção no universo docente. Outro ponto relevante, apontado como uma das dificuldades do coordenador pedagógico no desenvolvimento de seu trabalho é a definição do seu campo de atuação na escola. Assim, por não ter claro o seu papel ou mesmo tendo claro, mas abrindo mão dele por conta das crenças autorrealizadoras no interior da escola, acompanha o ritmo ditado pelas rotinas ali arraigadas.

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professor pedagogia ensino

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