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- Integração de género nas Academias Militares em Portugal e no BrasilPublication . Castro, Celso; Morais, Diana; Silva, Cristina Rodrigues da
- MAL-ESTAR NA EDUCAÇÃO – AS ANGUSTIAS DA DOCÊNCIA: Um Olhar sobre a Saúde do Professor no Ensino Público em Escolas Militares na Cidade de São Luís Maranhão – BrasilPublication . Costa, Walquíria de LourdesO referido estudo procura apresentar e meditar a respeito das ocorrências do mal-estar docente e os distúrbios que afetam professores que atuam nas séries finais, das escolas públicas Militares do Ensino Médio na Cidade de São Luís, no Estado do Maranhão - Brasil. Neste estudo, se deu prioridade a um enfoque metodológico qualitativo, em que foi considerada as narrações de docentes que atuam nas duas instituições militares na rede de ensino público. Por intermédios de testemunhos orais obtidos em entrevistas semiestruturadas buscou-se lançar os aspectos condicionantes que mais cooperam para o surgimento dessa ocorrência, e as ações subjetivas de mal-estar docente, experimentados por estes educadores. O esboço desponta, entre outras demandas, o episódio de um quadro de adoecimento, apontado como estresse, esmorecimento e agravos emocionais, ações de aflição, agonia, depressão e indiferença. A opção pela temática se deve, primeiramente, à minha trajetória profissional na área da Saúde como enfermeira Militar. Ao longo dos anos de formação e performance profissional, venho deparando com ocorrências, relatos e lamentações por parte dos docentes, de diferentes graus de ensino, a respeito de seus sentimentos de desencantamento, frustrações, incerteza e inadequações em relação ao seu ofício. Ao mesmo tempo, que se constata o aumento de ocorrências de enfermidade emocional, mental e física entre estes educadores, levantando indagações a respeito das condições de trabalho no magistério, e se os mesmos seriam responsáveis para o desdobramento desse quadro. Tendendo nomear e penetrar no debate a respeito do mal-estar docente, delineamos a seguir, os aportes das ponderações de determinados autores a propósito desta temática, em distintos países, e de determinadas investigações concretizadas neste âmbito. Desta forma, esse esboço busca delinear e ponderar como essa questão se desponta na rede de ensino público em escolas Militares, e em que aspectos as novas exigências da educação e as atuais condições de trabalho do docente colaboram para o malestar entre os educadores do ensino fundamental. Parto do pressuposto que as condições de trabalho desses docentes são, em geral, adversas e que suas prestezas estão sendo efetivadas em ritmo demasiadamente intenso; o que pode estar colaborando para desencadear várias ocorrências de mal-estar docente ainda não estudadas nesta rede de ensino.
- AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: As práticas metodológicas da Educação no Ensino Fundamental I no Município de Alcântara Maranhão – BrasilPublication . Rodrigues, Darlene CoêlhoHoje em dia, a prática da escrita e da leitura é avaliada como essencial para a relação do sujeito no contexto social. Contudo, esta obrigação característica dos anos iniciais de escolaridade, encobre-se de uma certa complexidade, existindo um significativo número de crianças que não alcançam a compreensão correspondente da atividade e, consequentemente, responder às exigências que a Escola exige com relação á aprendizagem. É comum que nos anos iniciais da Educação Fundamental, distinguirmos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem neste campo, conservando toda a sua trajetória escolar. Constatando, assim, que no percurso do exercício pedagógico de professores, a aprendizagem da escrita e da leitura é um tema que levanta um enorme interesse e que provoca a necessidade de indagação contínua, numa ação constante de atualização pedagógica e científica. Assim sendo, durante essa aprendizagem, as estratégias empregadas pelo professor necessitam ser muito bem planejadas, bem como na execução dessas ideias. Deste modo, quando se escolhe uma estratégia de ensino, deve-se ponderar se ela é apropriada para desenvolver o conteúdo, conseguindo alcançar de maneira efetiva os alunos em sala de aula. Assim, esse trabalho dissertativo de Mestrado em Educação tem objetivo principal de analisar as estratégias metodológicas que possibilitam o melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem da escrita pelas crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I do município de Alcântara – Maranhão – Brasil, bem como seus desafios para sua implementação. Para expor e explicar a importância do elemento comportamental no método de ensino-aprendizagem de leitura, essa análise desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de pesquisa de campo, utilizando ferramentas de entrevista semiestruturada e observação em sala de aula dos métodos de ensino utilizados pelos professores de português e matemática do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I, realizada com os educandos distribuídos nas séries e turnos do matutino e vespertino das duas escolas selecionadas entre as cincos melhores bem classificadas nas notas do Ideb de 2017, sendo parte da pesquisa as três mais bem colocadas, onde foram confrontados seus resultados. Durante a pesquisa de observação nas turmas do 1º, 2º e 3º ano do Fundamenta I, foi possível constatar que os professores apresentam procedimentos metodológicos que evidenciam várias técnicas de ensino para escrita, mas de forma não planejada e também técnicas bem rudimentares. Por isso é necessário fazer um trabalho com a educação continuada pelos professores, pois só assim, a escola e poder público poderá colher bons frutos no futuro com a educação de qualidade na região.
- ENSINO DA LINGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: Desafios e Dificuldades dos Professores do Ensino Fundamental II na Cidade São Luís Maranhão - BrasilPublication . Máximo, Gustavo Oliveira da SilvaAs discussões a respeito do ensino da língua inglesa em escolas do ensino fundamental II da rede pública são avaliadas, dentro de um ponto de vista das teorias existentes que podem ser de baixa qualidade ou ineficientes para que ocorra o aprendizado ao final do período letivo, onde as metodologias adotadas podem não estar sendo efetivas para absorção do conhecimento, e os recursos utilizados devem estar em condições mínimas de utilização pelo professor dentro da sala de aula. Se é necessário um grupo de pesquisadores buscar entendimento sobre a qualidade do ensino da língua inglesa ou do processo de ensino/aprendizagem dentro das escolas da rede pública, se faz necessário aprofundar para entender como este processo está transcorrendo dentro das escolas escolhidas. Dentro da linha de pesquisa destes pesquisadores, os mesmos mostram uma fragilidade factível dentro das escolas, o que resulta em um baixo aprendizado, ou seja, não existe a possibilidade de obter bons resultados diante de um desinteresse dos gestores das escolas em garantir os recursos para desenvolvimento das atividades de língua inglesa dentro das salas de aula. Outros autores dizem que o processo de aprendizagem da língua inglesa não é efetivo, pois os alunos não gostam de aprender coisas que faz como que eles se sintam desafiados, conforme relata Coelho (2010), os alunos preferem estudar aquilo que lhes parece mais “tranquilo” e não exige uma dedicação a mais em seu tempo extra. É com essa proposta que os docentes se deparam com um desafio enorme, pois transmitir o conhecimento da língua inglesa para os alunos de forma desacreditada, é possível que os alunos desmotivem ao perceber que a disciplina não tem valor agregado. Na expectativa de atrair os alunos para um processo de aprendizagem mais dinâmico, será realizado a provocação de utilização de recursos tecnológicos, visto que vivemos em uma era onde utilizar algum tipo de tecnologia é considerado normal, independente da classe econômica, grande parte tem acesso, e analisar se este recurso está sendo oferecido dentro das escolas pesquisadas para garantir que o processo educacional está acompanhando a evolução tecnológica, pois caso isso não seja comprovado, é possível que tenhamos outros problemas além de não falar inglês no futuro próximo, e sim de sermos “engolidos” pela transformação de inovação e tecnologia que está ocorrendo no mundo a todo instante. Os gestores educacionais, tem papel fundamental neste processo de prover recursos necessários para maior aproveitamento dentro da sala de aula, e é primordial que os professores de língua inglesa tenham a possibilidade de lecionar a parte teórica e prática, fomentando a importância de se falar inglês. Desta forma é essencial que os gestores educacionais cumpram seu papel como líderes e busquem recursos, garantindo que os objetivos da disciplina inglesa sejam cumpridos. Alguns autores dizem que a metodologia para o processo de ensino/aprendizagem é fundamental para que os alunos estejam engajados e motivados, porém é de suma importância que os professores estejam capacitados para desempenhar com excelência sua missão de transmitir o conhecimento dentro da sala de aula. Como base nessas argumentações, esta dissertação buscou analisar escolas do ensino fundamental II com um índice no IDEB alto, para que não houvesse julgamento de uma escola já de índice baixo. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa é entender os desafios e dificuldades dos professores do ensino fundamental II da rede pública, na cidade de São Luís – Maranhão ao ensinar a disciplina de língua inglesa, onde foram escolhidas escolas com melhores notas no IDEB, UEB – Primavera e UI – Padre Newton Pereira. Com isso, o autor está amparado diante desta pesquisa e nos referenciais utilizados, pois irá expor as condições de ensino/aprendizagem da língua inglesa dentro das escolas de forma clara e objetiva.
- ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A Vivência Lúdica nas Escolas da Rede Pública de Ensino no Município de Alcântara - Maranhão - BrasilPublication . Santos, Cibele CoelhoA partir de leituras e discussões a respeito da importância da atividade lúdica como ferramenta pedagógica na educação para criança em idade escolar, este estudo buscou identificar a atividade lúdica no contexto escolar, assim como o seu emprego quanto ferramenta de ensino nas unidades escolares do Ensino Fundamental I do 1º ao 2º anos das séries iniciais. Neste aspecto, fez-se indispensável ponderar como a ludicidade intervém no processo de ensino e aprendizado, averiguando a seriedade dos jogos na educação e no desenvolvimento dos educandos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I no município de Alcântara, no Estado do Maranhão. Pretendese com este questionamento averiguar as seguintes indagações: Como se dá o aprendizado por meio do lúdico no processo de alfabetização para a criança? Quais os métodos pedagógicos ou técnicas utilizadas para trabalhar o lúdico em sala de aula? Quais os entraves encontrados pelos docentes para praticar o lúdico no contexto das escolas públicas? Buscou-se, inicialmente, levantar embasamento teórico que demonstrasse a eficiência do lúdico na metodologia de ensinoaprendizagem, no desenvolvimento cognitivo, físico e social da criança. Coletou-se dados da prática escolar em três escolas do município de Alcântara no Estado do Maranhão, investigando a presença do emprego da ludicidade, em sala de aula. Buscou-se dados por meio de questionário fechado entregue aos educadores para fundamentar, junto com o referencial teórico, as discussões e análise sobre a existência ou não do lúdico, na escola, e sua importância quando o mesmo é agregado. Esta pesquisa permitiu trazer à tona a discussão sobre as informações da realidade escolar, sob a luz do material teórico investigado, onde se verificou que o corpo docente compreende e busca aproveitar o lúdico no espaço da sala de aula, entretanto, falta material e também estímulo das escolas com relação a essa rica ferramenta. Dessa forma, o referido estudo permitiu refletir acerca da formação dos educadores, para desenvolver conteúdos e estratégias mais agradável; de modo a fazer com que o educando tenha uma participação das relações de ensino-aprendizagem de forma criativa e crítica; bem como a participação ativa da coordenação dentro da escola auxiliando o trabalho do educador.
- Gestão de crises em contexto digitalPublication . Barros, Ana Margarida Domingues Monteiro; Sobreira, RosaDurante as atividades realizadas em estágio, foi notório que é extremamente fácil surgirem situações de crise nas redes sociais. Por exemplo, um comentário negativo numa das plataformas digitais de uma empresa pode prejudicar drasticamente a imagem e a reputação desta. O facto de ter sido dada a oportunidade de gerir várias contas e plataformas de alguns clientes da Bastarda fez com que fique claro que a forma como se comunica com o público-alvo pode suscitar ou evitar uma destas crises em contexto digital. Foi neste ponto que nasceu o tema do presente trabalho, porque é uma situação pouco abordada, tanto a nível académico como a nível profissional, mas é algo que atinge qualquer organização ou empresa atualmente. Portanto, o papel das tecnologias de redes sociais na gestão de crises no contexto digital é pertinente, sendo necessário aprofundar o seu estudo. A gestão da comunicação em situações de crise é fundamental para a manutenção e credibilidade do bom funcionamento de qualquer organização. Atualmente, existem vários modelos que delineiam princípios e estratégias para situações de crise. O poder de uma nova sociedade de informação aliado à rapidez de partilha de conteúdos colocou as organizações numa posição em que lhes é essencial encontrarem novos métodos na gestão de crises.
- A cooperação como estratégia de aprendizagem em turmas heterogéneasPublication . Sales, Adriana; Nogueira, RosaO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico teve como principal objetivo compreender e identificar como a cooperação contribui para o sucesso da aprendizagem em grupos heterogéneos em sala de aula de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este é um estudo exploratório, do ponto de vista metodológico, que se realizou durante os estágios. De forma a validar a questão definida, adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa interpretativa, assente em entrevistas presenciais orais de perguntas abertas. Realizou-se assim, a entrevista semiestruturada a cinco profissionais de educação, dois educadores e três professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de obter resposta à problemática. Tendo em conta que um dos desafios enfrentados pelos profissionais de educação no seu dia a dia, diz respeito à heterogeneidade em termos etários nas salas de aula, colocando-se, mesmo em turmas homogéneas a questão dos benefícios ou inconvenientes das transições de nível com mudança ou não de grupo / turma. Esta investigação permitiu que se adquirisse um conhecimento acerca de como os profissionais de educação lidam com grupos heterogéneos em termos etários, de modo a que no meu futuro profissional como educadora / professora, seja um elemento facilitador para potenciar as aprendizagens das crianças / alunos e garantir assim uma prática consistente de valorização e promoção das aprendizagens, tendo em vista a individualidade da criança / aluno.
- O lúdico como instrumento facilitador de aprendizagem na matemática em educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básicoPublication . Costa, Ana Marta; Castro, HelenaEste relatório final é o resultado de um estudo de mestrado com a temática: “O lúdico como instrumento facilitador de aprendizagem na matemática da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico”. Assim sendo, tem como objetivo realçar que as atividades lúdicas e a aprendizagem da matemática estão relacionadas, em ambas as valências de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Refleti sobre a importância da aprendizagem lúdica, os benefícios da sua utilização em contexto de sala e para o desenvolvimento da criança, nomeadamente como as crianças são motivadas para a descoberta de novas aprendizagens matemáticas. Para a investigação, optou-se por uma metodologia de investigação-ação de caráter qualitativo, em que foram utilizadas as técnicas de observação participante e de recolha documental. Começando pela caracterização do contexto e dos participantes, procedi à análise das observações, planificações e avaliações das práticas desenvolvidas durante o decorrer dos estágios, identificando sempre os instrumentos utilizados. Os dados recolhidos apontam para que o brincar é, decididamente, valorizado pelas crianças e que a aprendizagem através do lúdico estimula e contribui para desenvolve as suas competências na área da matemática.
- A Escola Inclusiva - O Sucesso de Todos(Dificuldades de Aprendizagem/Perturbações - Intervenção à luz do DL 54/2018)Publication . Maria Luísa Abreu EstevesRESUMO: este estudo procurou sobretudo conhecer as intervenções (mais recorrentes) dos professores à luz do Decreto-Lei 54/2018 (e também do 55/2018), de 6 de julho, conducentes à participação e ao progresso dos alunos que apresentam mais dificuldades de aprendizagem/ perturbações, bem como averiguar ao de leve o seu parecer sobre a inclusão dos mesmos (alunos) na turma e na dinâmica da escola. Assim, aplicou-se um inquérito por questionário, ao qual responderam mais de 800 docentes de todos os níveis de ensino de Portugal continental. Com base nos dados obtidos, concluiu-se que já se constata uma certa abertura e uma concretização quer do desenho universal para a aprendizagem quer da abordagem multinível, se bem que a tutela deva providenciar condições por forma a possibilitar uma intervenção mais personalizada, potenciadora das múltiplas inteligências de cada ser aprendente. A auxiliar-nos, nesta missão, neste mundo imparável, temos cada vez mais as neurociências. Para sermos bem-sucedidos, necessitamos igualmente de um trabalho, monitorizado, colaborativo por parte de todas as entidades envolvidas no processo de ensino aprendizagem, desde a esfera escolar à da saúde ou à da autarquia, com particular relevância por parte da família de cada discente, bem como da cooperação imprescindível do próprio. Este trabalho em conjunto, na senda humana da inclusão e do sucesso, requer uma intervenção o mais precocemente possível.
- Experiências de vida de mães com filhos com PHDAPublication . Helena Maria Araújo Carvalho de OliveiraResumo: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é a perturbação infantil que mais desafios coloca às escolas e às famílias, devido às suas características mais marcantes como a impulsividade e a agitação motora. Esta investigação prende-se em conhecer a PHDA e a sua implicação na vida familiar, destas crianças ou jovens, nomeadamente na vida das suas mães pois são estas que passam mais tempo com o seu/sua filho(a). Deste modo, traçaram-se alguns objetivos com o intuito de aferir se as mães lidam bem com os filhos com PHDA; se as crianças/jovens têm o acompanhamento necessário e quais as principais implicações da PHDA dos(a) filho(as) na vida das respetivas mães. Participaram no estudo, através da aplicação do inquérito por questionário, 50 mães de crianças/jovens com essa perturbação do neurodesenvolvimento.