Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: A realidade do Ensino e Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental no Município de Santo Antônio dos Lopes - Maranhão - Brasil

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Reconhecendo-se a grande relevância do tema para abertura de novas discussões a respeito dos impedimentos da aprendizagem referentes à leitura e a escrita, é objetivo desta pesquisa trazer novos direcionamentos com um valor significativo para obtenção de um diagnóstico e incentivo ao poder público e gestores escolares em busca de implantar melhorias no ensino público. Com objetivo compreender quais são os fatores que interferem no aprendizado das crianças relativo com processo que envolve o aprendizado da leitura e também da escrita, através dos vários entraves apresentados em sala de aula correspondentes os alunos do ensino do quarto ano letivo do Ensino Fundamental do município de Santo Antônio do Lopes – MA. Quanto à abordagem utilizada, a qualitativa; quanto a sua natureza, aplicada e básica; para identificar os objetivos foi adotado o método exploratório; quanto aos procedimentos foram realizadas atividades de estudos bibliográficos, documental e pesquisa de campo. Pelas colocações feitas pelos inquiridos: coordenadores, professores, pais e alunos e autores observou-se que há grande necessidade de uma melhor aproximação família escola no acompanhamento da aprendizagem das crianças em relação a leitura e a escrita e muito se comentou que esse é um dos fatores de maior relevância no déficit de aprendizagem das crianças do ensino fundamental. Mediante o analisado até aqui não dá para culpabilizar totalmente nem os pais, alunos ou professores visto que ambos representam um papel fundamental na educação dessas crianças. Cabe a cada um exercer sua função perante a responsabilidade que lhe são atribuídas nesse sistema (comunidade escolar).

Description

Keywords

ensino aprendizagem professor

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License