Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A cooperação como estratégia de aprendizagem em turmas heterogéneas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Adriana Costa Sales.pdf943.63 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico teve como principal objetivo compreender e identificar como a cooperação contribui para o sucesso da aprendizagem em grupos heterogéneos em sala de aula de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este é um estudo exploratório, do ponto de vista metodológico, que se realizou durante os estágios. De forma a validar a questão definida, adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa interpretativa, assente em entrevistas presenciais orais de perguntas abertas. Realizou-se assim, a entrevista semiestruturada a cinco profissionais de educação, dois educadores e três professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de obter resposta à problemática. Tendo em conta que um dos desafios enfrentados pelos profissionais de educação no seu dia a dia, diz respeito à heterogeneidade em termos etários nas salas de aula, colocando-se, mesmo em turmas homogéneas a questão dos benefícios ou inconvenientes das transições de nível com mudança ou não de grupo / turma. Esta investigação permitiu que se adquirisse um conhecimento acerca de como os profissionais de educação lidam com grupos heterogéneos em termos etários, de modo a que no meu futuro profissional como educadora / professora, seja um elemento facilitador para potenciar as aprendizagens das crianças / alunos e garantir assim uma prática consistente de valorização e promoção das aprendizagens, tendo em vista a individualidade da criança / aluno.

Description

Keywords

Educação Heterogeneidade Diferenciação pedagógica Trabalho e aprendizagem cooperativa

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue